Brasil,

2º Festival de Aventura na Serra, em Araruna, quer mostrar novos roteiros para turistas da Paraíba e do Brasil

A cidade de Araruna, distante 165 km da capital João Pessoa e localizada na região do Curimataú paraibano, prepara-se para realizar a segunda edição do Festival de Aventura na Serra (FAS 2018), entre os dias 12 a 21 de outubro. Serão dez dias ininterruptos de atividades esportivas, artísticas, gastronômicas e culturais com o objetivo de atrair turistas da Paraíba e dos estados vizinhos. A programação do festival foi apresentada nesta quarta-feira (26), no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

Em sua apresentação, o secretário de Turismo de Araruna, Availdo Azevedo, enfatizou a intenção de implementar na cidade um novo formato para o Turismo. Segundo ele, a cidade dispõe de um leque de novos roteiros turísticos e pretende-se assim atrair, principalmente, os turistas paraibanos. “Estamos formatando um novo calendário de eventos, apresentando novos roteiros para os visitantes. Queremos que o paraibano venha até Araruna. Temos infraestrutura e vários atrativos turísticos como cannyons, casarões antigos, sítios arqueológicos e trilhas inexploradas”, declarou. Atualmente, Araruna recebe muitos turistas do Rio Grande do Norte, já que faz divisa com a cidade potiguar de Passa e Fica e Natal, e também do estado do Ceará.

Para o gerente de Turismo do município, Ricardo Câmara, a realização do festival é uma fonte de geração de divisas e também um incentivador das potencialidades turísticas. Segundo o executivo, Araruna possui hotéis e pousadas, tres áreas para camping e cerca de 30 restaurantes. A cidade também dispõe de uma rede de agências bancárias , que algumas cidades do litoral paraibano não oferecem apesar de receberem um fluxo turístico bem maior ao longo do ano.

Câmara explica que Araruna é conhecida pelo Parque Estadual Pedra da Boca, mas que o visitante poderá se deslumbrar com a Pedra da Macambira, Pedra do Macapá e pelos esportes de aventura. “Temos o rapel, a escalada, trilhas, montain bike”, enumerou. Devido as sua serra, a cidade atrai oferece ótimas condições para saltos de parapentes e paraglide. “anualmente recebemos turistas da Europa, China e vários países do continente”, declarou.

Veja a programação do FAS 2018-09-26

Sexta-feira 12 de outubro

18h – Mostra de Artesanato Regional – Em frnete ao mercado cultural

19h – Crerdenciais/Check in – local: UEPB/Araruna

20h – Abertura – O turismo na Natureza/Potencialidades e Possibilidades com João Amorim (Senac/Natal-RN)

Sábado - 13 de outubro

9h – Palestra: Planejamento Ambiental com vista ao Turismo Sutentável – c/Rogério Ferreira, consultor ambiental – local: auditório da UEPB/Araruna

10h – Mesa Redonda – A contribuição da Educação Física para o desenvolvimento do Turismo de Aventura – professores Rogério Fonseca (Unipê) e Dr. Mateus Finco (UFPB)

10h45 – Coffe Break

11h – Mesa Redonda – Empreender no Turismo de Natureza (Geo-diversidade e Biologia da Conservação com os professores Braulio Santos (UFP-João Pessoa) e MsC Leonardo Figueiredo (UFPB-Rio Tinto)

12h – Almoço

14h – Exposição de Banners Acadêmicos

15h30 – Coffe Break

15h45 – Roda de Conversa: Turismo na Natureza – Praça da Alimentação

17h – II Mostra de Artesanato Regional

18h – Abertura Oficial do 2º festival de Aventura na Serra – local: Mercado Central – Apresentação da Banda Filarmônica Municipal 12 de agosto – apresentação da violonista Julia Fernando Gomes Almeida com a peça teatral: Retratando o Nordeste

Domingo - 14 de outubro

8h – Oficinas – local: Mercado Central / Gestão de Impactos Ambientais – Devendo ser destacado ouso da natureza como recurso as atividades e sua devida preservação como solução de continuidade;

- Interpretação da natureza para condução de visitante – atividade que orienta na pratica do mapeamento e recolhimento de informações geológica, geomorfológica, biogeográfica e cultural para repasse ao conduzido ou turísta;

- Uso de novas tecnologias no mapeamento de Trilhas – aprender o uso de ferramentas tecnológicas de bolso como GPS e Celular para o mapeamento de trilhas e divulgação de roteiros;

17h – II Mostra de Artesanato Regional

19h – 1ª Seleção Shows de Calouros

Segunda-feira – 15 de outubro

8h – Oficina: Gastronomia (manhã e tarde). Informações no Mercado Cultural