+ F O N T E -

Roteiro Verde: Museu oferece trilhas ecológicas no meio da Mata Atlântica

Todas às quartas e sextas-feiras de dezembro, o Museu da Energia de Salesópolis oferece caminhadas para os interessados em se conectar com a natureza

Durante o mês de dezembro, o Museu da Energia de Salesópolis oferecerá, a partir das 10hrs, trilhas na Mata Atlântica. A atividade aberta para o público em geral tem como objetivo promover uma sensibilização ambiental, estimulando a preservação das áreas verdes e observação das aves da região.

Os interessados em participar dessa imersão ecológica devem ficar atentos nas datas que a ação educativa ocorrerá: 05, 12 e 19/12 (às quartas) ou 07, 14 e 21/15 (às sextas). É necessário O agendamento por meio dos contatos: 11 4696 1332 / 99115 0020 ou .

O roteiro compõem as trilhas da Fenda e do Zidedê e as caminhadas são acompanhadas pelos monitores do Museu. A Trilha da Fenda envolve o reservatório de água da Usina de Salesópolis, e que tem como ponto alto a chegada à base da Cachoeira dos Freires - maior queda d'água do Tietê, passando por uma fenda natural entre rochas.

Já a Trilha do Zidedê propõe uma caminhada por onde serão observadas espécies da ave Zidedê, endêmica da Mata Atlântica. Durante o percurso, que também circunda o reservatório de água da centenária Usina de Salesópolis, os participantes irão trilhar 800 metros.

“O visitante vai atravessar tanto trechos de mata nativa como de mata exótica, podendo observar a fauna local, contemplar a natureza e refletir sobre a importância da água nas nossas vidas”, explica Fernando Maia, educador e biólogo do Museu da Energia de Salesópolis.

O Museu da Energia encontra-se instalado na área da centenária Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis, em um parque de 156 hectares com remanescentes de Mata Atlântica. O espaço abriga a Cachoeira dos Freires, maior queda d’água do Tietê, de 75 metros de altura.

As trilhas são de nível médio, com aproximadamente uma hora de percurso.

SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Sabesp, Cesp e Emae

MUSEU DA ENERGIA DE SALESÓPOLIS - DE OLHO NA MATA ATLÂNTICA

05, 12 e 19/11 (às quartas-feiras) às 10hs

07, 14 e 21/11 (às sextas-feiras) às 10hs

Endereço: Estrada dos Freires, km 06, Freires, Salesópolis – SP

Agendamento para a realização das trilhas em: (11) 4696 1332 / (11) 99115 0020 ou www.museudaenergia.org.br

INGRESSOS

Inteira: R$ 4,00 + R$ 1,00 (FUMTUR)

Meia-entrada: crianças até 7 anos e estudantes com carteirinha.

Entrada gratuita: professores, pessoas acima de 60 anos e moradores de Salesópolis (mediante comprovação de residência).

Ingresso-família: pais com filhos até 7 anos pagam meia-entrada e os filhos têm entrada gratuita.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::