Logo
Imprimir esta página

Chef Cecília Victorio ensina a preparar Bolo Festivo

Bolo Festivo Bolo Festivo

Sugestão mais rústica combina brigadeiro de ovos moles com creme feito com frutas secas e cobertura charmosa de chantilly

Bolo é sempre uma delícia, principalmente quando ele vem recheado com brigadeiro. Para quem gosta dessa combinação, a chef Cecília Victorio criou uma versão deliciosa recheada com Brigadeiros de Ovos Moles e Frutas Secas e coberta com chantilly.

Essa sugestão rústica, que combina dois recheios de sabores sofisticados com bolo de baunilha super fofinho, é ideal para se transformar na grande atração de uma festa aniversário, de um batizado e até de um mini wedding.

Aproveite a sugestão, capriche na decoração e comemore!

BOLO FESTIVO

Ingredientes da massa:
6 ovos
1 1/2 xícaras de chá de açúcar refinado
1 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de café de fermento em pó
80ml de leite integral
45 ml de óleo de milho
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:

Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar aos poucos e bata por 2 minutos. Junte as gemas e a essência de baunilha e bata rapidamente para misturar. Pare de bater. Acrescente a farinha, alternando com o leite mexendo delicadamente com o fuê. Não bata para não perder o ar incorporado. Adicione o óleo a fio aos poucos e mexa para incorporá-lo a massa. Disponibilize 3 formas redondas com fundo falso de 20cm forradas com papel manteiga. Divida a massa nas 3 formas em quantidades iguais e leve para assar em forno médio por cerca de 30 minutos até fazer o teste do palito e ele sair sequinho.

Ingredientes da calda:
300ml de água filtrada
1 colher de sopa de açúcar refinado

Modo de preparo:

Misture os ingredientes. Coloque num recipiente e mantenha em geladeira até o momento de usar.

Ingredientes da cobertura:
300ml de creme de leito fresco batido em ponto de chantilly.

Ingredientes - Creme de Ovos Moles:
4 gemas
1/4 xícara de chá de açúcar refinado
50ml de leite de coco
1 colher de café de margarina sem sal
55ml de água filtrada
1 colher de café rasa de farinha de trigo
1 colher de café rasa de essência de baunilha

Modo de preparo:

Coloque numa panela o açúcar, o leite de coco e a margarina. Após abrir fervura, formará uma calda. Retire do fogo e reserve. Numa tigela coloque os 55ml de água, a essência de baunilha e a farinha e mexa com fuê até misturá-los. Em seguida, coloque as gemas mexendo rapidamente com o fuê para agregá-las. Coloque aos poucos a mistura das gemas na calda e mexa rapidamente com o fuê para não cozinhar as gemas. Volte ao fogo e mexa até obter um creme. Retire do fogo e deixe amornar.

Ingredientes - Brigadeiro de Creme Ovos Moles:
1 ½ lata de leite condensado
1/3 da lata de creme de leite
50ml de leite de coco
1 colher de chá de margarina sem sal
1 colher de chá de farinha de trigo
1 receita de ovos moles

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa panela e mexa até que estejam agregados. Leve ao fogo e mexa. Assim que começar a ferver e levantar bolhas, deixe mais 1 minuto. Retire do fogo e coloque num bowl untado levemente com margarina. Cubra com plástico filme e deixe esfriar fora da geladeira.

Ingredientes - Brigadeiro de Frutas Secas:
1 lata de leite condensado
50ml de leite de coco
1/3 da lata de creme de leite
1 colher de chá rasa de margarina sem sal
30g de avelãs picadas
30g de nozes picadas
30g de amêndoas em lascas
30g de pistaches picados
30g de figos secos picados
30g de damascos picados
30g de ameixas secas picadas
Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa panela e mexa até que estejam agregados. Leve ao fogo e mexa continuamente. Assim que começar a ferver e levantar bolhas, chamamos de ponto de ebulição. É nesse ponto que o brigadeiro começa a ficar cremoso. Deixe mais 1 minuto, retire do fogo, coloque num bowl untado levemente com margarina. Cubra com plástico filme e deixe esfriar fora da geladeira.

Montagem:

Coloque o primeiro disco de bolo no prato definitivo.
Molhe o disco com a calda.
Coloque o recheio de Brigadeiro de Frutas Secas e espalhe sobre todo disco.
Coloque o segundo disco de massa e aperte levemente.
Molhe o disco de massa com a calda.
Coloque o recheio de Brigadeiro de Ovos moles e espalhe sobre o bolo.
Coloque o terceiro disco e aperte levemente.
Cubra com chantilly espalhando com uma espátula.
Decore conforme sua preferência.

SOBRE A BOLOS DA CECÍLIA

Criada em 2013 a rede de franquias Bolos da Cecília consiste em uma modalidade de negócios 2 em 1 com venda a varejo de bolos tipicamente caseiros, acompanhados de cafés, bebidas, sorvetes e salgados.

O diferencial da empresa é oferecer bolos artesanais, estendendo essa proposta também para seus Bolos Confeitados, Bolos Mousse, Naked Cakes, Bolos Salgados e Cookies.

Com lojas em São Paulo e Rio de Janeiro, a rede oferece vários formatos de negócios para franqueados que quiserem abrir lojas em capitais ou cidades com grande potencial de comercialização nesses estados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto