Brasil,

Voopter revela perfil das viagens em 2018 e meses mais baratos para comprar passagem aérea

Segundo levantamento do Voopter Data, março e setembro apresentam mais ofertas para voos nacionais e internacionais, respectivamente

Viajar deixou de ser um item supérfluo e hoje já faz parte do calendário anual das pessoas. É isso que apontam as principais entidades ligadas ao Turismo no Brasil, assim como mostram os dados levantados pelo Voopter, aplicativo brasileiro de dicas e promoções de viagens e líder na comparação de preços de passagens aéreas. A crise econômica que se instalou nos últimos anos fez com que os brasileiros ficassem mais cautelosos quanto aos gastos extras, mas engana-se quem pensa que as viagens foram deixadas de lado, apenas tiveram seu perfil modificado.

“As pessoas aprenderam a se programar com antecedência e assim garantir ao menos uma viagem a cada ano. E, claro, tiveram que adaptar seus desejos à realidade econômica. A crise não desapareceu, mas o consumidor já sabe como contornar as dificuldades e encaixar seu roteiro de férias dentro deste cenário. O primeiro mês de 2018 foi muito bom para o turismo e já podemos vislumbrar um ano bastante positivo para o setor como um todo”, avalia Pettersom Paiva, CEO do Voopter.

Passagens aéreas - A demanda pelo transporte aéreo doméstico cresceu 3,51% em 2017, em comparação com 2016. No total, foram transportados 89,9 milhões de passageiros pelo Brasil, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Pesquisa do Ministério do Turismo coloca o avião entre os meios de transporte mais utilizados em viagens domésticas. Segundo o estudo, 51% dos brasileiros das sete maiores capitais do país que pretendem viajar até maio deste ano devem fazê-lo de avião.

E se o objetivo é se programar, então vale ficar atento. O Voopter Data, sistema que oferece dados estratégicos baseados nas pesquisas de seus usuários, aponta que em 2017 o melhor mês para comprar passagens aéreas nacionais baratas foi março. Quando o assunto são os bilhetes internacionais, o mês de setembro apresentou mais ofertas. "Essa é uma tendência que vem se repetindo ao longo dos anos e em 2018 não deve ser diferente. Outra dica importante para economizar é ficar atento aos feirões realizados pelas companhias aéreas, que geralmente acontecem aos finais de semana, das 20h da sexta até 08h da segunda. Assim, é possível comprar passagens com preços a partir de R$79 o trecho. No mês de janeiro, tanto Latam quando Gol realizaram promoções neste sentido", ressalta Paiva.

Nacional x Internacional - Os indicadores revelam que as viagens nacionais serão maioria. Turismo sustentável, ecoturismo, natureza, sol e praia estão em alta. Entre as regiões que devem se destacar: Foz do Iguaçu, no Paraná, e Chapada Diamantina, na Bahia. Além de São Paulo, Brasília e Curitiba. E apesar do turismo doméstico ser apontado como principal escolha dos viajantes neste ano, o cenário atual pode fazer com que muitas pessoas decidam tirar do papel sua viagem internacional. "O câmbio mais estável pode estimular a viagem de brasileiros ao exterior. O dólar perdeu forças nas últimas semanas e atingiu o menor patamar em três meses", lembra o CEO do Voopter. Além dos Estados Unidos e Portugal, os países da América do Sul vão continuar na preferência dos brasileiros, mas não é a Argentina que lidera a lista. De acordo com o sistema do Voopter Data, Chile e Uruguai aparecem na liderança.

Viagens mais curtas - O consumidor não vai deixar de sair de férias com a família, porém, vai optar por ficar menos dias longe de casa, ou seja, as viagens serão mais curtas. Essa tendência é confirmada pela Braztoa, entidade que representa as operadoras de turismo do país. O Voopter Data aponta que as viagens nacionais terão duração média 8 dias, já os roteiros no exterior, 18 dias.

Sobre o Voopter

O Voopter é um aplicativo brasileiro, disponível nos sistemas iOS e Android e na web, que oferece conteúdo sobre viagens e compara preços de passagens aéreas. Líder no país, possui mais de 2 milhões de usuários por mês devido às ferramentas e conteúdos exclusivos. Com o calendário multidatas é possível selecionar até 4 dias para ida e volta (que não precisam ser do mesmo mês ou da mesma semana), descobrindo assim, qual é o período mais barato para a viagem. O Voopter também oferece a possibilidade do usuário criar alertas que o notificam por e-mail e/ou push notification quando a passagem de seu interesse estiver dentro do valor desejado. Para ir além, a empresa criou o Voopter Data, sistema que oferece dados estratégicos baseados nas pesquisas de seus usuários. As informações proporcionam insights sobre, por exemplo, tendências de viagem e práticas de consumo dos viajantes brasileiros, detectando demandas, prevendo tendências e conhecendo melhor os hábitos desse consumidor. O Voopter ainda possui parcerias com os principais players do mercado turístico.

Mais informações em voopter.com.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: