Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Nova série Hóspede da Casa-museu Ema Klabin traz obras de artistas contemporâneos

Sempre inovando em seus projetos, a Casa-Museu Ema Klabin, no jardim Europa, em São Paulo, dá início a série Hóspede, com curadoria de Gilberto Mariotti. Nessa série, o artista instala uma de suas obras que deve ter relação com o acervo da Casa-Museu

Na primeira edição da série Hóspede, a artista Guga Szabzon apresenta sua obra “Dilema” e convida o público para um bate-papo. Foto Divulgação
A primeira artista a hospedar sua obra na Casa-Museu Ema Klabin será Guga Szabzon, com seu trabalho “Dilema” (2015). Sua obra ficará no quarto de Ema Klabin, ao lado do quadro “Rebanho em Repouso”, de Lasar Segall (1944). A obra será montada pela própria artista no sábado, dia 16 de junho, às 14h. Após a instalação a artista conversa com o público sobre seus trabalhos autorais pelo Programa Arte-Papo.

Junto à instalação haverá um texto do curador Gilberto Mariotti falando sobre a relação entre as duas obras, a contemporânea “Dilema”, de Guga Szabzon (2015) e “Rebanho em Repouso”, de Lasar Segall (1944). O público também poderá conferir no site do museu uma montagem fotográfica da instalação da obra e um texto crítico sobre a exposição.

Segundo o coordenador de Artes Visuais da Casa-Museu Ema Klabin, Renê Foch, além da série Hóspede e do programa Arte-Papo, a Casa- Museu Ema Klabin conta com outros projetos de arte-contemporânea, como Jardim Imaginário, Backdrop grafite, e a série Intervalo Contemporâneo.

O museu ainda abriga um acervo permanente com mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas.

Sobre Guga Szabzon

Guga Szabzon (São Paulo, 1987). É artista e educadora, formada em artes plásticas (FAAP) e em licenciatura(FPA). Trabalhou na Fundação Leonilson(2007). Ministrou aulas de artes para crianças no Instituto Tomie Ohtake (2007 a 2010). Trabalhou na área de formação de professores da rede pública e na coordenação dos ateliês da 29° e da 30° Bienal de SP (2010 e 2012). Foi educadora do instituto Acaia (2014 a 2017). Como artista, realizou diversas exposições individuais na Casa Samambaia, Galeria Transversal e na Galeria Superfície. Participou de exposições coletivas no Centro Cultural SP (CCSP), na Galeria Mendes Wood, no espaço cultural Santander e no SESC Pompéia. Trabalhou como assistente dos artistas João Loureiro, Ana Luiza Dias Batista e Runo Lagomarcino. Atualmente seu trabalho é representado pela Galeria Superfície.

Serviço:

Série Hóspede: “Dilema” de Guga Szabzon, dia 16 de junho de 2018, 14 h (inauguração). Permanece até 16 de julho.

Arte Papo com Guga Szabzon, dia 16 de junho de 2018, 14 h às 15h. 30 vagas - Inscrição pelo site do museu: https://emaklabin.org.br

Gratuito

Visitas ao museu: o espaço cultural abre de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Local: Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020

Fone: 55 11 3897-3232

http://emaklabin.org.br/

Veja o texto do curador Gilberto Mariotti:

Isto ou aquilo

Tantas vezes o resultado de uma resolução não apaga traços deixados pelo dilema que a envolveu e a ela deu lugar. Ficam visíveis linhas da topografia que envolve a tentativa de sobreposição, o relevo que resulta das investidas contra o que resiste. A pedra que se pretendia pôr sobre o assunto oprime o terreno e produz nele novos contornos. Resta o próprio desenho do esforço envolvido. O observador que antes se debruçava sobre seu objeto, agora é terreno que o abraça e envolve. O “repouso” descrito no título de Lasar Segall pode valer para o “rebanho”, mas os tons de terra e campos de cor foram revolvidos, nos deixando ver o rastro de uma cisão, sinal da tentativa de conciliação entre o que se afirma e o que, excluído, inevitavelmente retorna.

“Dilema, a verdade que, dividida, se reproduz infinitamente aos pares, em espelhos que se encaram sem se reconhecerem. Também este trabalho de Guga Szabzon é substituto de outro, sem, no entanto, se sobrepor a ele. Uma nova versão que, por se fazer presente, torna-se representante mais verossímil de uma série de tentativas de repetir o irrepetível. Mas já não importa: nesta costura, as linhas se sobrepõem sem que se apaguem mutuamente. Não pretendem reconciliar as partes envolvidas, apenas expor o insolúvel e nomeá-lo: dilema. Como um aviso, ou bandeira de rendição feita do plano em que o jogo chegou a um impasse, do chão com o qual contávamos quando soubemos que tudo mudaria, da mesa em que compartilhamos um café doce ou amargo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo