Brasil,

Receitas de Natal do chef Carlos Bertolazzi desenvolvidas especialmente para a Seara

Fiesta recheado com creme de castanha

Por: Carlos Bertolazzi do Zena Caffè

Preparo: 3h, + tempo de marinada

Serve : 8 pessoas

Ingredientes:

1 Fiesta Seara de cerca de 3,5kg

Para o Recheio

200g de farinha de rosca caseira

4 anchovas

1 colher de sopa de pinoli

1 colher de sopa de nozes

1 colher de sopa de uva passa branca.

Alecrim

50g de manteiga

Para a Redução de Vinho e Uva

300ml de Caldo de Fiesta Seara

300ml de Vinho Tinto Seco

100g de uva tinta de mesa

Para o Creme de Castanha

5 batatas-doce médias cozidas

150g de castanha (portuguesa) cozida e sem casca

50g de manteiga

Leite q.b. (quanto baste)

Sal e Pimenta q.b

Modo de preparo:

• Retire os dois peitos do Fiesta Seara reservando a carcaça e as asas para preparar o caldo. As coxas com sobrecoxas podem ser utilizadas em outra receita.

• Abra o peito batendo bem sobre um filme de plástico. Tempere com sal e pimenta e reserve.

• Em uma frigideira doure a farinha de rosca na manteiga com os outros ingredientes. Retire o alecrim e deixe esfriar.

• Recheie os peitos do Fiesta Seara com a farofa e enrole-os em plástico filme. Se você tiver uma máquina de vácuo sele-os e cozinhe em banho-maria por cerca de 40 minutos. Caso contrário, coloque em uma assadeira com água no forno médio.

• Prepare o molho reduzindo o caldo de Fiesta Seara com o vinho tinto e acrescentando as uvas no final. Ajuste de sal e pimenta.

• Processe a batata doce com as castanhas e retorne para uma caçarola. Adicione a manteiga e mexa bem. Vá acrescentando leite até obter a consistência desejada. Ajuste de Sal e Pimenta.

• Na hora de servir, doure o peito de Fiesta Seara em uma frigideira e sirva com o molho, acompanhado pelo creme de castanha.

Tender Seara com Molho Sweet & Chilli e Couscous de Quinoa

Por: Carlos Bertolazzi do Zena Caffè

Preparo: 1h15

Serve : 8 pessoas

Ingredientes

1 Tender Seara de 1,2 kg

Cravos da Índia

3 dentes de alho descascados

2 pimentas dedo de moça sem semente

1/4 de xícara de vinagre de vinho branco

1/2 de xícara de açúcar

3/4 de xícara de água meia colher de amido de milho

1/2 colher sobremesa de sal

Preparo

• Faça corte quadriculares no Tender Seara e coloque os cravos nas junções.

• Processe todos os ingredientes do molho, menos a água e o amido de milho. Leve em uma panela ao fogo alto e deixe ferver, adicionando o amido diluído em água.

• Abaixe o fogo e cozinhe até que a mistura engrosse.

• Pincele o Tender Seara com essa mistura e leve ao forno moderado por cerca de 40 minutos. Sirva acompanhado do resto da calda.

Couscous de Quinoa

• 200g de Quinoa em grãos

• 100g de Cenoura cortada em cubos pequenos

• 100g de Abobrinha Italiana cortada em cubos pequenos

• 100g de vagem holandesa

Preparo

• Cozinhe a quinoa em 400 ml de água, uma colher de chá de manteiga e sal a gosto em fogo baixo. Quando a água secar estará pronta.

• Coloque uma panela com água abundante e sal para ferver. Branqueie os legumes rapidamente em água fervente.

• Em seguida resfrie e reserve.

• Misture os legumes com a quinoa, aqueça e sirva acompanhado do Tender Seara.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: