Logo
Imprimir esta página

Três receitas com sabor de Mata Atlântica

Fruto da palmeira juçara - Créditos: Divulgação Fruto da palmeira juçara - Créditos: Divulgação

Bioma bem conservado garante o fornecimento de frutos, sementes e produtos nativos para diferentes pratos e ocasiões

Com áreas remanescentes no litoral brasileiro, a Mata Atlântica é o lar de cerca de 20 mil espécies de plantas, sendo que 40% delas são endêmicas e não ocorrem em nenhum outro lugar no planeta. Sozinhos ou combinados, ingredientes naturais derivados dessas plantas são um prato cheio para chefs e cozinheiros amadores que desejam explorar novos sabores.

Entretanto, a coordenadora de Áreas Protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Marion Silva, destaca que os produtos que vêm da natureza devem ser usados de forma sustentável.

“A Mata Atlântica nos presenteia com cores, texturas e sabores únicos. Contudo, o consumo desses produtos deve partir de uma produção sustentável e respeito às legislações específicas para que o desenvolvimento das espécies e a biodiversidade não sejam comprometidos. Ao adquirirmos produtos de agricultores que têm esse cuidado, comprovamos que é possível gerar renda a partir da conservação da natureza, além de termos ingredientes diferenciados em nossa mesa”, afirma, ressaltando que a Mata Atlântica tem grande potencial turístico, seja gastronômico, de lazer, aventura, histórico, cultural e de contemplação da natureza.

Para seguir, inspirar e trazer novas experiências, aqui estão três receitas feitas com ingredientes encontrados na Mata Atlântica:

1. O cambuci é uma árvore frutífera rica em vitamina C e antioxidantes, facilmente encontrada na Serra do Mar Paulista. Já chegou a estar em perigo de extinção por causa da intensa exploração de sua madeira. Hoje ela está fora de risco devido às descobertas do potencial gastronômico de seu fruto, que tem o mesmo nome. A receita é o filé de linguado com crosta de coco e ervas ao molho de cambuci.

Ingredientes:

- 6 filés limpos de linguado

- 1 xícara de coco desidratado

- 1 colher (sopa) de alecrim picado

- 1 colher (sopa) de tomilho picado

- 70g de manteiga sem sal

- 2 fatias de pão de forma torradas e trituradas (como uma farofa)

- 4 frutos de cambuci picados

- 200 ml de caldo de peixe natural

- 20g de açúcar mascavo

- 400g de mandioquinha (batata salsa), sem casca, picada

- 100 ml de creme de leite fresco

- 1/2 xícara de polpa de maracujá doce

- 50 ml de azeite

- Sal

- Pimenta-do-reino

Preparo:

Tempere o filé de linguado com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Em uma frigideira grelhe o peixe dos dois lados e reserve. Misture a farofa de pão de forma com a manteiga, o alecrim, o tomilho, o coco desidratado e uma pitada de sal. Faça uma pasta e coloque por cima do linguado grelhado e leve ao forno pré-aquecido a 160°C por 7 minutos. Em uma panela, coloque o caldo de peixe para ferver junto com o cambuci picado. Em seguida, acrescente o açúcar mascavo e deixe ferver por 5 minutos. Depois, bata no liquidificador até ficar bem fino. Em uma panela com água fervente, cozinhe a mandioquinha até ficar mole. Acrescente a polpa de maracujá, retire do fogo, escorra a água e bata no liquidificador. Retorne o creme de mandioquinha no fogo, misture o creme de leite e deixe reduzir um pouco. Tempere com o sal e bata com um batedor de arame para oxigenar. Em seguida, o prato deve ser servido com o molho de cambuci em cima do peixe recém-assado. O creme de mandioquinha pode ser servido ao lado.

2. A uvaia tem perfume delicado, realçado em doces e bebidas. É uma boa fonte de vitaminas C e A, encontrada principalmente na Serra do Mar, no Paraná. Por ser uma fruta muito consumida por várias espécies de aves, a sua árvore é utilizada em projetos de reflorestamento, que se tornam mais eficazes com a dispersão de sementes por meio dos pássaros. A receita é a geleia de uvaia.

Ingredientes:

- 600g de polpa de uvaia (sem as sementes)

- 1 xícara (chá) de água mineral

- 400g de açúcar cristal

Preparo:

Bata a polpa com a água no liquidificador, passe pela peneira e junte o açúcar cristal. Leve ao fogo numa panela grande de fundo grosso e cozinhe mexendo sempre até atingir o ponto de geleia (ao pingar num prato ela não escorre). Coloque em vidros esterilizados com água fervente e bem secos e guarde na geladeira. Se armazenados na geladeira, cada pote tem validade de até 2 meses.

3. O fruto da palmeira-juçara ficou conhecida como o “açaí da Mata Atlântica”, com enorme potencial de mercado e alto teor de ferro, potássio e antocianina. Apesar de a extração do palmito ser proibida, o uso das frutinhas é permitido. A receita é o pudim de juçara.

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite

- 3 ovos

- 2 copos de fruto de juçara

- 3 colheres de açúcar

- 3 colheres de açúcar

Modo de preparo

Ligue o forno para aquecer por 10 minutos, em fogo baixo. Faça uma calda com as três colheres de açúcar e deixe esfriar. Bata no liquidificador o leite condensado, creme de leite, ovos e a juçara por três minutos ou até misturar bem todos os ingredientes. Em seguida, coloque o pudim sobre a calda e leve para assar em banho-maria por aproximadamente 40 minutos.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. A instituição defende que o patrimônio natural bem conservado é a base para o desenvolvimento econômico e bem-estar social. Também promove ações de engajamento e sensibilização, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto