Brasil,

Como fazer de 2018 o ano do s e i s e não do 7 a 1 nas agências de viagens

Paulo Rezende, diretor comercial da Amadeus Brasil

É ano par, e não é ano de Olimpíada. Então já sabemos: tem Copa! Diferentemente de outros anos, em 2018, as conversas sobre o assunto vêm com um misto de expectativa e desconfiança. Afinal, a nossa última lembrança de Mundiais é o passeio alemão no Mineirão (ninguém se lembra da disputa do 3º lugar, convenhamos). Mas, se assistiremos aos Jogos na Rússia um pouco ressabiados pelo massacre de 2014, no mercado de viagens já saímos com 1 a 0 a nosso favor.

Primeiramente, pelo simples fato de trabalhar em uma indústria fascinante e com projeção de crescimento de longo prazo acima do PIB global. Depois, por estarmos em um momento econômico melhor do que nos últimos anos, o que já nos prenuncia boas oportunidades. Se a economia fica estagnada, as viagens normalmente crescem. Se o PIB cresce, mesmo que pouco, temos motivo para animação.

A crise dos últimos anos foi difícil, mas trouxe um ponto positivo: ter feito todas as empresas, de todos os tamanhos, repensarem suas estratégias, tornarem-se mais resilientes e profissionais. Na escassez é que se constroem as bases para a fartura. Este ano, para as agências de viagem, será momento de colher os frutos dos esforços feitos nos anos anteriores, mas os bons resultados não virão sem novos esforços e investimentos.

Em conversas com os agentes do mercado, tenho identificado dois fatores que serão primordiais para o sucesso: marketing e tecnologia.

Obviamente uma grande agência possui uma capacidade muito superior para investir em marketing e manter o negócio em crescimento constante, mas as redes sociais passaram a dar a oportunidade às “micro” de competir pela preferência do viajante. É aquela bola levantada na área aos 48 minutos do segundo tempo depois de se defender o jogo todo.

Mas, para marcar esse gol, é preciso ter alguém que entenda minimamente desse processo dentro das agências. Está aí o motivo pelo qual pessoas com múltiplos conhecimentos estão na mira de todos os bons empregadores hoje. Divulgar uma promoção de pacote no Facebook não é tão caro quanto alguns pensam, desde que feito com destreza. Para as maiores, o investimento em aplicativos para os clientes é uma nova fronteira a ser explorada, seja com desenvolvimento original ou no esquema White Label.

Por traz das mentes pensantes, a tecnologia é quem dará a condição para um salto de qualidade e produtividade. Ter uma base sólida de ferramentas é o que libera a equipe comercial para buscar mais viajantes, ampliar as possibilidades e até aumentar a rentabilidade dos clientes atuais. O investimento em “tech” é crucial para melhorar as receitas de uma agência, ainda mais no nosso setor, em que as relações bilaterais são constantemente um ganha-ganha.

É preciso também estar atento aos movimentos do mercado. Um exemplo são os novos voos da Air France-KLM para Paris e Amsterdã a partir de Fortaleza. Os agentes perspicazes já estão divulgando para os viajantes do Norte-Nordeste que agora não é mais preciso pegar um voo para o São Paulo ou Rio de Janeiro para tal. Basta dar um pulo na capital cearense.

A bola está na marca central, o juiz dará o apito inicial. Muitos profissionais estão hoje mais preparados para entrar em campo. As empresas do setor estão mais fortes e inovadoras. A tecnologia está multiplicando os ganhos. Vai dar jogo.

Sobre a Amadeus
A Amadeus é uma empresa de referência na prestação de soluções tecnológicas avançadas, em escala mundial, para o setor das viagens.

Entre os clientes da empresa estão fornecedores (companhias aéreas, hotéis, companhias ferroviárias, linhas de ferry etc), distribuidores de produtos turísticos (agências e portais de viagens) e compradores de viagens (empresas e companhias de gestão de viagens).

O grupo Amadeus conta com mais de 14 mil funcionários em todo o mundo, espalhados pelas sedes de Madri (escritório central), Nice (desenvolvimento) e Erding (operações), assim como 71 organizações comerciais (ACOs, Amadeus Commercial Organizations).

O grupo aplica um modelo de negócios baseado no processamento de transações.

A Amadeus está listada na bolsa espanhola com o símbolo AMS.MC e faz parte do índice IBEX 35.

Para mais informações sobre a Amadeus, visite www.amadeus.com. E, para obter mais informações sobre a indústria das viagens, siga-nos em:
Facebook: https://www.facebook.com/amadeusbrasil/
Blog:www.amadeus1a.com.br
Blog do Expert: www.blogdelexpertolatam.com/pt/
Twitter: @Amadeus1a
Youtube: https://www.youtube.com/user/amadeusbrasil

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: