Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Porto Seguro: vocação para turismo de observação de aves

Tangará-rajado Tangará-rajado Créditos da Foto: Jailson Souza

Depois de Paraty e Ubatuba, a bola da vez para observação de aves no Brasil está na Costa do Descobrimento, mais precisamente em Porto Seguro. A Mata Atlântica desta região é o abrigo de mais de 300 aves, algumas delas bem raras e outras endêmicas, ou seja, ocorrem somente na região.

A prática internacionalmente conhecida como birdwatching chamou a atenção da Veracel, fabricante de celulose e dona de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a RPPN Estação Veracel, que visando o desenvolvimento territorial na prática deste turismo sustentável, consolidou parceria com o PARNA do Pau Brasil; o Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades e a RPPN Rio do Brasi; em Porto Seguro, para atrair viajantes que nada têm a ver com o turista tradicional que busca sol e praia. O esforço em promover a atividade está gerando diversas iniciativas, entre elas o lançamento do livro Observação de Aves na Costa do Descobrimento, que foi organizado pela Conservação Internacional e pode ser baixado gratuitamente pela internet.

Entre outras informações, o livro mostra alguns números que movimentam a atividade ao redor do planeta. Por exemplo: existem algo em torno de 100 milhões de adeptos do “passarinhar”, termo usado para a contemplação das aves na natureza. A observação de aves é uma atividade crescente, de baixo impacto, que estimula a prática cidadã, auxilia na preservação ambiental, além de criar uma nova alternativa de geração de renda para comunidades locais, por meio da prestação de serviços de hospitalidade.

A observação de aves em números:

- 100 milhões de praticantes no mundo
- 1.019 espécies estão abrigadas no Brasil, o que torna o país o segundo maior habitat de pássaros do mundo, perdendo apenas para a Colômbia
- Estima-se que nos últimos 10 anos o número de brasileiros observadores de aves tenha saltado de 500 para quase 30 mil
- 2 milhões de observadores na Inglaterra, hobby considerado mais popular naquele país em 2013
- 45 milhões se concentram nos EUA, tendo incremento de 287%, entre 1982 e 2009, segundo Serviço Florestal Americano
- Holanda, França e Suécia e Japão mobilizam centenas de milhares de observadores de aves
- Em média, um turista observador de aves estrangeiro gasta diariamente cerca de US$ 3 mil por viagem
- No Peru, um turista observador de aves gasta três vezes mais do que outras classes de turistas estrangeiros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo