Brasil,

Viajantes com 60 anos ou mais lideram crescimento no Airbnb

Crescimento de hóspedes seniores brasileiros foi de 93% no país nos últimos 12 meses - índice superior à média mundial (66%) para o segmento;

Anfitriões com mais de 60 anos são os melhores avaliados e com maior rendimento

Neste Dia Internacional do Idoso, o Airbnb, maior plataforma global de compartilhamento de lares e experiências, comemora o crescimento do uso de sua plataforma entre seus usuários seniores brasileiros (com 60 anos ou mais): de setembro de 2017 a setembro deste ano, o crescimento registrado foi de 93% no número dos viajantes da categoria sênior.

Esta é a faixa etária de hóspedes que mais cresce, o que mostra que o uso de tecnologia para encontrar opções de aluguel de temporada e viagens inesquecíveis não é exclusividade de millennials. O crescimento no Brasil também é maior do que o da média mundial da plataforma nesta faixa etária, de 66%.

Entre os anfitriões brasileiros com 60 anos ou mais, são eles quem recebem as melhores avaliações dos hóspedes, com 85% de avaliação cinco estrelas. A maioria deste grupo de anfitriões é composta por mulheres (57%). Os anfitriões seniores também ganham mais anualmente: R$ 6 mil, enquanto a renda anual dos anfitriões típicos de todas as idades é de R$ 5,5 mil.

"O Airbnb não é só para millenials, como muita gente imagina: os usuários 'seniores', estão cada vez mais conectados e pertencendo ao mundo digital", afirma Leonardo Tristão, diretor-geral do Airbnb no Brasil. "Eles estão fazendo viagens em grupo ou com a família de forma mais recorrente, preferindo ficar juntos e se sentir em casa", completa.

Viagens domésticas: a preferência dos seniores brasileiros

Os viajantes seniores preferem viajar em grupos - de família ou amigos - e fazem viagens mais longas do que outras faixas etárias: mais de cinco dias nos destinos domésticos e oito dias fora do país. A viagem doméstica é predominante: representa 53% das reservas, com destaque para São Paulo (30%), à frente do Rio, com 26%, e de Florianópolis (13%).

Entre os destinos internacionais, a Europa é a região de maior interesse, com destaque para Portugal (representando 34% das reservas internacionais de seniores brasileiros, com destaque para Lisboa e Porto) e Itália (16%).

Já para os viajantes seniores estrangeiros que vêm ao Brasil, a cidade do Rio é a preferida, seguida por Florianópolis. Entre viajantes seniores de todas as nacionalidades, as cidades que registraram o maior crescimento em reservas nos últimos 12 meses foram Balneário Camburiú (SC); Santos (SP); Foz do Iguaçu (PR); João Pessoa (PB); e Belo Horizonte (MG).

"O Brasil, destino preferido dos hóspedes com 60 anos ou mais, tem tudo para ganhar continuamente com o aluguel de temporada. Os seniores são hóspedes estratégicos: realizam viagens mais longas e com grupos de, no mínimo, 3 pessoas. E os anfitriões seniores brasileiros ainda promovem uma hospitalidade de excelente qualidade no Brasil", diz Leonardo Tristão.

Até 2027, o Brasil terá mais de 37 milhões de pessoas acima dos 60 anos, segundo estimativas do IBGE. Isso coloca o país na sexta posição mundial nesta faixa etária e já impacta o turismo. O Airbnb tem identificado que os brasileiros acima dos 60 anos estão buscando cada vez mais aproveitar a vida e incluir atividades de lazer em sua rotina, inclusive com gastos maiores do que quando mais jovens.

Sobre o Airbnb - O Airbnb é uma plataforma na internet que conecta viajantes de todo o mundo a pessoas interessadas em obter renda extra alugando um quarto ou imóvel inteiro por temporada. Qualquer pessoa pode anunciar pela plataforma, especificando as condições, preços e regras da casa. Da mesma forma, viajantes em busca de uma experiência diferenciada ou preços mais atrativos têm à disposição uma série de opções, para todos os bolsos.

No Brasil, o Airbnb já reúne mais de 180 mil anúncios e foi responsável pela hospedagem de mais de dois milhões de pessoas em 2017, com mais de 117 mil anfitriões em todo o país. A plataforma está presente em 191 países, em mais de 81 mil cidades, e já registrou mais de 400 milhões de hóspedes no mundo todo.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: