Logo
Imprimir esta página

Pernil de cordeiro assado à moda alentejana

Pernil de cordeiro assado à moda alentejana

Pernil de cordeiro assado à moda alentejana

Ingredientes:
2kg de pernil de cordeiro de qualidade
1,5kg de batatas, descascadas e cortadas ao meio
200g de manteiga
2 cebolas raladas
1 cabeça de alho (3 dentes descascados e esmagados, e os demais inteiros)
1 maço pequeno de alecrim picado
Raspas de limão
Azeite
Sal marinho
Pimenta do reino moída

Modo de Preparação:

Pré-aqueça ao forno na temperatura máxima e coloque uma assadeira para as batatas na parte inferior

Misture o alho esmagado, alecrim picado, as raspas de limão e azeite juntos

Tempere o cordeiro com sal e pimenta

Esfregue a marinada e cebola no cordeiro

Passe manteiga amolecida pelo cordeiro

Descasque as batatas e coloque-as para cozinhar em água fervente por 10 minutos

Adicione ramos de alecrim e dentes de alho inteiros, tempere com sal e pimenta e adicione azeite extra-virgem. Quando elas estiverem levemente douradas, coloque-as sob o cordeiro para que peguem todos os seus sucos.

Cozinhe o cordeiro por cerca de uma hora e 15 minutos se você quiser a carne rosada, ou uma hora e meia se você quiser mais ao ponto

Tire o cordeiro do forno e o cubra com papel alumínio

Deixe assim por 15 minutos antes de servir

Sirva com batatas
Para harmonização do prato:
Dicas de harmonização de Jean Stelmach, embaixador do Vinhos do Alentejo no Brasil

Sugestão 1
Pêra Grave Tinto 2015 – Évora – Alentejo – Portugal
Produzido na Quinta São José de Peramanca neste corte brilham as uvas Cabernet Sauvignon, Aragonez, Syrah e Alicante Bouschet estagiados 12 meses em carvalho francês. A cor é de um rubi brilhante. Têm um equilíbrio perfeito entre a fruta, notas de especiarias e tabaco. Na boca é longo e intenso de acidez refrescante e taninos redondos.
Onde encontrar: Importadora Clarets

Sugestão 2
Bojador de Talha Tinto 2016 DOC – Vidigueira – Alentejo – Portugal
Há pelo menos dois mil anos de história na forma como este vinho é feito. Talhas de barro. Um corte das uvas Trincadeira, Moreto e Tinta Grossa vinificados da forma mais natural possível com leveduras selvagens e intervenções mínimas. Linda cor rubi. Vinho intenso e muito frutado remetendo a frutos silvestres. Excelente textura com taninos marcantes e acidez fresca.
Onde encontrar: Importadora Winelovers

Sugestão 3
Herdade do Peso Colheita 2015– Vidigueira – Alentejo – Portugal
Este corte de Aragonez, Syrah e Alicante Bouchet de seleção manual das uvas vindas das melhores parcelas de vinhas permitem ao enólogo fazer um vinho perfumado, muito fresco e intenso. De uma cor rubi, muita fruta e especiarias no nariz e na boca. No fim se nota a elegância dos taninos e a presença do carvalho usado com maestria.
Onde encontrar: Importadora Zahil

Sugestão 4
Esporão Reserva 2015 – Reguengos – Alentejo – Portugal
Uma seleção criteriosa das uvas Alicante Bouchet, Aragonez, Trincadeira e Cabernet Sauvignon. A fermentação é feita em aço inox e uma parte em lagares pequenos. Depois de ajustadas as proporções das uvas no novo lote o vinho pronto estagia parte em carvalho americano e parte francês por 12 meses seguidos de mais 8 meses em garrafa. É um vinho muito rico em tudo. Cor, aromas, sabores e texturas são equilibrados e feitos para comida.
Onde encontrar: Importadora Adega Alentejana

Sugestão 5
Vinha das Romãs 2015 – Arraiolos – Alentejo – Portugal
Este vinho reflete o equilíbrio perfeito do trabalho da natureza, do homem e suas tecnologias. As uvas Syrah e Touriga Franca são selecionadas, vinificadas e ao terminar a fermentação o lote todo estagia 20 meses em carvalho francês. É um vinho complexo. Logo no nariz tem uma fruta negra intensa, muita especiaria e notas que remetem a bosque. Tem corpo, taninos carnudos, mas elegantes, equilibrados por uma acidez vivaz.
Onde encontrar: Importadora Tahaa Vinhos

SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto