Brasil,

Coral Vivo realiza curso gratuito para setor de turismo no Senac Porto Seguro (BA)

O Projeto Coral Vivo irá promover o curso gratuito “O Turismo e A Sustentabilidade à Beira-Mar - Formando e Dialogando com a Sociedade”. Ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro, quarta e quinta-feira, das 14h às 20h, no Senac Porto Seguro. A socioeconomia da Costa do Descobrimento é diretamente vinculada ao turismo. “Pela importância de promover melhores práticas para esse setor, em uma das áreas de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, inserimos o oferecimento dessa capacitação no nosso atual patrocínio da Petrobras”, explica a coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, a oceanógrafa Flávia Guebert.

A programação conta com mesas redondas com os temas: “Sustentabilidade no Turismo: Painel Esfera Governamental”, “Práticas e Desafios na Cadeia Socioeconômica: A Diversidade de Agentes e Ações”, “O Turismo e o Uso Público em Unidades de Conservação Marinhas: Trajetórias e Práticas”, e “Relações entre a Formação e a Prática no Turismo”.

Durante o curso, será lançada a 2ª edição do guia “Sustentabilidade À Beira-Mar: Um Bom Negócio”, com distribuição gratuita e presença da autora Cynthia Gerling, do Projeto Golfinho Rotador. Escrito com José Martins da Silva-Jr., foi inspirado na busca pela sustentabilidade do turismo em Fernando de Noronha. Ressalta-se na publicação que o ecoturismo está crescendo entre 15% e 25% ao ano, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano. A reimpressão acaba de ser realizada pelo Coral Vivo para distribuição gratuita.

Esse guia é voltado para quem trabalha ou busca trabalhar com turismo, seja nos segmentos de hospedagem, bares e restaurantes, passeio comercial em embarcações ou mergulho autônomo comercial, e também para estudantes de ensino médio e de nível universitário de áreas relacionadas e o público em geral. “É importante que toda a sociedade saiba como todos nós podemos usufruir do turismo à beira-mar de maneira sustentável”, destaca a coordenadora de Comunicação e Sensibilização do Projeto Coral Vivo, a bióloga Débora Pires.

As pessoas que participarem dos dois dias da capacitação irão receber certificado. Não é necessária inscrição prévia para o curso. Quem desejar transporte gratuito saindo de Porto Seguro ou de Santa Cruz Cabrália, deve reservar com antecedência pelo telefone (73) 3575-2353.

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por doze universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que é o coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Esse documento de pactuação está sendo realizado com a coordenação geral do Cepsul/ICMBio. Além disso, o Projeto integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar. Todos patrocinados pela Petrobras, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil, trabalhando nas áreas de proteção e pesquisa das espécies e dos habitats relacionados. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.www.coralvivo.org.br.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: