Logo
Imprimir esta página

Saiba como fazer 4 petiscos fáceis com tilápia

Saiba como fazer 4 petiscos fáceis com tilápia

Por ter a criação facilitada pela alta taxa de reprodução e manutenção da espécie, a tilápia é um dos peixes mais comercializados no Brasil. Além de possuir uma carne macia, saborosa e leve, ideal para compor dietas, esse peixe é facilmente encontrado nos supermercados e muito bem apreciado pela culinária brasileira.

Seja frito, assado ou cozido, a tilápia pode ser preparada de várias formas. A Bomar, empresa referência nacional em produção de pescados, separou quatro petiscos de preparo fácil e rápido para fazer utilizando a carne deste peixe como ingrediente principal.

Bolinho assado de peixe

Por ser assado, esse bolinho é uma ótima opção para quem quer um petisco rápido e saudável para se deliciar e dividir com amigos. O resultado é um croquete macio por dentro e bem crocante por fora.

Os ingredientes:
2 filés de peixe de tilápia Bomar
uma batata pequena cozida
2 colheres de sopa de farinha de trigo ou arroz
Farinha de rosca ou fubá
Tempero a gosto

Modo de preparo:

Peixe: Coloque os dois filés de tilápia em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos. Se preferir, o peixe também pode ser cozido. Reserve e depois de frio, desfie toda a peça e guarde.

Massa: Misture o filé de tilápia desfiado, a batata cozida e amassada, adicione as duas colheres de sopa de farinha e os temperos de sua preferência. Após a mistura, basta moldar os bolinhos com a mão, passar na farinha de rosca ou fubá e levar ao forno até dourar.

Rendimento: 10 bolinhos

Ceviche de tilápia com manga e laranja:

Nem toda a receita é feita com muitos ingredientes. A simplicidade também possui elegância e sabores distintos. É isso que esse prato tipicamente peruano trás em sua composição de sabores agridoces e diferenciados.

Os ingredientes:
400 gramas de tilápia Bomar picada em cubos
Suco de duas laranjas
suco de dois limões
uma manga picada
uma pimenta de dedo de moça picada
uma cebola roxa
coentro à vontade
Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo:

Em um recipiente médio, coloque a tilápia fresca cortada em pequenos cubos, a cebola cortada em tiras, pimenta picada, temperando com sal à gosto. Após temperados, adicione o suco da laranja e do limão e misture. O suco das duas frutas serão os responsáveis por cozinhar naturalmente a tilápia.

Utilizando cerca de um quarto da manga madura picada e o coentro, também picado, distribua sobre os ingredientes e finalize conferindo se é necessário adicionar mais sal e leve à geladeira por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, o ceviche estará pronto para servir.

Espetinho de peixe no forno ao molho de iogurte

Ideal para incluir naquele churrasco de domingo, o espetinho de peixe é uma opção que serve tanto como petisco como prato principal.

Os ingredientes:
500g de filé de tilápia Bomar
Uma colher de sopa de suco de limão
Três dentes de alho amassados
½ colher de chá de sal
Uma colher de chá de colorau
Uma pitada de pimenta do reino moída
Espetinhos de madeira

Para o molho:

Um potinho de iogurte natural ou desnatado

Uma colher de sopa de cebola ralada

Uma colher de sopa de tomate picado bem miúdo

Uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

Sal e limão a gosto

Modo de preparo:

Corte os filés em porções finas, temperando com limão, alho, sal, colorau e pimenta do reino. Deixe o peixe descansar no tempero por, no mínimo, 30 minutos. (Dica: também é possível deixar marinando durante a noite para preparar no outro dia).

Durante o tempo de espera do peixe, aproveite e separe os espetinhos que serão utilizados e os deixe de molho em água, isso evita que eles queimem.

Após o tempo de marinar, espete os filés nos palitos no sentido do comprimento e os organize em uma travessa coberta com alumínio. Deixe o forno pré-aquecido durante 10 minutos e coloque os espetos para dourar.

Modo de preparo do molho:

Em um recipiente, coloque o iogurte adicionando a cebola, cheiro verde, e o tomate. Acrescente o azeite, tempere com limão e por último o sal. Leve para gelar e sirva.
0
Filés de peixe empanado com aveia

Indo na contramão das conhecidas receitas onde a farinha de rosca é usada para empanar, nesta opção mais saudável, a aveia será a substituta, sendo uma excelente opção para deixar o prato mais leve e saboroso.

Para os ingredientes:
4 a 6 filés de tilápia Bomar
Caldo de um limão
Dois dentes de alho amassados
Sal e pimenta do reino branca a gosto
Coentro seco moído a gosto
3 colheres de sopa de maionese light
2 xícaras de chá de aveia em flocos

Modo de preparo:

Com um papel toalha, seque os filés de tilápia, tempere com alho, sal, pimenta do reino, coentro e regue com o caldo de um limão. Deixe marinar por 20 minutos. Em seguida, passe maionese nos filés, depois passe-os nos flocos de aveia, apertando bem para que não fique nenhum lugar sem. Em uma forma untada com azeite, leve os filés ao forno pré-aquecido a 200ºC, permanecendo lá de 30 a 40 minutos. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Sobre a Bomar

Genuinamente cearense, a Bomar já consolidou-se como uma das principais empresas de pescado e cultivo de camarão e tilápia no Brasil. Empenhando-se constantemente em proporcionar mais do que um momento de culinária, mas uma experiência verdadeiramente gourmet que surpreenda o paladar em qualquer momento do dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto