Logo
Imprimir esta página

Dia das Mães: Abeaço sugere receitas para um almoço especial em família

Lasanha de Lombo com Abacaxi Enlatado - Divulgação Abeaço Lasanha de Lombo com Abacaxi Enlatado - Divulgação Abeaço

Aprenda a preparar Lasanha de Lombo com Abacaxi enlatado e Merengue de Chocolate

Celebrado em 08 de maio este ano, o Dia das Mães merece um almoço especial para reunir os familiares em casa, não é mesmo? Pensando nisso, a Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) sugere duas receitas muito saborosas que prometem agradar a todos.

A Lasanha de Lombo com Abacaxi enlatado traz um toque agridoce e sofisticado do abacaxi em conserva e é uma ótima alternativa para servir como prato principal. Para a sobremesa, a dica é a Merengue de Chocolate que, além de cremosidade e sabor, traz beleza à mesa.

Depois de preparar, não se esqueça de lavar a lata com um fio de água ou retirar os restos de alimentos com papel toalha e colocar no lixo de recicláveis. A lata de aço é 100% e infinitamente reciclável.

Confira abaixo o modo de preparo:

Lasanha de Lombo com Abacaxi Enlatado

Ingredientes
Molho branco
10 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 litros de leite
Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Recheio de lombo
1 kg de lombo de porco
4 dentes de alho, picados
4 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de alecrim
5 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho agridoce
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola média, picada
3 colheres (sopa) de mel
4 colheres (sopa) de suco de limão
2 xícaras (chá) de suco de laranja

Montagem
1 embalagem de lasanha Festonada Direto ao Forno (500g)
500g de muçarela, em fatias
1 lata de abacaxi em calda, picado
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo
- Para o molho branco
- Aqueça numa panela média manteiga ou margarina e doure a farinha de trigo.
- Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos.
- Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada.
- Retire do fogo e reserve.

Para o recheio de lombo:
- Tempere o lombo com alho, alecrim, suco de limão, sal, pimenta-do-reino, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.
- Unte uma assadeira com manteiga ou margarina, acomode o lombo, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio por uma hora.
- Retire o papel-alumínio e deixe dourar.
- Retire do forno, desfie e reserve.

Para o molho agridoce:

- Aqueça numa panela média a manteiga ou margarina, refogue a cebola, acrescente o mel, o suco de limão, o suco de laranja e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até reduzir e o molho ficar espesso.
- Misture o molho agridoce no lombo desfiado e reserve.
- Monte a lasanha num refratário grande e fundo.
- Divida o molho branco em 5 partes, as tiras de lasanha em 4, o recheio de lombo, as fatias de muçarela e o abacaxi picado sem calda em 2.
- Alterne as camadas de molho, massa e recheio da seguinte forma: molho branco, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho branco, recheio de lombo, abacaxi picado, tiras de lasanha, molho branco, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho branco, recheio de lombo, abacaxi picado, tiras de lasanha, molho branco e, finalmente, queijo parmesão ralado.
- Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (200°C) por 50 minutos.
- Para dourar a superfície, retire o papel alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Dica: para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes.

Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litro de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Rendimento: 10 a 15 porções
Merengue de Chocolate

Ingredientes
1 embalagem de bolacha tortinha sabor chocolate 160g
2 colheres (sopa) de licor de chocolate
1 lata de creme de leite
2 gemas, peneiradas
Chocolate ao leite, ralado a gosto
2 colheres (sopa) de amido de milho
150g de suspiro
1 lata de leite condensado
2 medidas da lata com leite
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

Modo de preparo
- Prepare o creme.
- Numa tigela, junte 2 gemas, 2 medidas da lata com leite, 2 colheres (sopa) de amido de milho e mexa até diluir bem os ingredientes.
- Numa panela média, coloque o leite diluído com as gemas e o amido de milho, acrescente 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, leve ao fogo médio e deixe até engrossar, reserve.
- Deixe esfriar, acrescente o licor de chocolate, mexa delicadamente e reserve.
- Monte o merengue de chocolate num refratário pequeno da seguinte forma: creme, biscoito picado grosseiramente com suspiro, creme, biscoito picado grosseiramente com suspiro, creme, espalhe por cima chocolate ao leite ralado e decore com biscoito e suspiro.
- Leve à geladeira por 3 horas antes de servir.

Rendimento: 10 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Para mais informações sobre os benefícios dos alimentos enlatados, acesse www.abeaco.org.br.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto