Brasil,

Nutricionista Fernanda Farias alerta sobre os exageros das festas de fim de ano

Nutricionista Fernanda Farias alerta sobre os exageros das festas de fim de ano

Profissional dá dicas para evitar cair na tentação das ceias de Natal e Ano Novo

Está chegando o fim do ano e junto com ele as festas e comemorações da época. É neste período que muitas pessoas acabam recuperando o peso que demoraram alguns meses para conseguir eliminar.

Passadas as celebrações, a batalha para o corpo ideal inicia novamente. Entretanto, algumas atitudes podem ser adotadas para amenizar os riscos de ganho de medidas. “Precisamos pensar que as festas de Natal e Ano Novo fazem parte da nossa cultura. Lembre-se que não são as ceias que precisam que mudar, mas sim o seu comportamento na hora de comê-las”, explica a nutricionista, especialista em neurolinguística, Fernanda Farias.

Ainda segundo a profissional, é importante que nos dias das ceias se façam as refeições normalmente, inclusive as intermediárias: “Muitas pessoas não consomem quase nada para chegar a noite e comer tudo aquilo que deixaram de ingerir durante o dia. Porém, sempre que houver um consumo exagerado, o corpo utiliza o que ele precisa e o restante ele reserva”, alerta.

O que podemos fazer para evitar esses excessos?

Não abuse das quantidades. Nem dos salgados e nem dos doces. Muitas pessoas dizem que é ‘só um dia no ano’, que só consomem neste período, e, por isso, exageram. Mas é importante salientar que muitos dos alimentos preparados nas ceias nós temos todos os meses.

Enquanto não chega a hora do jantar ou prepara os alimentos, evite beliscar. Com beliscos perde-se a noção da quantidade que foi ingerida.

Há medidas que possam nos auxiliar na redução de calorias nos pratos da ceias?

Para o preparo dos alimentos, utilize produtos light, como maionese, requeijão, creme de leite e leite condensado, e opte por carnes magras, como chester, lombo ou cordeiro. Assar ou cozinhar são as opções ideais para a elaboração dos pratos.

As sobremesas, geralmente, são muitas e essa variedade faz com que as pessoas queiram provar uma porção de cada, levando ao consumo exagerado. Prepare uma única opção de sobremesa.

Cuidado também com a bebida alcoólica. Copo vai, copo vem e muitas calorias entram em nosso organismo também.

Essas pequenas mudanças farão uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas.

Quais são os pratos/quitutes que mais enganam, sendo os mais calóricos nas festas de fim de ano?

Os petiscos podem ser os ‘vilões’ para aqueles que não resistem à espera da ceia. Para enganar a fome, costuma-se servir oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim, nozes) e frutas secas como aperitivos, as quais são ricas em gorduras boas e fibras, porém são calóricas. Então, cuidado com a quantidade.

E as bebidas, quais são as mais calóricas? Há sugestões de trocas?

As bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo, apenas carboidratos, o que comprova seu alto valor calórico. Cerca de um grama de álcool gera sete calorias.

Normalmente, as bebidas destiladas (vodka, uísque, tequila, rum) são mais calóricas que as bebidas fermentadas (vinho, espumante, cerveja, saquê). Então, se você está pensando em manter a forma sem deixar de apreciar uma bebidinha, prefira os fermentados. Mas cuidado com o excesso. A palavra de ordem deve ser sempre moderação.

Há alguma dica para nos darmos conta de quando estamos saciados?

Comer devagar, mastigar mais os alimentos e saborear as preparações irão fazer com que possamos nos sentir saciados com uma menor quantidade de alimentos e, consecutivamente, com uma menor quantidade de calorias. O cérebro leva cerca de 20 minutos, a partir da primeira garfada, para registrar que o estômago está cheio. Portanto, quanto mais rápido você se alimentar, mais tenderá a comer.

Depois do exagero vem o peso na consciência. Além dessas dicas, há algo para amenizar o ‘prejuízo’ no dia posterior?

Se houve algum excesso alimentar na ceia, busque, no dia seguinte, fazer refeições com alimentos menos calóricos e que contenham bastante água na composição, como frutas, legumes e verduras.

DICAS EXTRAS DA NUTRICIONISTA FERNANDA FARIAS

- Faça das companhias seu foco principal e desvie sua atenção da comida. No momento oportuno, monte seu prato e saboreie devagar e com prazer os alimentos escolhidos. Mastigue bem, assim você sentirá também melhor o sabor dos alimentos.

- No dia da ceia e do almoço de Natal e/ou Ano Novo movimente-se. Faça caminhada ou alguma atividade física.

- Tão importante quanto montar um prato equilibrado e colorido é saboreá-lo. Nos dias que antecedem as festas, prefira ter uma alimentação leve, rica em cereais integrais, frutas, verduras e carnes magras.

RECEITAS

FAROFA FUNCIONAL

Ingredientes

- 1 xícara de chá de semente de linhaça

- 1 xícara de chá de farelo de arroz

- 1 xícara de chá de farelo de aveia fino

- ½ xícara de chá de gergelim torrado

- 2 xícara de chá de castanhas variadas (castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas e amendoim)

- ½ xícara de chá de sementes de abóbora torradas

- Sal e pimenta (a gosto)

Opcional:

- 2 colheres de sopa de uva passa

- 2 colheres de sopa de damasco

Modo de preparo

1. Em uma frigideira, coloque todas as sementes e deixe-as dourar.

2. Em um processador ou liquidificador, coloque as sementes e os demais ingredientes (farelo de arroz, farelo de aveia e castanhas). Bata até que se obtenha uma consistência de farofa.

3. Tempere a gosto e decorre, se desejar, com as uvas passas e com os damascos.

PEITO DE PERU COM ERVAS E IOGURTE

Ingredientes para o peru

- 3 peitos de peru

- Sal e pimenta (a gosto)

- 2 colheres de sopa de salvia

- 1 colher de sopa de alecrim

Modo de preparo do peru

1. Tempere o peito de peru com sal, pimenta, salvia e alecrim.

2. Grelhe nos dois lados e leve ao forno aquecido médio por 15 minutos.

Ingredientes para o molho

- 1 de xícara de leite desnatado e sem lactose

- 2 colheres de sopa de ervas (manjericão, cebolinha verde, alecrim, entre outras)

- 1 colher de chá de mel

- Pimenta e sal (a gosto)

- ½ iogurte natural desnatado

- ½ xícara de vinagre balsâmico ou vinho branco

Modo de preparo do molho

1. Em uma panela, ferva o leite com as ervas. Após, junte o mel, a pimenta e acrescente o sal. Retire do fogo, adicione o iogurte e misture bem.

2. Em outra panela, leve ao fogo baixo o vinagre balsâmico/vinho branco, deixando-o no fogo até que reste 1/3 do volume inicial.

3. Ainda quente, una as duas misturas.

4. Regue o peito de peru com o molho de iogurte quente. Decore com ervas.

SALADA TROPICAL

Ingredientes

- 4 colheres de sopa de ricota amassada

- 2 colheres de chá de uva passa

- 2 colheres de chá de salsa picada

- 10 folhas de alface americana picadas

- 6 fatias finas de manga cortadas em cubos

- 2 fatias finas de abacate

- Limão e sal (a gosto)

Modo de preparo

1. Numa vasilha, coloque a ricota, as uvas passas e a salsa. Misture bem.

2. Junte a alface, a manga e o abacate.

3. Misture os ingredientes e tempere com limão e sal.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::