Brasil, 17 de Julho de 2019

Mensagem...Chantagem emocional

• Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita.
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens

O uso da chantagem emocional com os filhos é muito comum por parte de alguns pais.

Em vez de fazer uso da razão e do bom senso para persuadir o filho a agir de forma correta, esses pais apelam para a chantagem.

Alguns dizem: "se você não for bonzinho, eu não gosto mais de você!"

Geralmente o filho cede, pois não quer perder o afeto dos pais.

Numa idade em que a criança ainda não tem condições de perceber que os pais estão blefando, fará de tudo para ser aceita.

Outras vezes, quando o filho tem algum sentimento negativo, os pais falam: "sentir inveja é feio", "sentir ciúmes é vergonhoso", "ninguém gosta de quem guarda mágoa".

É certo que o filho irá dissimular os sentimentos, mas não aprenderá a lidar com esses vícios que o infelicitam tanto.

Afinal, quem não faria tudo para não abrir mão do amor de quem se ama?

Para merecer o amor de seus pais, o filho esconderá o que sente e agirá de forma traiçoeira, sempre que tiver ensejo.

Pais que usam a chantagem emocional torturam o filho em vez de ajudá-lo a se libertar das imperfeições.

A criança deve ser orientada, educada, mas também envolvida em afeto, carinho, proteção, aconchego.

De forma alguma os pais devem condicionar seu amor.

O amor não deve ser barganhado. O bem-querer deve ser espontâneo e independente do comportamento da criança.

Nosso filho deve saber que o que importa é a sua felicidade.

Devemos passar a ele a certeza de que nossa relação amorosa jamais estará em jogo.

Como pais podemos não concordar com o comportamento de nosso filho, mas jamais deveremos jogar com nosso carinho e atenção.

Devemos deixar bem claro que não aprovamos suas ações inadequadas, mas que o amamos mesmo assim.

Com essa atitude estaremos preservando nosso filho da necessidade de esconder seus sentimentos.

Daremos a ele a lição da honestidade, da sinceridade, da humildade, pois ele saberá que suas fragilidades devem ser enfrentadas, e não escondidas para agradar esta ou aquela pessoa.

Com isto ele também aprenderá a respeitar as limitações dos outros. Não evitará pessoas que pensam, sentem e agem de forma diversa da sua.

O seu bem-querer estará acima das diferenças de gostos, preferências, conhecimentos, pontos de vistas, etc.

E o que é mais importante: nosso filho sentirá que pode educar suas más tendências sob a proteção do nosso amor e da nossa ternura. E isso o ajudará muito na sua auto-educação.

Isso mudará totalmente o rumo que a criança dará ao seu mundo.

Ela não precisará crescer para compreender que o que seus pais sempre desejaram era sua felicidade e que, por não saber muito como fazer isso, usavam a chantagem emocional como recurso.

Por todas essas razões, vale a pena rever os meios que estamos usando para educar nossos filhos.

Ninguém duvida da boa intenção e do amor dos pais pelos filhos, mas o que se pretende pensar é na melhor maneira de ajudá-los a se ajudarem.

Pense nisso!

Quando seu filho manifestar algum sentimento nocivo, aproxime-se dele e o ajude a refletir sobre o que está sentindo.

Ajude-o a analisar seus maus pendores, mas também enalteça suas virtudes, seus acertos, suas conquistas, pois estas são mais importantes para sua felicidade.

Faça-o sentir que seu amor por ele é incondicional, e verá que tudo será mais fácil, tanto para seu filho como para você.

Redação do Momento Espírita.