Brasil, 17 de Setembro de 2019

Mensagem... O verdadeiro sucesso...

• Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens

Vivendo em um mundo voltado para as aparências externas acostumamo-nos a valorizá-las e o fazemos, não raramente, sem refletirmos.

Para muitas pessoas o sucesso está diretamente ligado às realizações materiais e à admiração dos que estão à sua volta.

Se questionados, muitos ainda dirão que sucesso e fama são dependentes um do outro, esquecendo-se dos inúmeros exemplos em contrário.

Sem dúvida há quem julgue o sucesso através dos valores morais, mas esses ainda não são a maioria.

Certa vez, o Mestre Jesus, a caminho da Galiléia, passava pela região da Samaria.

Deteve-Se na localidade de Sicar, junto ao poço de Jacó, enquanto os Apóstolos providenciavam alimentos.

Ao ver uma mulher aproximar-se do poço com um cântaro, pede a ela que Lhe dê água. Após um primeiro momento de surpresa por ser inquirida por um homem em público, o que ia contra os costumes da época, puseram-se a conversar.

Ao fim de algum tempo, emocionada por reconhecer em Jesus um profeta, vai em busca de seus parentes e vizinhos para que O venham escutar.

As pessoas por ela chamadas formam uma pequena multidão, que O ouve por várias horas e ali permanece, mesmo após finda a pregação.

Felipe, um dos Apóstolos de Jesus, conversa com o Mestre e diz que, sem dúvida, Ele obtivera um grande êxito nesse dia. A essas palavras, o Mestre respondeu:

Não é isto propriamente o que me interessa. O sucesso mundano pode ser uma ondulação na superfície. O de que necessitamos, em todas as situações, é entender o que o Pai deseja de nós.

E continuou: Eu trabalho sem me prender ao anseio das vitórias imediatas.

Em seguida, propôs a Felipe que fizessem silêncio para escutar o que as pessoas, que pareciam admirá-Lo, falavam sobre Ele. A surpresa do Apóstolo foi imensa.

Felipe ouviu críticas, ironias e desconfiança com relação a Jesus. Em seguida, o Rabi lhe deu mais uma bela lição ao dizer:

Esta é uma imagem do mundo. Por toda a parte encontraremos samaritanos discutidores atentos aos êxitos e referências mundanas.

Observa a estrada para que não caias, porque o discípulo do Evangelho não se pode preocupar senão com a vontade de Deus, com o seu trabalho sob as vistas do Pai e com a aprovação de sua consciência.

* * *

Verifica-se, pois, que o verdadeiro sucesso nada tem a ver com realizações materiais, com aparências externas ou com a fama que costuma atrair, para quem a alcança, falsos elogios e críticas disfarçadas.

Vemos, comumente, pessoas de sucesso em suas carreiras viverem atormentadas, protagonizando tristes cenas nas quais a infelicidade de suas vidas se torna patente. Isso porque não procuraram ter êxito no que realmente tem valor.

O verdadeiro sucesso está em ter paz de espírito, em ter a consciência tranquila, em buscar a melhoria interior, busca esta que deve ser constante.

O verdadeiro sucesso está em amar verdadeiramente a vida, em amar nosso próximo, exatamente como nos ensinou, há tanto tempo, o Mestre Jesus.