Brasil,

Como a empatia pode transformar o turismo

Quando as pessoas passam pela experiência, elas criam consciência da importância

No segundo dia da 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa ocorreu um painel com o tema “A Força do Coletivo Gerando Oportunidades e Atrativos Para o Turismo”, apresentado pelo Prof. Alexander A W Kellner, do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Gustavo Figueiroa do projeto Onçafari e Diego Rugno Arruda.

Gustavo Figueiroa falou da transformação que aconteceu na comunidade em torno do Pantanal. Antigamente, muitas onças pintadas eram mortas por serem consideradas ameaças às pessoas que viviam nas proximidades da região. Com o projeto Onçafari, de preservação e de ecoturismo, a população passou a entender a importância deste animal para o ecossistema e para o turismo local, que começou a crescer a cada ano, movimentando a economia local e gerando empregos.

Já o Prof. Alexander contou um pouco da história do Museu Nacional do Rio de Janeiro e mencionou o trágico acidente, em que muito material coletado durante anos acabou se perdendo no meio das chamas. Após a repercussão do caso, diversas pessoas se mobilizaram para ajudar o Museu a se reerguer, já que é de extrema importância para a história do país.

Diego falou da relação do turismo e crowdfunding, que é quando as pessoas se simpatizam com uma causa e doam dinheiro para este projeto acontecer, e mostrou cases de sucesso, como o We Carry Kevan, projeto criado por amigos do Kevan, portador de necessidades especiais, para carregá-lo pelo mundo em uma mochila especial, e Rewild Amazônia, projeto que visa reintroduzir onças para seu habitat natural.

Durante as falas dos palestrantes, foi mostrada a importância do coletivo e da conscientização das pessoas para que elas possam compreender os projetos de preservação e possam ajudar, consequentemente, colaborando com o turismo. “É preciso fazer com que as pessoas passem pela experiência e entendam a importância da conservação”, disse Diego.

Sobre a ABAV Expo - Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.
Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.
Em 2018, a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa será realizada de 26 a 28 de setembro no Anhembi (SP).
Para mais informações, acesse o site oficial da feira: www.abavexpo.com.br

Sobre a ABAV Nacional - Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,4 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.
A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.
Globalmente está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).

Sobre a Braztoa - A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,2 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,8 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). A Braztoa realiza, desde 1990, quatro Encontros Comerciais por ano (dois em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre), todos 100% focados em negócios, capacitação e tendências para o agente de viagem. São eventos indispensáveis do calendário anual dos profissionais do turismo brasileiro.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: