Brasil,

94% dos brasileiros usam o smartphone ao buscar informação sobre passagens e hospedagem para a época das férias

Estudo da MindMiners, feito sob encomenda para o PayPal Brasil, também mostra que cerca de 64% dos entrevistados preferem contratar serviços diretamente pela internet.

A duração das viagens do brasileiro ainda é curta durante seu período de férias. Segundo a pesquisa Jornada do Viajante, que a MindMiners tabulou a pedido do PayPal Brasil, 81% dos brasileiros se tornam turistas por, no máximo, 10 dias por viagem.

Outra conclusão do estudo é que, a exemplo dos últimos números divulgados pelo IBGE sobre acesso à internet por meio de smartphones (mais de 92% da população usa o equipamento para navegar atualmente), a esmagadora maioria dos brasileiros - 94% - faz pesquisa sobre o destino das férias e como chegar até lá por meio de seus telefones celulares.

Passagem e hospedagem são os itens mais procurados, seguidos por alimentação no local e passeios. A última preocupação do candidato a viajante é locação de veículos.

Ao final das buscas online, 64% garantem contratar os serviços também por meio da internet, sem intermediários.

O principal meio de pagamento do brasileiro que viaja ainda é o cartão de crédito (principalmente parcelado), mas as carteiras digitais, como o PayPal, se tornam, cada vez mais, uma opção considerada pelos turistas - 51% deles ou já as utilizaram ou estão propensos a fazê-lo.

O estudo, realizado de forma 100% online, recebeu informações de turistas brasileiros das classes ABC e de todas as regiões do País durante o mês de maio de 2018. Os highlights você confere abaixo:

Novidades

A internet é a principal ferramenta tanto para quem viaja quanto para quem vende produtos e serviços de turismo no Brasil. Segundo a MindMiners, 53% dos viajantes que buscam informação sobre passagens aéreas o fazem via sites de busca; 41% caçam os melhores preços diretamente em sites de compra de passagem; e 27% acessam os sites das próprias empresas. Cerca de 35% vão fisicamente a lojas de operadoras de viagem. (pergunta com múltiplas respostas)

Quando o assunto é hospedagem, 64% dos entrevistados dizem procurar informação em sites de busca; 37%, em sites de compra direta de hospedagem; e 13% nos sites das próprias empresas (hotéis, hostels, pousadas etc.). Neste quesito, cerca de 29% vão até agências físicas - índice que aumenta para 32% quando o viajante está em busca de hospedagem fora do País. (pergunta com múltiplas respostas)

Amigos e familiares são fontes de informação turística confiáveis para 37% dos entrevistados quando querem saber que passeios fazer. O índice cai para 28% quando o viajante está em busca de dicas para hospedagem; cai mais um pouco, para 21%, quando se trata de opções de traslado; e cai ainda mais, para 11%, quando o assunto é passagem aérea. (pergunta com múltiplas respostas)

Na hora de pesquisar itens para a viagem, 94% o fazem via smartphone; e 82%, via notebook ou desktop. Destes, 64% garantem que fecham negócio online, sem intermediários; e 22% acabam fechando pela internet, mas só depois de ir a uma agência física e conversar com um vendedor. Outros 22% garantem só confiar no atendimento personalizado/humano.

Um dado que chama a atenção no estudo é o índice de contratação de seguro de viagem. A média geral entre viajantes nacionais é de apenas 28%; entre os internacionais, sobe para 34%. Dentro desse universo, o seguro de extravio de viagens é escolha de 44% dos entrevistados que viajam dentro do País (índice que sobe para 52% em caso de viagem ao exterior). Já o seguro de saúde/acidentes acompanha apenas 40% dos viajantes nacionais (e 48% dos internacionais). (pergunta com múltiplas respostas)

O principal meio de transporte utilizado? Para 87%, avião; para 78%, ônibus; navio foi escolha de 35%; e 32% citaram trens. (pergunta com múltiplas respostas)
A MindMiners quis saber também onde o brasileiro prefere se hospedar quando sai de férias. E 78% disseram que preferem hotéis; 72%, pousadas; 24%, hostels; e 20% optam por alugar casas ou apartamentos. Na média, 90% dos viajantes fazem reservas de hospedagem antes de sair de casa. (pergunta com múltiplas respostas)

Uma vez no destino, 66% dos turistas brasileiros preferem se locomover via transporte privado; 56% utilizam transporte público; e 48% pegam táxis. Outros 31% costumam alugar carros; 13% optam por transfer com van; e 8% preferem andar de bicicleta. (pergunta com múltiplas respostas)