Logo
Imprimir esta página

5 dicas para deixar a sua salada mais atraente e saborosa

Salada - Divulgação Comitê Umami (Divulgação) Salada - Divulgação Comitê Umami (Divulgação)

A salada faz parte do dia a dia de muitas pessoas que se preocupam com a saúde e gostam de enriquecer o cardápio. Ela pode ser preparada a partir de diferentes tipos de legumes e vegetais, por isso é rica em nutrientes, além de leve, refrescante e versátil, é uma ótima opção para o calor mais frequente desta época do ano.

Pensando em dar um toque mais criativo às refeições diárias, o Comitê Umami, organização responsável por divulgar o quinto gosto do paladar humano, separou dicas que vão deixar qualquer salada de dar água na boca. Confira:

Troque o básico pelo mais gostoso

Em vez de apostar nas convencionais receitas com alface, que tal inovar na preparação? É possível combinar as folhas tradicionais com queijos, castanhas, frutas e legumes, por exemplo. Experimente acrescentar queijo parmesão e tomate-cereja à preparação. Além de serem ingredientes ricos em umami, o queijo dá um toque gourmet à refeição, e o tomate deixa a salada mais apetitosa e colorida.

Varie nos molhos

Nem sempre o vinagre e o azeite são os queridinhos, por isso variar os molhos pode ser uma ótima opção. Uma dica é usar o caldo do limão e pêssego grelhado com cebolinha e creme de leite. O limão oferece um toque cítrico ao prato e o pêssego quebra a acidez da fruta. Outra alternativa rica em umami, é a mistura do molho shoyo com azeite de oliva, suco de limão e gengibre ralado.

Prefira preparações coloridas

Quanto mais colorido for o prato, mais nutritivo e saboroso ele será. Entre as opções de folhas, as mais versáteis são alface, acelga, endívia, rúcula, agrião e couve. Você também pode incrementar a receita com legumes e tubérculos cortados em pequenas fatias, como cenoura, beterraba, batata-doce e até mandioquinha. As combinações deixam a preparação colorida e ainda mais atraente.

Invista também na saúde

É possível criar pratos totalmente novos com ingredientes pouco comuns que, além de proteger o organismo, agregam muito sabor. O cogumelo e o milho, por exemplo, são fontes naturais de umami, e realçam o sabor de qualquer salada. Além disso, o cogumelo contém beta-glucano, que estimula o sistema imunológico, e o milho é um potente antioxidante com alto teor de fibras, que auxilia na manutenção do trato intestinal.

Escolha proteínas

Incluir proteínas nos pratos é uma ótima dica para completar a preparação de forma equilibrada, além de acrescentar uma sofisticação gastronômica aos ingredientes da salada. Experimente acrescentar peito de frango desfiado, atum, salmão, sardinha ou até cortes magros de carne vermelha para dar um toque especial ao prato. Além de terem baixo teor de gordura, proporcionam uma salada mais completa e equilibrada.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto