Logo
Imprimir esta página

Turismo Social Do Sesc São Paulo Dá Sequência Ao Ciclo De Ações Em Comemoração Aos Seus 70 Anos Com Diversas Atividades Gratuitas Em Torno Do Tema “Cartão-Postal”

Festival de Turismo Paisagens Postais, que acontece em outubro e novembro nas unidades do Sesc, oferece uma ampla programação e também presenteia os participantes com um kit de postais ilustrados por artistas dos mais diversos estilos

Dando continuidade ao ciclo de ações preparadas para celebrar os 70 anos do Programa Turismo Social, entre os dias 27 de outubro e 11 de novembro, o Sesc São Paulo realiza o Festival de Turismo Paisagens Postais nas suas unidades da Grande São Paulo, Interior e Litoral. Serão oferecidas dezenas de atividades gratuitas, entre oficinas, passeios e bate-papos, que convidam o público a deixar a imaginação voar dentro do tema cartões-postais.

Além de fomentar o seu lado criativo, os participantes serão presenteados com um kit de cartões-postais ilustrados por artistas de diferentes estilos, como Paulo Von Poser, Eduardo Bajzek, Edson Ramos e Sonya Mello. Cada série é composta de seis cartões que retratam as localidades onde estão inseridas algumas das unidades do Sesc em São Paulo, a partir de um olhar voltado para a memória, o território, as identidades e o patrimônio cultural.

No calendário de atividades, vale destacar algumas ações, como a que acontece entre 31/10 e 3/11, quando alguns lugares próximos ao Sesc Bom Retiro servirão de palco para a intervenção “Saudade, a Quem Será que se Destina?”. Nela, os integrantes do Coletivo Estopô Balaio chamarão os passantes para escreverem um cartão-postal que posteriormente será enviado de verdade. Entre cada escrita, uma música vai ser cantada.

Durante a oficina “Postais Ilustrados”, nos dias 3 e 4/11 o artista João Galera conduzirá criações de postais a partir da observação do entorno do Sesc Pompeia. Eles serão feitos com aquarela, nanquim e lápis de cor.

No dia 8/11, o Sesc São Caetano recebe a atividade “Passeio no Correio”, que levará os participantes para o histórico Palácio dos Correios, no Vale do Anhangabaú, de onde muitas cartas já foram enviadas para todos os cantos do mundo.

No Sesc Santo André, acontece o “Encontro de Apreciadores de Cartões-Postais”, com a participação do Coletivo Mídia Periférica, que coordena a oficina “Belezas de Postais Inusitados” no dia 10/11, onde a proposta é confeccionar cartões do Sesc Santo André, com olhar voltado para as comunidades do entorno, frequentadoras da unidade. No dia 11/11, o Coletivo também integra o bate-papo “Postais: Paisagens Que Contam Histórias”, com o historiador Wilson Oliveira Neto. A roda de conversa, onde não faltarão curiosidades e casos, será mediada pela jornalista Gaía Passarelli.

Para inspirar a criação de microtextos e outros pequenos poemas, nos dias 10 e 11/11 o Sesc Vila Mariana recebe a atividade “Postais Poéticos: Ao Amigo Mário de Andrade, Dos Cartões de Mário de Andrade às Narrativas de Viagem”, que inicia com exercícios de escrita criativa e encerra com um passeio por ruas emblemáticas para a trajetória do autor e leitura dos postais na Casa Mário de Andrade. A atividade, que dura dois dias, será comandada por João Correia Filho, jornalista literário e escritor ganhador do Prêmio Jabuti de 2012, na categoria Turismo.

No interior também não faltarão atrações. No Sesc Araraquara, a oficina “Desenhos Para Postais - Retrato de Viagem ao Meu Imaginário”, com o Coletivo Unsquepensa, convida os participantes a compartilharem uma de suas viagens ou experiências turísticas por meio da linguagem do desenho e da fotografia. Deste retrato serão criados cartões-postais que cada um receberá em casa. A oficina acontece no dia 28/10.

À moda antiga, com máquina de escrever, tintas e pincéis, o escritor Daniel Viana e o ilustrador Ronaldo Grillo vão transformar as memórias reais do público em poemas ilustrados ao vivo, no Sesc Santos, nos dias 27 e 28/10. A dupla também visita outras unidades do Sesc durante a programação do Festival.

Toda a programação pode ser conferida em sescsp.org.br/paisagenspostais

Abaixo, outros destaques do Festival de Turismo Paisagens Postais :

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO: CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO

SESC AVENIDA PAULISTA

NÃO-POSTAIS
Intervenção
Com Bruno Makia
27 e 28/10 - Sábado e domingo. Das 14h30 às 17h30, na Avenida Paulista (calçada da unidade)
O artista criará cartões-postais com desenhos de detalhes das arquiteturas dos prédios da Avenida Paulista - famoso cartão postal da cidade de São Paulo -, pequenos instantâneos e flagrantes da cidade, frestas de horizontes e detalhes internos da unidade. Por meio de conversas com o artista, os cartões desenhados serão disponibilizados ao público para que sejam enviados via serviço postal. A atividade é uma nova versão da realizada por ocasião da Residência Educativa realizada no Sesc Pompeia (2018).
Não é necessária a retirada de ingressos. Livre. Gratuito.

SESC BOM RETIRO

SAUDADE, A QUEM SERÁ QUE SE DESTINA? ESCRITA DE POSTAIS COM COLETIVO ESTOPÔ BALAIO
Intervenção
Dia 31/10, quarta, das 13h às 15h, na Praça de Convivência do Sesc Bom Retiro
Dia 1/11, quinta, das 15h às 17h, na Estação da Luz
Dia 3/11, sábado, das 18h às 20h, no Teatro de Contêiner Mungunzá
A intervenção ocorrerá em alguns dos pontos retratados pelos cartões-postais desenvolvidos sobre paisagens da região do Sesc Bom Retiro. O Coletivo Estopô Balaio convidará os passantes a escreverem um cartão-postal, que será enviado ao destinatário, a fim de incentivar a escrita e "engordar" a saudade. Entre cada escrita, uma música é cantada.
Grátis

CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC (BELA VISTA)

REDE DE ARTE POSTAL: OS CORREIOS REDESENHANDO FRONTEIRAS
Curso com Bruno Sayão
08 e 09/11 Quinta, das 14h às 18h; Sexta, das 14h às 17h
O curso apresenta a rede de arte postal enfatizando suas primeiras gerações na América Latina. Essa rede conecta centenas de artistas ao redor do mundo, permitindo tanto a troca de trabalhos artísticos como a organização de exposições coletivas. Desde a década de 1960, circulam por essa rede cartões-postais, xerografias, gravuras, fotografias, vídeos etc, que testemunham o início das Arte Contemporânea e da Nova Poesia. No segundo dia haverá visita à exposição ´Vizinhos Distantes: Arte da América Latina´ no Acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP - MAC USP, com conversa sobre os trabalhos de arte postal que integram essa mostra.
Inscrições: 50,00 - 25,00 - 15,00. As inscrições podem ser feitas a partir de 2/10, às 14h, no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo. 30 vagas.

SESC POMPEIA

POSTAIS ILUSTRADOS
Oficina com João Galera
Dias 3 e 04/11 Sábado e Domingo. Das 14h30 às 17h30, nas Oficinas de Criatividade
Realização de uma oficina para criação de cartões-postais a partir de desenhos de observação da paisagem da região do Sesc Pompeia. A criação dos postais visa mostrar nosso olhar para outra pessoa, que é a destinatária dessa correspondência. O postal é uma forma de comunicar – mostrar – ao outro um lugar ou detalhe que lhe chamou a atenção. Para a construção dos postais serão utilizados aquarela, nanquim e lápis de cor, com desenhos do Sesc Pompéia e região.
Retirada de senhas no balcão da loja Sesc com 30 min de antecedência. A partir de 16 anos. 15 vagas

SESC SANTANA

MEMÓRIAS DE SANTANA
Passeio
Dia 27/10 Sábado. Saída às 9h no Sesc Santana
Ainda há Santana em Santana? Em documentário, Ugo Giorgetti mostra as marcas da história nas ruas e nas falas dos moradores. Neste passeio, vamos seguir as pistas do cineasta e dos cartões-postais feitos para o bairro, visitando espaços que nos falam sobre a memória do bairro e da cidade de São Paulo. A historiadora Angela Fileno conduzirá o roteiro por Santana, que teve sua origem na Fazenda de Sant’Ana, propriedade da Companhia de Jesus. Inclui almoço.
Credencial plena: R$ 40,00
Não matriculado: R$ 60,00
Inscrições no Sesc Santana a partir de 27/09 , às 14h. Distribuição de senhas a partir das 13h. 25 vagas.

SESC SANTO ANDRÉ

BELEZAS DE POSTAIS INUSITADOS
Oficina com Coletivo Mídia Periférica
Dia 10/11 14h às 18h, Espaço de Tecnologias e Artes e Entorno da Unidade
Oficina com integrantes do Coletivo Mídia Periférica que tem como objetivo a confecção de postais do entorno na unidade do Sesc Santo André com olhar voltado para as comunidades que frequentam o espaço. Esta oficina é também uma troca de experiências do Coletivo com participantes, tendo em vista a experiência do projeto chamado “Postais da Periferia” realizado na cidade de Salvador (BA).
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. 20 vagas.

POSTAIS: PAISAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS
Bate-papo com Gaia Passarelli
Dia 11/11 14h30 às 16h, Espaço de Tecnologias e Artes
Bate-papo mediado pela escritora e jornalista Gaia Passarelli, sobre a importância e curiosidade em torno desse souvenir de viagem: o cartão-postal. Com a participação dos integrantes do Coletivo Mídia Periférica e do historiador Wilson Oliveira Neto que poderão apresentar um pouco da história dos postais e como hoje o formato, apesar da instantaneidade das redes sociais, se mantém vivo ao redor do mundo e pode retratar a beleza de locais inusitados.
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. 20 vagas.

SESC SÃO CAETANO

PASSEIO NO CORREIO
Passeio
Dia 8/11 Quinta. Saída às 13h, no Sesc São Caetano
O Palácio dos Correios foi erguido entre 1910 e 1922, quando o Vale do Anhangabaú passou por reformas, que foram complementadas com a construção de prédios públicos monumentais. Depois de uma reforma iniciada em 1997, passou a sediar atividades culturais e abriga a agência Central dos Correios de São Paulo, a agência Filatélica Dom Pedro II e o Centro Cultural Correios.
Gratuito. Inscrições prévias na Central de Atendimento do Sesc São Caetano a partir de 02/10. 40 vagas.

SESC VILA MARIANA

POSTAIS POÉTICOS: AO AMIGO MÁRIO DE ANDRADE, DOS CARTÕES DE MÁRIO DE ANDRADE ÀS NARRATIVAS DE VIAGEM
Com João Correia Filho, jornalista literário e escritor, seu livro Lisboa em Pessoa foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti de 2012.
10 e 11/11 Sábado, das 10h às 13h. Domingo, das 10h às 17h
Belíssima e importante coleção iconográfica, os cartões-postais do escritor Mário de Andrade inspirarão a criação de microtextos, contos e outros pequenos poemas, buscando ao mesmo tempo o aperfeiçoamento de narrativas poéticas (e sintéticas) e sensibilização para o olhar viajante. Adentraremos o universo e a história dos cartões-postais a partir de exercícios de observação, memória e escrita criativa num contexto de redes sociais como Instagram e o Twitter. Os postais criados serão destinados ao amigo Mario de Andrade. O encerramento acontecerá no domingo à tarde, com o passeio pelas ruas emblemáticas para a trajetória criadora de Mario de Andrade, regado de música e declamações de poemas pelo Pascoal da Conceição, e a leitura dos postais na Casa Mário de Andrade.
Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana a partir de 25/10. A partir de 14 anos. 15 vagas. Grátis.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO: INTERIOR E LITORAL

SESC ARARAQUARA

DESENHOS PARA POSTAIS - RETRATO DE VIAGEM AO MEU IMAGINÁRIO
Oficina com Coletivo Unsquepensa
Dia 28/10 Domingo. Das 14h às 16h30, na sala de Múltiplo Uso 1.
O participante será convidado a compartilhar uma de suas viagens ou experiências turísticas e por meio da linguagem do desenho e da fotografia será "transportado" para essa memória. Deste retrato imaginário serão criados cartões-postais que cada um receberá em casa.
Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

SESC BAURU

CRÔNICAS ILUSTRADAS DE UMA TERRA SEM LIMITES
Bate-papo Com Adalberto Retto Junior, arquiteto, Maria Helena Rigitano, arquiteta e urbanista, e Luciano Dias Pires, jornalista.
Dia 10/11 Sábado. Das 16h30 às 18h30, no Auditório do Sesc Bauru
Como a memória de Bauru se infiltra nas nossas construções? O Sesc Bauru lança seis cartões-postais sobre esse universo e propõe uma conversa sobre nossa cidade.
Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. 165 vagas.

SESC JUNDIAÍ

CENÁRIOS INVISÍVEIS - POSTAIS DE CIDADES IMAGINÁRIAS
Oficina com João Correia Filho
Entre os dias 6 e 09/11 Atividade sequencial (4 encontros) Terça a Sexta. Das 19h às 21h, na Sala de Múltiplo Uso 1
A partir do livro "As cidades invisíveis", do escritor Ítalo Calvino, a oficina propõe uma redescoberta da cidade e seus (im)possíveis cenários, buscando na obra do autor italiano reflexões e exercícios práticos de aprimoramento do olhar. Além da escrita, os participantes poderão usar a fotografia, o desenho e pintura como formas de expressão e de interpretação das diversas cidades imaginárias contidas na cidade de Jundiaí. Inscrições antecipadas no Espaço de Tecnologias e Artes.
Credencial plena: a partir de 10/10. Não matriculado: a partir de 17/10. Grátis. 20 vagas.

SESC RIBEIRÃO PRETO

CARTÃO-POSTAL, UM CONVITE À VIAGEM
Bate-papo com o fotógrafo, jornalista e escritor Carlos Cornejo
Dia 9/11 Sexta-feira. Das 19h30 às 21h30. Oficina 3
Bate-papo sobre os cartões-postais que foram introduzidos no Brasil por volta de 1895, e que em São Paulo originou grandes expoentes entre fotógrafos e editores, tornando-se uma fonte privilegiada para o registro das paisagens urbanas, passagens históricas, costumes paulistas, locais emblemáticos e troca de mensagens.
Inscrições: Retirada de convites com 1h de antecedência. 40 vagas

SESC SANTOS

VIAGENS ILUSTRADAS
Intervenção
Dias 27 e 28/10 Sábado e Domingo. Das13h às 15h e das 16h às 18h, na Toca do Sesc Santos
Acompanhados de máquina de escrever, tintas e pincéis, o escritor Daniel Viana e o ilustrador Ronaldo Grillo transformam memórias reais do público em poemas ilustrados ao vivo. A proposta nasce na ação de relembrar histórias de vida e buscar na oralidade popular a poesia que alimenta a escrita e a ilustração. O resultado é um cartão-postal personalizado que é presenteado ao contador da história. Esta ação faz parte da campanha #ASantosQueEuVejoInscrições
Grátis. 15 vagas. Inscrições no local da atividade.

SESC SÃO CARLOS

PASSEIO GRÁFICO: POSTAIS DE UMA CIDADE IMAGINADA
Passeio
Dia 11/11 Domingo. Saída às 13h do Sesc São Carlos
Desenhar um domingo na praça. Ou um domingo na praça para desenhar. Este passeio gráfico reúne uma trajetória por lugares de lazer, afeto, encontro e diversos usos públicos que habitam a memória da população de diferentes bairros cidade e uma oficina
de introdução ao desenho. Com canetas esferográficas de várias cores e transitando entre a realidade a imaginação, os participantes rabiscam cartões-postais de uma cidade muito além do que se vê. Os arquitetos Flávio Ricardo e Daniela Hladkyi e o ilustrador Eldes acompanham e orientam as atividades de desenho desse passeio gráfico.
Inscrições antecipadas na Central de Atendimento, a partir de 10/10. Grátis. 30 vagas.

SESC TAUBATÉ

TAUBATÉ POSTAL
Oficina com Karen Doho e Leila Santiago
Dia 10/11 Sábado. Das 14h às 17h, na Sala de Corpo e Expressão
Vamos criar novos cartões postais para Taubaté, redescobrindo diferentes lugares. A partir de exercícios de fotografia e design, serão criadas novas imagens representativas da cidade que convidarão os participantes a buscar outros olhares para a paisagem local. A oficina acontecerá em quatros momentos: exploração, reflexão, criação e troca. O resultado será uma série de postais com representações únicas de Taubaté, onde ficarão registradas as imagens, textos e as impressões do grupo, do local e do momento.
Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. A partir de 16 anos. 16 vagas. Grátis.

Sobre o Turismo Social
Há 70 anos, o Turismo Social do Sesc São Paulo busca ampliar o conceito do viajar, com o foco na democratização do acesso às práticas turísticas. Durante as atividades propostas – excursões, passeios de um dia, estadas no Sesc Bertioga, palestras, expedições virtuais, oficinas e vários outros tipos de vivências – os participantes são estimulados a encontrar um novo mundo: dialogar com outras culturas, interagir com os habitantes dos locais visitados, conhecer seu patrimônio natural e respeitar suas tradições, sempre de forma responsável e consciente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto