Brasil,

Da festa dos mortos às paletitas

Hotel Xcaret Mexico proporciona imersão cultural a seus hóspedes

Não é novidade para ninguém que o México sofre grande influência da cultura americana. Isso por conta da globalização e, também, pela proximidade com os Estados Unidos. É justamente para resgatar o DNA mexicano e promover a cultura do país que o grupo Xcaret inaugurou o Hotel Xcaret México todo inspirado nos costumes e tradições do país. Isso vai desde a arquitetura e decoração do resort até a gastronomia e às festas típicas. Para quem não sabe, o dia dos mortos é motivo de festa e uma das datas mais interessantes para visitar o hotel. Tudo é feito especialmente para os turistas que querem uma experiência completamente local. Confere só o que existe por lá:

Décor
A decoração do Hotel Xcaret México faz alusão ao país até em seus pequenos detalhes. Um bom exemplo são as luminárias de palitos feitas por ex-presidiários. Puro artesanato local! As 900 suítes com vista para o mar azul turquesa do Caribe, da selva ou do rio, são distribuídas em cinco edifícios com design diferente e peças de arte feitas por artesãos mexicanos. Além disso cada “Casa” é representada por um elemento universal, base da cultura maia: espiral, vento, terra, água e fogo.

Gastronomia
Esqueça a Tex-Mex que encontramos no Brasil. Dentro de seu complexo, o Xcaret tem dez restaurantes diferentes, entre eles, cinco trazem expêriencias tipicamente mexicanas. O HÁ, por exemplo, serve o melhor da cozinha local contemporânea e é comandado pelo Chef Carlos Gaytán, que conta com uma estrela Michelin no currículo. Já no restaurante Teatro del Río, é possível apreciar um delicioso jantar e, ao mesmo tempo, assistir um espetáculo típico da região.

SPA
Para a maioria das culturas, a água simboliza a purificação e a fertilidade. Na mitologia maia, um dos signos do calendário associado à água é chamado Muluk, a semente cósmica, relacionada à renovação dos ciclos lunares e representada por uma gota de chuva. É daí que vem o nome do Muluk Spa & Wellness, que funciona como um santuário localizado em cavernas naturais. Todos os tratamentos utilizam produtos orgânicos e proporcionam uma jornada holística inspirada em tradições ancestrais.

Festas típicas
Como todo país, o México também tem suas datas comemorativas e no Hotel Xcaret México elas não passam em branco! Para celebrar o Dia dos Mortos, o Hotel Xcaret México organiza o Festival Vida Y Muerte, com programação intensa do dia 30 de outubro a 4 de novembro. São diversas apresentações de danças típicas, peças de teatro e refeições personalizadas. É possível, por exemplo, assistir a uma apresentação musical tradicional do sul do país enquanto aproveita um delicioso café da manhã no restaurante El Mercado, ou presenciar um espetáculo chamado “Bailando com la Muerte”, dança que era feita por mineradores no passado após uma semana de trabalho.
Nos parques, também há programação especial como a exibição do ritual Hanal Pixan (comida para as almas), além de oficinas de artesanato e shows.

Detalhe: o festival Vida Y Muerte foi declarado pela UNESCO uma obra-prima do Patrimônio Oral Imaterial da Humanidade. Uma boa oportunidade para conhecer o México como ninguém!

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: