Logo
Imprimir esta página

Dia Mundial do Queijo: conheça a história da iguaria repleta de sabor e aromas

Batata Gratinada - Marca Tirolez Divulgação Batata Gratinada - Marca Tirolez Divulgação

Tirolez ensina como obter o gratinado perfeito em duas receitas deliciosas para celebrar a data

Em 20 de janeiro, é celebrado o Dia Mundial do Queijo. Que tal conhecer mais sobre a história do queijo? Com mais de seis mil anos, a sua origem é desconhecida, mas há uma lenda muito propagada de que o alimento foi produzido acidentalmente. Um mercador árabe saiu para cavalgar sobre o sol escaldante com o seu cantil, um recipiente para armazenar líquidos. Curiosamente, foi levado leite para matar a sede. Horas depois, ao tentar se refrescar, o mercador notou que aquele leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado e uma porção sólida, o queijo.

Para se fazer bons queijos são necessários anos de experiência. São muitas variáveis envolvidas - algumas bem técnicas -, das quais se podem destacar, principalmente, a qualidade do leite utilizado e o tempo de maturação. Ricos em proteínas, vitaminas e minerais, esses alimentos oferecem diversos benefícios para a saúde. Consumi-los com frequência é indicado, já que são reconhecidos por oferecer proteínas, além de uma quantidade importante de micronutrientes, principalmente o cálcio, além das vitaminas A, B2 e B12 e minerais, como o zinco e o selênio.

O queijo se diferencia ainda por ser versátil, valorizando pratos e ressaltando sabores. Ao utilizá-lo para gratinar pratos, por exemplo, a experiência se torna completamente diferente, com um toque adicional de crocância na superfície, além de que o prato fica de dar água na boca. Mas você sabe como gratinar? A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, dá três dicas fundamentais para quem quer aprender como gratinar:

- Preaqueça o grill do forno até o metal ficar incandescente para acelerar o processo de dourar e evitar que o alimento passe do ponto;
- Pincele levemente os alimentos com óleo para acelerar o ganho de cor e aumentar os sabores. Limpe qualquer excesso para evitar que bolhas estourem;
- Coloque a superfície do alimento perto do elemento de aquecimento, a cerca de 2,5 cm de distância, e verifique com frequência, assim que começar a ganhar cor, ou a cada minuto. Vire ou retire o alimento assim que obter a cor desejada. Se necessário, termine o cozimento dentro do forno com o grill desligado.

É algo relativamente simples e fácil, mas fique alerta para atingir o ponto certo. Use o queijo no gratinado e aproveite ao máximo o sabor. Que tal colocar a técnica em prática no Dia Mundial do Queijo em pratos de dar água na boca? Confira como fazer Gnocchi Dourati de Mandioquinha na Manteiga e Sálvia com Brie Gratinado e Batata Gratinada, aproveite com toda a família. E Feliz Dia Mundial do Queijo!

Gnocchi Dourati de Mandioquinha na Manteiga e Sálvia com Brie Gratinado

Ingredientes:

1kg de mandioquinha
Sal a gosto
2 gemas
1 ¼ xícara de farinha de trigo
Noz-moscada
Azeite de oliva extravirgem
100 g de manteiga sem sal
½ maço de sálvia
1 peça de queijo Brie Tirolez
½ xícara de parmesão ralado

Modo de preparo:

- Massa: coloque a farinha em uma tigela, junte a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente 2 colheres (sopa) de água gelada e amasse até ficar uma massa homogênea. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos para descansar.

- Enquanto isso, prepare o recheio: derreta a manteiga e refogue a cebola e o espinafre até murcharem; tempere com sal. Coloque sobre uma peneira para escorrer o excesso de líquido. À parte, misture o creme de leite com os ovos, junte o espinafre refogado e escorrido e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Com a massa gelada, forre uma forma de quiche (26 cm de diâmetro): retire pequenas porções de massa e abra-as diretamente sobre a forma, amassando com as pontas dos dedos até cobrir o fundo e as laterais. Despeje o recheio e disponha os cubos de gorgonzola por toda a superfície.

- Leve para assar em forno preaquecido (200ºC) por 40 minutos ou até que a superfície esteja dourada e firme. Sirva acompanhada de salada verde.

Batata Gratinada

Ingredientes:

1 kg e ½ de batata-ágata
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo ou maisena
½ kg de Mussarela Tirolez
3 xícaras (chá) de Creme de Leite Pasteurizado Tirolez
3 colheres (sopa) de Manteiga de Primeira Qualidade com Sal Tirolez
1 copo de Requeijão Cremoso Tirolez 200 g
150 g de Queijo Parmesão Ralado Tirolez
1 cebola de cabeça grande ralada
2 dentes de alho grandes picadinhos
2 colheres (sopa) de orégano
Sal, pimenta-calabresa, pimenta-do-reino

Modo de preparo:

- Descasque as batatas, corte-as em rodelas de 1cm de espessura e cozinhe. Coloque uma pitada de sal e de pimenta-do-reino na água. Importante: a batata não pode cozinhar muito, devendo ficar em um ponto que não se desmanche.

- Após cozinhar a batata, escorra a água. Deixe descansar por 5 minutos.

- Em uma panela, derreta a manteiga, adicione o orégano e misture as batatas de modo que todas recebam o banho de manteiga com orégano.

- Unte um recipiente de tamanho médio. Cubra o fundo do recipiente com uma camada de batata. Passe o requeijão cremoso em todas as batatas. Salpique queijo parmesão ralado até cobrir as batatas. Cubra as batatas com uma camada de mussarela fatiada. Repita os ingredientes, começando com as batatas.

- Na mesma panela em que foram misturados a batata, a manteiga e o orégano, tire o excesso de gordura e afogue a cebola, o alho e os demais temperos.

- À parte, dissolva a farinha de trigo ou a maisena no leite e misture com a cebola e o creme de leite.

- Despeje o molho no recipiente, deixando que penetre entre as batatas. O molho deve cobrir todas as camadas. Salpique parmesão ralado bem em cima do molho.

- Leve ao forno a 250 °C por mais ou menos 40 minutos.

- Sirva quente.

Saiba mais curtindo as redes sociais da marca ou acesse o site
www.tirolez.com.br

Sobre a Tirolez

Fundada há 39 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto