Logo
Imprimir esta página

Cinco receitas com chocolate

Cinco receitas com chocolate

A época mais doce do ano chegou e para comemorar, a Editora Alaúde separou cinco receitas com chocolate, para fugir dos altos preços dos ovos de Páscoa. São receitas para os fãs de chocolate, os veganos e aqueles que não podem consumir açúcar. Todas foram retiradas dos livros: 50 doces veganos da autora Katia Cardoso; Fabulosos - Bolos espetaculares para todas as ocasiões, produzido por uma coordenação editorial; Mude sua dieta em 52 passos simples, da nutricionista e blogueira Sharon Palmer; 100 receitas para festinhas da vovó mais querida do Brasil, Palmirinha e do Sobremesas sem açúcar de Sophie Dupuis-Gaulier. Veja as opções:

Trufa clássica – livro 100 receitas para festinhas

2 horas (+ geladeira)
50 unidades

Ingredientes

500 g de chocolate meio amargo picado
1 caixa de creme de leite sem soro
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de licor de cacau
500 g de chocolate ao leite picado
chocolate em pó para polvilhar

Preparo: Coloque o chocolate meio amargo em um refratário e leve para derreter em banho-maria, tomando cuidado para que o fundo do refratário não encoste na água fervente. Retire do fogo e junte o creme de leite, a essência e o licor. Mexa bem e leve à geladeira por 12 horas. Derreta o chocolate ao leite também em banho-maria. Retire do fogo e mexa até esfriar. Modele as trufas com uma colher de metal. Use um garfo para banhar as trufas no chocolate derretido e coloque-as sobre papel-manteiga ou papel-alumínio para secar em temperatura ambiente. Quando estiverem secas, passe pelo chocolate em pó e mantenha fora da geladeira, em local fresco e arejado.

Bolo de chocolate e pistache – livro Sobremesas sem açúcar

Preparo: 10 minutos
Forno: 30 minutos
Rendimento: pessoas

Ingredientes:

100 g de chocolate amargo
(com 90% de cacau)
3 ovos
uma pitada de sal
1 caixinha (200 g) de creme de leite light
1/3 de xícara (chá) de amido de milho
2 colheres (chá) de fermento químico instantâneo em pó
6 colheres (sopa) de adoçante em pó para uso culinário
5 colheres (café) de cacau em pó
40 g de pistaches descascados sem sal grosseiramente picados

Preparo:

Preaqueça o forno a 180 °C.

Coloque o chocolate em uma tigela refratária, ponha a tigela dentro de uma panela maior cheia de água e derreta em banho-maria, lembrando que o fundo da tigela não deve tocar a água da panela.

Separe as claras e reserve as gemas. Acrescente o sal às claras e bata em ponto de neve bem firme.

Em uma tigela, misture as gemas, o creme de leite, o amido de milho, o fermento, o adoçante, o cacau em pó, os pistaches picados e o chocolate derretido. Incorpore os ingredientes.

Com uma espátula, junte as claras e misture delicadamente, até obter uma massa homogênea.

Despeje a massa em uma fôrma previamente untada com manteiga. Leve ao forno por 30 minutos. Para saber se o bolo está cozido, espete um palito: se ele sair seco, o bolo está pronto. Se preferir um bolo mais cremoso, reduza o tempo de forno para 25 minutos.

Cupcake de cenoura com cobertura de chocolate – livro Mude sua dieta em 52 passos simples

Preparo: 26 minutos
Total: 1 hora e 15 minutos
Rendimento: 12 porções (1 cupcake cada)
Quem disse que doce não pode ser substancioso e delicioso? O caso em questão: os meus cupcakes veganos, feitos com cereais integrais, naturalmente adoçados com um toque de xarope de agave e uvas-passas, e cheios de cenoura ralada e condimentos. Prepare-os como sobremesa ou para um lanche prático.

Ingredientes:

1/3 de xícara de óleo de canola prensado a frio
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de leite vegetal sem açúcar
1/3 de xícara de xarope de agave
1 colher (sopa) de linhaça moída
2 colheres (sopa) de chia (ver Nota na página 151)
1¾ xícara de cenoura ralada (3 cenouras médias, aproximadamente)
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
¼ de colher (chá) de gengibre em pó
¼ de colher (chá) de noz-moscada em pó
¼ de colher (chá) de cravo-da-índia em pó
¼ de xícara de uvas-passas
¼ de xícara de nozes-pecãs picadas

Cobertura

227 g de queijo cremoso vegetal
½ xícara de açúcar de coco (ver Nota)
½ colher (chá) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de cacau em pó
leite vegetal, se necessário

Decoração (opcional)
Nozes-pecãs picadas, raspas de casca de laranja e/ou chocolate amargo ralado

Preparo:

1. Preaqueça o forno a 180 °C.

2. Em uma tigela, junte o óleo de canola, a essência de baunilha, o leite vegetal, o xarope de agave, a linhaça e a chia, batendo com um mixer ou misturando vigorosamente por 2 minutos, até a mistura ficar homogênea e espumante.

3. Junte a cenoura.

4. Em outra tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, a pimenta-da-jamaica, o gengibre, a noz-moscada e o cravo-da-índia. Junte esta mistura aos ingredientes líquidos, um pouquinho de cada vez, mexendo ligeiramente, apenas para mesclar. Acrescente as uvas-passas e as nozes-pecãs.

5. Disponha 12 forminhas de papel em uma fôrma para muffins com 12 cavidades e despeje a massa em cada uma delas (¾ de cada forminha, aproximadamente).

6. Leve os cupcakes ao forno por 30 a 35 minutos, até dourar (e um palitinho sair seco da massa). Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Retire os bolinhos da fôrma e deixe-os esfriarem completamente.

7. À parte, bata o queijo cremoso vegano, o açúcar de coco, a baunilha e o cacau em uma batedeira ou manualmente, até obter um creme homogêneo e fofo. Acrescente leite vegetal, 1 colher (chá) por vez, se necessário, para melhorar a textura.

8. Espalhe a cobertura sobre os bolinhos já frios e decore com as nozes-pecãs, as raspas de laranja e/ou o chocolate amargo ralado, como desejar.

Nota: Deixe a cobertura de lado, se preferir uma sobremesa mais saudável ou para servir como muffin. O açúcar de coco (também chamado de açúcar de palmeira, de palma ou de coqueiro) vem se tornando mais disponível e tem um sabor que lembra o caramelo. Se não for possível encontrá-lo, use o açúcar mascavo.

Variações: Substitua as nozes-pecãs por tâmaras, nozes, avelãs ou macadâmias picadas. Para uma receita sem glúten, substitua a farinha de trigo por alguma mistura de farinhas sem glúten, e certifique-se de que todos os demais ingredientes não contenham glúten.

CADA PORÇÃO: 278 calorias, 5 g de proteína, 40 g de carboidrato, 13 g de gordura,

2 g de gordura saturada, 4 g de fibra, 17 g de açúcar, 258 mg de sódio

NUTRIENTES ESTRELADOS: tiamina (12% VD), vitamina A (55% VD), cálcio (10% VD), cobre (12% VD), ferro (10% VD), magnésio (14% VD), manganês (60% VD), fósforo (18% VD), selênio (22% VD)

Bolinhos de cacau com avelã – Livro 50 doces veganos

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 10 unidades

Ingredientes:

1 colher (sopa) de café solúvel
1 xícara de água fervente
1/3 de xícara de óleo de coco
1 colher (chá) de vinagre branco
ou de maçã
1 colher (chá) de essência de baunilha
1¼ de xícara de farinha de
trigo integral
½ xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de açúcar demerara
2 colheres (sopa) de chia
1/3 de xícara de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
¾ de xícara de avelã, sem casca, picada

Preparo:

Preaqueça o forno a 180 °C.

Dissolva o café na água e deixe esfriar. Adicione o óleo, o vinagre e a essência de baunilha e reserve.

Em uma tigela, misture os dois tipos de farinha com o açúcar, a chia, o cacau, o bicarbonato, o sal e a avelã (reserve um pouco da avelã para decorar). Acrescente os ingredientes misturados e reservados. Misture bem.

Transfira para forminhas de papel sem untar. Ponha as forminhas sobre uma assadeira baixa e polvilhe com a avelã reservada.

Leve ao forno por 20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolinho saia limpo. Retire do forno e da assadeira, decore com a avelã e deixe esfriar sobre uma grade antes de servir.

Rocambole de chocolate branco com morangos e chantili – Livro Fabulosos

Tempo de prepado + cozimento: 45 minutos
Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

5 ovos, claras e gemas separadas
2/3 de xícara (150 g) de açúcar
11/2 colher (sopa) de água quente
80 g de chocolate branco finamente ralado
2/3 de xícara (100 g) de farinha de trigo com adição de fermento
1/4 de xícara (55 g) de açúcar, extra
375 g de morangos finamente fatiados
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (chá) de sumagre
250 g de mascarpone
1/2 xícara (125 ml) de creme de leite fresco
30 g de suspiro comprado pronto

Preparo:

Preaqueça o forno a 200 °C. Unte uma assadeira de 26 cm x 32 cm e bordas baixas. Forre a base e as laterais mais compridas com papel-manteiga de forma que o papel ultrapasse as bordas em 5 cm. Isso vai facilitar na hora de enrolar o rocambole mais tarde.

Coloque as gemas e o açúcar em uma tigela média e bata com uma batedeira portátil por 5 minutos ou até obter um creme pálido e espesso. Despeje a água quente na tigela e acrescente o chocolate. Misture delicadamente a farinha peneirada até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela média.

Coloque as claras em uma tigela metálica média e bata com uma batedeira portátil até obter picos moles. Despeje as claras em neve na tigela da massa em duas levas, misturando à mão até incorporar tudo. Espalhe a massa na assadeira preparada.

Asse o pão de ló por 12 minutos ou até dourar e a massa ficar fofinha quando pressionada de leve.

Enquanto isso, corte um pedaço de papel-manteiga um pouco maior do que a assadeira e coloque sobre a superfície de trabalho. Polvilhe com açúcar por igual. Desenforme o pão de ló ainda quente, virando sobre o papel preparado. Remova o papel usado para forrar a assadeira e apare as bordas desiguais com uma faca afiada. Trabalhando rapidamente com a ajuda do papel, enrole o pão de ló a partir da lateral mais comprida. Deixe esfriar por 5 minutos. Desenrole, remova o papel e enrole de novo. Cubra com um pano limpo e deixe esfriar.

Enquanto isso, misture o morango, o açúcar de confeiteiro peneirado e metade do sumagre em uma tigela média. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos.

Coloque o mascarpone e o creme de leite em uma tigela pequena e bata com uma batedeira portátil até obter picos quase firmes.

Desenrole o pão de ló já frio e espalhe 2/3 do creme de mascarpone, deixando uma borda de 2,5 cm em todos os lados. Por cima do creme, espalhe metade do suspiro e da mistura de morango. Enrole novamente para fechar o recheio. Sirva o rocambole coberto com o restante do creme, do suspiro e do morango e polvilhado com o restante do sumagre.

Dicas: Para que o rocambole fique com o formato certinho ou para diminuir quaisquer rachaduras na massa, enrole em papel-manteiga e feche bem as extremidades como se fosse um bombom. Leve à geladeira por 20 minutos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto