Logo
Imprimir esta página

Tirolez ensina como utilizar diferentes queijos nos preparos diários

Sanduiche Gratinado do Reino - Marca Tirolez divulgação Sanduiche Gratinado do Reino - Marca Tirolez divulgação

Conhecer as texturas e sabores facilita na harmonização das suas receitas e ressalta o sabor

O queijo que conhecemos hoje foi descoberto acidentalmente, ao que tudo indica no ano de 2800 a.C., quando o leite ficou armazenado no fogo ou guardado em um saco feito do estomago de um animal. O resultado surpreendeu, já que a bebida se separou em um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida, o queijo.

Considerado uma iguaria na culinária, o queijo é um alimento presente nos preparos do dia a dia. Em suas diversas formas, cores, texturas e origens, o ingrediente dá um toque especial nas receitas. A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de queijos do País, dá algumas dicas de como esse produto é tão versátil e saboroso. Veja abaixo:

Queijo mussarela: um dos mais utilizados nas receitas do dia a dia, tem um sabor suave e derrete com facilidade. Está presente nos preparos quentes como pizzas, tortas e lanches ou até mesmo em saladas.

Queijo parmesão: tem sabor mais acentuado e textura dura, sendo mais utilizado ralado sobre massas e molhos para realçar os pratos. É uma ótima opção para gratinar ou para compor uma tábua com diferentes tipos de queijos.

Queijo gorgonzola: o queijo tem um sabor intenso e picante com textura cremosa. Por ser picante e de sabor mais acentuado, é utilizado para incorporar molhos, massas e sopas. É uma boa opção para uma tábua de frios, acompanhando uvas verdes, geleias doces e até mesmo mel. O sabor é surpreendente.

Queijo reino: Firme, porém cremoso, o queijo do Reino é levemente picante e salgado. Muito comum no nordeste do país, ele pode ser usado em lanches, recheios de tortas, massas e pode até mesmo ser fatiado nos lanches.

Queijo Gruyère: é um dos queijos que compõe a tradicional fondue suíça e os deliciosos croque monsieur e madame. Tem um sabor suave e adocicado, além de derreter sem dificuldades, sendo uma ótima escolha no preparo de quiches, recheio de sanduíches e pães. Fica delicioso e tem seu sabor realçado quando acompanhado de figos secos, nozes e presunto defumado ou di parma.

Queijo Gouda: semi-duro ou duro, dependendo do tempo de maturação, o queijo Gouda tem sabor levemente adocicado e que se intensifica conforme vai envelhecendo. Presente nas tábuas de queijo, o Gouda permite combinações com frutas, vinhos e cerveja. Pela sua textura e fácil derretimento, é uma boa alternativa para recheios.

Queijo Brie: seu consumo pode ser puro, acompanhado de geleias doces, amêndoas e frutas.

Outros queijos como a ricota, usada para rechear, ou o queijo minas frescal, acompanhando sobremesas, são bem versáteis. Basta usar a imaginação. Para inspirar, duas receitas saborosas: Sanduiche Gratinado do Reino e Quiche Lorraine.

Sanduiche Gratinado do Reino

Ingredientes

4 fatias de pão de forma
150 g de creme de leite
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
4 fatias de presunto cozido
80 g de Queijo Reino Lanche Abre Fácil Tirolez ralado grosso
30 g de Queijo Reino Lanche Abre Fácil Tirolez ralado fino

Modo de Preparo

- Toste o pão de forma na frigideira até dourar e reserve.

- Tempere o creme de leite com sal, pimenta e noz moscada e reserve.

- Separe cada fatia do pão e espalhe 1 colher (chá) de creme de leite, coloque 2 fatias de presunto metade do queijo ralado grosso e finalize com a outra fatia do pão. Repita a montagem com as outras duas fatias.

- Coloque em um refratário os sanduiches, cubra com o creme de leite restante e polvilhe o queijo ralado fino. Leve ao forno aquecido a 180 °C por 10 minutos ou até que esteja gratinado.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Quiche Lorraine

Ingredientes:

Para a massa:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
1 colher (chá) de sal (5 g)
½ embalagem de Manteiga Tirolez sem Sal (100 g)

Para o recheio:

100 g de bacon em fatias
150 g de Gruyère Tirolez
2 ovos
1 xícara (chá) de leite (200 ml)
1 xícara (chá) de Creme de Leite Fresco Tirolez (200 g)
Sal
Pimenta-do-reino recém-moída
Noz-moscada

Modo de Preparo:

Prepare a massa:

- Coloque a farinha e o sal em uma tigela, acrescente a manteiga gelada cortada em pequenos pedaços e, com as pontas dos dedos, amasse ligeiramente, formando uma farofa.

- Adicione aos poucos até 3 colheres (sopa) de água e, ainda com as pontas dos dedos, amasse o mínimo possível, até que as partículas se aglutinem, formando uma massa.

- Cubra e deixe na geladeira descansando por 15 minutos.

- Coloque a massa entre dois sacos plásticos e abra-a com um rolo. Retire um dos sacos plásticos e vire a massa sobre uma forma de fundo removível própria para quiche (25 cm de diâmetro x 3 cm de altura).

- Retire o segundo saco plástico e acomode a massa na forma, forrando o fundo e as laterais.

- Com um garfo, faça furinhos no fundo. Cubra com filme plástico e leve de volta para a geladeira por mais 15 minutos ou até ficar gelada.

- Enquanto isso, preaqueça o forno regulado em temperatura de 180 °C.

- Leve a massa ao forno para pré-assar por 15 a 20 minutos (até que fique levemente dourada). Retire do forno e reserve.

Faça o recheio

- Em fogo médio, frite as fatias de bacon em uma frigideira antiaderente sem óleo. - Quando estiverem douradas, retire-as e deixe-as secando em papel-toalha.

- Depois de frias, corte-as em pequenos pedaços.

- Rale o queijo tipo gruyère no ralo fino e coloque-o sobre a massa pré-assada, pressionando delicadamente para que fique bem distribuído.

- Polvilhe os pedacinhos de bacon por cima.

- Em uma tigela, misture os ovos, o leite e o creme de leite até ficar homogêneo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada na hora.

- Distribua essa mistura sobre o recheio de queijo tipo gruyère e bacon.

- Asse a quiche em forno preaquecido, a 160 °C, por 20 a 25 minutos ou até que a superfície esteja dourada.

- Sirva em seguida

Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 1 porção

Saiba mais curtindo nossas redes sociais ou acesse:
www.tirolez.com.br
Prove nosso amor

Sobre a Tirolez

Fundada há 38 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado artesanal e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 40 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto