Logo
Imprimir esta página

4 receitas de bolos surpreendentes e fáceis para comemorar o aniversário da cidade de SP

4 receitas de bolos surpreendentes e fáceis para comemorar o aniversário da cidade de SP

Aproveitando que na próxima segunda-feira, 25, a cidade de São Paulo irá completar 462 anos, nada melhor do reunir os amigos e a família para comemorar, certo?

Porém, o aniversário só está completo se tem bolo e pensando nisso, gostaria de sugerir uma pauta com 4 receitas deliciosas e fáceis para serem feitas nesta data.

As receitas, que agradam paladares veganos, aos que não podem comer açúcar e as “formigas de plantão”, foram retiradas dos livros Fabulosos, 100 receitas para festinhas e 50 doces veganos, e Sobremesas sem açúcar, da Editora Alaúde.

Bolo de framboesas e limão com chantili de coco – Livro Fabulosos

Tempo de preparo + cozimento 1 hora (+refrigeração e descanso) rende 10 porções

Deixe o leite de coco na geladeira desde a véspera para preparar esta receita.

Ingredientes
20 g de manteiga derretida
2 limões
185 g de manteiga amolecida
11/2 xícara (330 g) de açúcar
4 ovos
1 xícara (150 g) de farinha de trigo comum
1/2 xícara (75 g) de farinha de trigo com adição de fermento
1/2 xícara (40 g) de coco ralado
1/2 xícara (125 ml) de leitelho*
1 xícara (150 g) de frutas vermelhas sortidas congeladas
11/2 xícara (250 ml) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de coco
125 g de framboesas
1/2 xícara (25 g) de coco em flocos (ver DICAS)

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 160 °C. Use um pincel para untar bem uma fôrma de furo no meio com 24 cm de diâmetro e bordas altas com a manteiga derretida.
2. Use um ralador fino ou um zester para raspar a casca dos limões. Reserve separadamente 2 colheres (chá) para a massa e 1 colher (chá) para o chantili de coco. Esprema 1 limão; você vai precisar de 2 colheres (sopa).
3. Coloque a manteiga e o açúcar em uma tigela pequena e bata com uma batedeira portátil até obter um creme pálido e fofo. Adicione os ovos, um a um, até incorporar; pode ser que nesta etapa a massa fique com alguns grumos. Transfira para uma tigela grande e misture as farinhas peneiradas, o coco ralado, o leitelho*, as frutas vermelhas congeladas, as raspas de casca reservadas e o suco do limão. Preencha a fôrma preparada e alise a superfície.
4. Asse o bolo por 50 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixe descansar na fôrma por 5 minutos antes de desenformar sobre uma grelha para esfriar.
5. Enquanto isso, coloque o creme de leite em uma tigela metálica e junte o açúcar e o restante das raspas de casca de limão reservadas. Bata com uma batedeira portátil até obter picos moles. Misture delicadamente a essência de coco à mão.
6. Espalhe metade do chantili de coco sobre o bolo e decore com as framboesas e o coco em flocos. Sirva acompanhado do restante do chantili de coco.

*Dica: No lugar dos flocos de coco, você pode cortar tiras de polpa de coco, como mostra a foto ao lado. Se não encontrar leitelho pronto, prepare uma versão caseira misturando 1/3 de iogurte natural desnatado e 2/3 de leite desnatado.
Faça antes: Este bolo fica mais gostoso se assado no dia.

Bolo invertido de banana – Livro 50 doces veganos

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 10 fatias

Calda:
1½ xícara de açúcar cristal orgânico
½ xícara de água
3 bananas nanica maduras, sem casca, cortadas em rodelas de 1 cm

Massa:
1½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de flocos de amaranto
½ xícara de óleo
1 xícara de leite vegetal (pp. 14-15)
1 xícara de açúcar cristal
1 colher (chá) de vinagre branco
ou de maçã
1 colher (chá) de goma xantana
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo:
1. Comece pela calda. Leve ao fogo o açúcar, mexendo sempre até derreter e formar um caramelo não muito escuro (quando escurece, fica amargo).
2. Retire do fogo e junte a água, com cuidado. Misture e volte ao fogo, mexendo até dissolver. Deixe ferver. Retire do fogo.
3. Unte uma fôrma de bolo inglês média com óleo e espalhe o caramelo somente no fundo da fôrma (guarde um pouco para usar na hora de servir). Cubra o fundo com as rodelas de banana e reserve.
4. Preaqueça o forno a 180 °C.
5. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e o amaranto. Misture bem e adicione os ingredientes restantes, sempre misturando, até obter uma massa homogênea.
6. Transfira para a forma reservada e leve ao forno por 40 minutos ou até assar e dourar. Retire do forno e desenforme com cuidado. Deixe esfriar. Na hora de servir, regue com o caramelo reservado.

Bolo de chocolate com morangos – 100 receitas para festinhas

Tempo de preparo: 1h10
Rendimento: 15 fatias
Ingredientes:

Massa
1 xícara de açúcar
½ xícara de manteiga
6 ovos, claras e gemas separadas
½ xícara de leite
1 xícara de chocolate em pó
1½ xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 receita de brigadeiro (ver pág. 141)

Cobertura
1 lata de creme de leite
200 g de chocolate meio amargo ralado
Morangos inteiros para decorar folhas de hortelã (opcional)

Preparo:
Na vasilha da batedeira, coloque o açúcar e a manteiga e bata em velocidade média até virar um creme esponjoso. Junte as gemas e o leite e bata por 3 minutos. Em seguida, adicione o chocolate em pó e a farinha e bata até obter uma massa lisa e brilhante. Desligue a batedeira e incorpore delicadamente as claras batidas em neve e o fermento. Coloque a massa obtida numa assadeira redonda de borda alta, untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido a 180 °C por 25 minutos. Faça o teste do palito para checar se o bolo está bem assado. Retire-o do forno e deixe esfriar, já desenformado. Faça o recheio seguindo as instruções da receita. Faça a cobertura: em uma vasilha, coloque o creme de leite e o chocolate meio amargo. Aqueça em banho-maria por alguns minutos e mexa até derreter o chocolate. Para montar o bolo, corte-o ao meio e empregue o recheio de chocolate. Recoloque a parte retirada e espalhe a cobertura por toda a superfície. Finalize a decoração, arrumando os morangos em cima do bolo. Intercale algumas folhinhas de hortelã, se estiver usando.

Bolo de chocolate e pistache – Livro Sobremesas sem Açúcar

Preparo: 10 minutos
Forno: 30 minutos
Rendimento: 6 PESSOAS

Ingredientes:
100 g de chocolate amargo
(com 90% de cacau)
3 ovos
uma pitada de sal
1 caixinha (200 g) de creme de leite light
1/3 de xícara (chá) de amido de milho
2 colheres (chá) de fermento químico instantâneo em pó
6 colheres (sopa) de adoçante em pó para uso culinário
5 colheres (café) de cacau em pó
40 g de pistaches descascados sem sal grosseiramente picados

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 °C.
Coloque o chocolate em uma tigela refratária, ponha a tigela dentro de uma panela maior cheia de água e derreta em banho-maria, lembrando que o fundo da tigela não deve tocar a água da panela.
Separe as claras e reserve as gemas. Acrescente o sal às claras e bata em ponto de neve bem firme.
Em uma tigela, misture as gemas, o creme de leite, o amido de milho, o fermento, o adoçante, o cacau em pó, os pistaches picados e o chocolate derretido. Incorpore os ingredientes.
Com uma espátula, junte as claras e misture delicadamente, até obter uma massa homogênea.
Despeje a massa em uma fôrma previamente untada com manteiga. Leve ao forno por 30 minutos. Para saber se o bolo está cozido, espete um palito: se ele sair seco, o bolo está pronto. Se preferir um bolo mais cremoso, reduza o tempo de forno para 25 minutos.

1 UNIDADE: 265 kcal

PROTEÍNAS: 10 g / GORDURAS: 19 g / CARBOIDRATOS: 13 g / FIBRAS: 4 g


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto