Logo
Imprimir esta página

Receita Umami: prato leve

Receita Umami: prato leve

Muitas pessoas dizem que o calendário brasileiro começa apenas depois do carnaval. Em meio a tantas festas, é necessário cuidar da saúde e manter uma alimentação balanceada. Para ajudar, o Comitê Umami separou uma receita especial para toda a família voltar à rotina de forma mais saudável, sem esquecer o prazer de saborear uma refeição leve.

Na Torta de legumes, o Umami - quinto gosto básico do paladar humano - é o grande destaque e está presente nos tomates, seleta de legumes e cebolas que fazem parte da lista de ingredientes. Esses alimentos são os responsáveis por prolongar o sabor e aumentar a salivação, o que auxilia o processo de deglutição e digestão. Para adicionar mais alimentos Umami à preparação e deixar o prato ainda mais saboroso, uma dica é acrescentar espinafre e cogumelos.

Confira mais receitas em www.portalumami.com.br

Torta de Legumes

Ingredientes:

Recheio

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
Meia cebola pequena picada
2 tomates médios, maduros, picados
1 lata de seleta de legumes, escorrida (200 g)
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Meia colher (chá) de sal
Meia colher (chá) de glutamato monossódico

Massa

1 xícara de (chá) de leite (200 ml)
1 ovo
Meia xícara (chá) de óleo
Meia colher (chá) de sal
Meia colher (chá) de glutamato monossódico
Meia xícara (chá) de amido de milho
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

1. Numa panela média, aqueça o azeite em fogo alto e refogue o alho e a cebola por três minutos;
2. Acrescente o tomate, a seleta, o cheiro-verde, o sal e o glutamato monossódico, e cozinhe por dois minutos. Reserve;
3. Prepare a massa: bata no liquidificador, o leite, o ovo, o óleo, o sal e o glutamato monossódico, até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e incorpore, aos poucos, o amido de milho, a farinha de trigo e o fermento, mexendo com o auxílio de uma colher;
4. Unte e enfarinhe uma fôrma retangular (29x20 cm) e espalhe metade da massa. Distribua o recheio e cubra com o restante da massa;
5. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos, ou até dourar a superfície;
6. Sirva em seguida.

Dica do Chef:

Essa é uma receita muito prática e versátil, cujo recheio pode ser o de sua preferência: atum, queijo e presunto, palmito etc.

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 25 minutos (+35 minutos de forno)

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto