Brasil,

Costa Cruzeiros apresenta Relatório de Sustentabilidade 2017

O documento destaca a estratégia de desenvolvimento sustentável da companhia marítima italiana seguindo os princípios apontandos pela Agenda 2030 da ONU. Em 2017, o lixo produzido diariamente por passageiro a bordo da frota da Costa caiu 4,4% e o consumo total de água diminuiu 2%

A Costa Cruzeiros apresenta a edição 2017 do relatório de sustentabilidade "Sea You Tomorrow - A Route to the Future”, com os projetos e os resultados alcançados ao longo de 2017 e que seguem a estratégia de desenvolvimento sustentável definida pela Agenda 2030 da ONU.

“Para a Costa, a sustentabilidade é um ativo estratégico para todos os processos corporativos, voltado sempre para uma abordagem de inovação responsável. Por meio dessa agenda sustentável, temos uma oportunidade extraordinária para identificar soluções e promover novas formas de economia. Somos a primeira empresa da indústria de cruzeiros a aceitar o desafio de atuar em linha com os objetivos da Agenda 2030 e estamos enfrentando essa questão com grande senso de responsabilidade. Um exemplo desse compromisso são os dois novos navios que encomendamos, os primeiros do setor de cruzeiros movidos por Gás Natural Liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo atualmente”, diz Neil Palomba, presidente da Costa Crociere.

“O Relatório de Sustentabilidade apresenta resultados significativos, alcançados graças a uma abordagem integrada e multisetorial que envolve diferentes públicos, incluindo os hóspedes a bordo. Estamos fortemente comprometidos em consolidar o projeto 4GOODFOOD, no qual temos a meta de reduzir em 50% o despedício de alimentos a bordo dos navios da Costa até o ano de 2020, 10 anos antes do objetivo proposto pela Agenda 2030 da ONU”, explica Stefania Lallai, diretora de Sustentabilidade da Costa Crociere.

O Relatório de Sustentabilidade da Costa Cruzeiros é dividido em três seções: Mar, Você e Amanhã, que abordam as questões relativas à proteção ambiental, a criação de valores compartilhados e a inovação responsável, pilares para as iniciativas da companhia.

MAR – Envolve a diminuição na emissão de gases poluentes, a otimização do consumo, a administração do desperdício visando a recuperação, o reuso e reciclagem, o combate às mudanças climáticas e a segurança do ecossistema marinho. Esses objetivos estão amplamente integrados as atividades operacionais e envolvem a colaboração dos hóspedes dos navios, dos parceiros logísticos da Costa e até de autoridades dos locais por onde os cruzeiros passam.

VOCÊ – A estratégia da Costa para o desenvolvimento sustentável também se baseia na promoção de um modelo empresarial e turístico capaz de assegurar o desenvolvimento econômico nos locais visitados pelos navios e, ao mesmo tempo, disseminar o patrimônio cultural e natural de localidades italianas. O foco é promover um turismo sustentável nas comunidades locais, conscientizando os hóspedes para uma experiência de viagem mais autêntica. Um exemplo concreto dessa atuação é a parceria assinada no ano passado entre a Costa Cruzeiros e a Association of the Most Beautiful Villages in Italy.

AMANHÃ – No quesito inovação responsável, a Costa confirma o seu pioneirismo no setor marítimo com dois novos mega navios movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo, e que serão incorporados à frota da empresa em 2019 e 2021.

Além disso, a Costa lançou o programa 4GOODFOOD, projeto que visa reduzir o desperdício de alimentos a bordo dos navios em 50% até o ano de 2020. Único programa do setor marítimo focado na valorização dos alimentos e no consumo consciente, o 4GOODFOOD coloca o cidadão e o hóspede em destaque. O projeto contempla desde a revisão da oferta gastronômica disponível a bordo até o gerenciamento do excedente de alimentos por meio da consicientização da tripulação e dos hóspedes de que eles devem se envolver diretamente no desafio global de reverter o desperdício.

Atualmente, o programa está funcionando em conjunto com os portos de Savona e Civitavecchia, destinos de escala do mega navio Costa Diadema; no porto de Marselha, com o navio Costa Fascinosa, e no porto de Bari, localidade visitada pelo Costa Deliziosa. Nos primeiros 10 meses do 4GOODFOOD, entre 15 de julho de 2017 e 15 de maio de 2018, cerca de 28.700 porções de alimentos excedentes foram destinadas às instituições beneficentes locais. O objetivo é que o projeto seja estendido para outros portos da Itália e do Mediterrâneo.

A edição 2017 do Relatório de Sustentabilidade da Costa Cruzeiros está disponível no site www.costacrociere.it/sostenibilita

Sobre a Costa Crociere

A Costa Crociere é a companhia marítima italiana integrante da Carnival Corporation & plc, a maior empresa de cruzeiros do mundo. Há 70 anos a frota da Costa Crociere navega pelo mundo e oferece o melhor do estilo italiano, da hospitalidade a alta gastronomia, fazendo das férias uma experiência única a bordo. As embarcações incluem o que há de mais moderno em diversão, além de oferecer opções para aqueles que desejam relaxar. Possui 14 navios em serviço, a maior frota da Europa.

Além disso, dois navios de última geração serão entregues em 2019 e 2021: eles apresentam um "projeto verde" revolucionário e será conduzido por gás natural liquefeito (GNL), combustível fóssil mais limpo do mundo, o que representa um grande avanço ambiental. A Costa reflete a excelência italiana surpreendendo seus clientes todos os dias com experiências de férias únicas e inesquecíveis graças aos 19.000 associados de Costa em todo o mundo que, por sua vez, trabalham todos os dias para oferecer o melhor da Itália em férias de cruzeiro por meio de 140 itinerários diferentes, 261 destinos e 60 portos de embarque.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: