Brasil,

Congresso debate a modernização das Leis do Turismo e a implantação dos Resorts Integrados

Considerados sucessos internacionais e cases mundiais na expansão da atividade turística em muitos países, os Resorts Integrados devem ser considerados como um modelo inequívoco de sucesso que deve ser adotado pelo legislador no âmbito da modernização das Leis de Turismo que devem ser discutidas nas próximas semanas pelo Congresso Nacional.

Com um imenso potencial natural e diversidade cultural, o Brasil tem todos os requisitos para atrair grandes investimentos nessa área e aumentar exponencialmente as receitas geradas pelo Turismo de Negócios e Lazer.

Como o Governo Federal não terá recursos para investir no setor nos próximos anos, existe urgência na atração de novos investimentos internacionais para o mercado brasileiro.

Diversas empresas multinacionais, estão prontas para investir na construção de Resorts Integrados pelo Brasil, o que poderá promover uma forte expansão da visitação internacional. A indústria do Turismo impacta mais de 50 subsetores da economia e atua como grande fomentador do desenvolvimento econômico regional.

O exemplo bem-sucedido de Cingapura

Convencido de que os Resorts Integrados poderiam ancorar a estratégia de Turismo em Cingapura, em 2005, o Primeiro Ministro Lee Hsien Loong anunciou a decisão de revogar uma proibição de 40 anos imposta aos cassinos a fim de possibilitar a construção de dois Resorts Integrados no país. À época, Loong entendeu que Cingapura não poderia continuar na inércia e perder sua atratividade como destino turístico, ao passo que outras cidades se reinventavam de forma agressiva.

Em 2010, os complexos Marina Bay Sands e Sentosa Island entraram em funcionamento, juntos, somando investimentos de mais de R$ 30 bilhões. Com estratégias de negócios bem definidas, o Marina Bay, é mais voltado para o Turismo de Negócios e Lazer, enquanto o Sentosa é voltado para o entretenimento e lazer familiar, com um parque de diversões da Universal Studios.

Como consequência, em 2017, a pequena ilha do sudeste asiático recebeu mais de 17,5 milhões de visitantes internacionais. Enquanto isso, o Brasil, país de dimensões continentais e riquíssimo em belezas naturais recebeu apenas 6,5 milhões.

Apenas destes dois projetos foram criados 90 mil novos empregos diretos e indiretos, com um incremento de R$ 4 bilhões de reais de impostos e taxas, por ano. Adicionalmente, acompanhando o forte impacto econômico desse crescimento vertiginoso do turismo, 40 novos hotéis foram construídos com um total de 20.000 novos quartos.

Assim como Cingapura, Macau e Las Vegas, o Japão iniciou recentemente o modelo de legalização de cassinos dentro de Resorts Integrados para possibilitar a atração de novos investimentos.

O modelo bem-sucedido do resto do mundo poderia facilmente ser trazido à realidade brasileira, gerando empregos, aumento na arrecadação tributária, crescimento do turismo internacional e incremento dos gastos dos visitantes internacionais.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: