Logo
Imprimir esta página

Receitas com carne suína para surpreender no almoço de Dia dos Pais

Receitas com carne suína para surpreender no almoço de Dia dos Pais

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina a preparar pratos saudáveis, saborosos e fáceis para a data

Feijoada, tutu, leitoa, costelinha, bisteca, lombinho, pernil, torresminho, linguiça. Como não amar? A carne suína faz parte da nossa cultura gastronômica e está presente na mesa dos brasileiros em diferentes preparos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela pode ser a estrela de um cardápio leve e nutritivo no almoço do Dia dos Pais.

“Quando paramos para realmente comparar as proteínas, facilmente percebemos que a carne suína é uma excelente opção para incluirmos no cardápio. Além de ser uma ótima fonte proteica para nossa alimentação, contém baixo teor de gordura na maioria dos seus cortes”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Segundo ela, tudo depende do corte e da forma de preparo. Os melhores cortes, pensando em teor nutricional e baixa caloria, são paleta, pernil, mignon suíno e lombo, que podem ser feitos de diversas formas no dia a dia. O lombo suíno, por exemplo, pode ser considerado uma carne magra. “Se for assado ou cozido, sem adição de gordura, estamos falando de um prato que não teria mais calorias que uma carne de panela ou um frango ao molho”, compara.

A nutricionista ainda ressalta que é sempre bom lembrar que devemos nos atentar para a quantidade consumida, que varia de pessoa para pessoa. Mas, sem dúvida, é uma ótima opção para variar o cardápio sem aumentar o consumo calórico. “Além do corte, devemos pensar na forma de preparo: frituras sempre devem ser menos frequente no nosso cardápio, não importa o corte de carne escolhido”.

Para Renata, até mesmo a feijoada pode ser feita de maneira mais leve, escolhendo cortes menos gordurosos. “Gosto de reforçar que não adianta ser feijoada light se vamos comer a panela toda! Muitas vezes, eu prefiro recomendar a versão tradicional, desde que apreciada com moderação”, diz.

Na questão nutricional, a carne suína é fonte de potássio, que ajuda no controle da pressão arterial e na saúde cardiovascular como um todo e, também, de vitaminas do complexo B, importante para a saúde do sistema nervoso central e do metabolismo energético. Além disso, contém uma boa quantidade de ferro, que previne anemias e ajuda na boa imunidade. Outro benefício da carne de porco é ser rica em selênio e zinco, importantes antioxidantes ligados à imunidade.

Uma das dicas da nutricionista é combinar a carne suína, por ser fonte de ferro, com fontes de vitamina C, como as laranjas e limões, para ajudar na absorção desse mineral. “Vale lembrar que a vitamina C se perde com o calor e, portanto, precisa ser usada para a finalização das preparações ou como acompanhamento para obtermos seus benefícios”, explica.

Para facilitar as compras e deixar o dia ainda melhor, o Oba Hortifruti possui a linha de carnes nobres Oba Reserve, com uma seleção que inclui carne suína, para quem busca o melhor em sabor e qualidade. A linha premium da marca pode ser encontrada no site: https://obahortifruti.com.br/oba-reserve/

SOBRE O OBA HORTIFRUTI
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Sugestão de cardápio da nutricionista Renata Guirau para o almoço do Dia dos Pais:

FAROFA SUÍNA COM COUVE

Ingredientes:

2 xícaras de chá de pernil suíno desfiado
2 xícaras de chá de farinha de mandioca
1 xícara de chá de cebola picada
½ xícara de chá de azeitona preta picada
3 xícaras de chá de couve fatiada
2 dentes de alho amassados
4 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de bacon picado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e o bacon em uma panela. Quando o bacon estiver dourado, acrescente o alho e a cebola e refogue bem. Depois, acrescente a couve fatiada, a carne desfiada, as azeitonas picadas, o sal e a pimenta e refogue mais um pouco, até a couve murchar. Acrescente a farinha de mandioca e mexa por mais 2 minutos. Acerte o sal, se necessário. Sirva em seguida.

LOMBO SUÍNO NA PANELA DE PRESSÃO

Ingredientes:

1 kg de lombo suíno em cubos
4 dentes de alho moído
1 xícara de tomates cerejas partidos ao meio
1 cebola média picada
½ pimentão verde picado
½ xícara de molho shoyu
1 xícara de vinho tinto
1 xícara de passata de tomate
Azeite extravirgem
Coentro e alecrim frescos a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo:

Tempere o lombo com o alho, o sal e a pimenta do reino. Deixe descansando na geladeira por duas horas. Misture a cebola, os tomates, o pimentão, o alecrim e o coentro. Aqueça o azeite na panela de pressão e acrescente a mistura dos vegetais.

Quando estiver bem refogado, acrescente os pedaços de lombo temperados, cozinhando para fazer a selagem da carne. Em seguida, acrescente o vinho, o shoyu e a passata de tomate. Feche a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Sirva com batatas assadas ou arroz branco.

FILÉ SUÍNO FÁCIL

Ingredientes:

8 bifes de filé suíno
2 colheres de café de sal
1 colher de chá de gengibre em pó
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Pimenta do reino preta a gosto

Modo de preparo:

Tempere os bifes com o sal, a pimenta e o gengibre em pó. Em uma frigideira com o azeite aquecido, grelhe os bifes até dourar de maneira uniforme.

CARNE LOUCA DE PERNIL

Ingredientes:

1 kg de pernil suíno sem osso
2 tomates cortados em tiras
Sumo de 2 limões
1 xícara de pimentão verde cortado em tiras
3 dentes de alho amassados
1 cebola cortada em tiras
½ xícara de cheiro verde picado
3 colheres de sopa de azeite
Orégano e sal a gosto

Modo de preparo:

Primeiro, corte a carne em fatias finas. Tempere com sal, orégano, azeite e limão, e deixe na geladeira por pelo menos 2 horas. Misture o tomate, o alho, a cebola, o cheiro verde à carne temperada. Leve para a panela de pressão e cozinhe até que a carne fique bem macia (cerca de 50 minutos). Retire da panela e termine de desfiar a carne. Recheie tortas, sanduíches ou use como acompanhamento de saladas e batatas cozidas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto