Logo
Imprimir esta página

Mensagem... Jovialidade

Jovialidade

Como é triste! Eu vou ficar velho, horrendo e medonho. Ele jamais envelhecerá além deste dia de junho...

Se pudesse ser diferente! Se eu permanecesse sempre jovem e o retrato envelhecesse!

Por isso, por isso eu daria tudo!

Sim, não há nada em todo o mundo que eu não daria! Daria a minha alma por isso!

* * *

O escritor irlandês Oscar Wilde coloca na boca do seu personagem, Dorian Gray, esse desejo que a Humanidade ainda mantém no imo da alma: não envelhecer.

Na obra em questão, O retrato de Dorian Gray, o jovem aristocrata, após ter seu retrato pintado por um importante artista da época, faz uma espécie de pacto e, a partir desse momento, o seu retrato, a sua imagem na pintura envelhece, mas ele não.

A juventude eterna ainda é um sonho para muitos.

Manter o vigor, a beleza e disposição mental dessa fase da vida. Que maravilha seria!

Por isso, alguns tentam conservar a juventude de formas artificiais, acreditando que ela se encontre apenas na aparência exterior.

Assim, vemos aqueles que ultrapassaram o período juvenil há um bom tempo, e buscam se vestir com a moda jovem do momento.

Aqueles que, constantemente, fazem revoluções estéticas assombrosas, nesses tempos de popularização das cirurgias plásticas.

Outros que procuram as gírias, os termos, os trejeitos dos moços do agora, numa tentativa de demonstrarem que não foram alcançados, tocados pelo tempo.

Será possível manter-se sempre jovem? O que significa ser realmente jovial?

A expressão jovial tem sua origem em jovis, nome que era dado ao deus Júpiter, o pai dos deuses na mitologia romana.

É uma virtude do comportamento humano, traduzindo bem-estar, alegria de viver, amabilidade e ternura ante as dificuldades e desafios existenciais.

Semelhante à inocência, a jovialidade é a capacidade que permite a integração da criatura no cosmo social, tornando-a diferente e especial.

É uma qualidade moral que se adquire mediante a eliminação das mazelas defluentes do largo processo da evolução do Espírito, durante as múltiplas experiências vivenciadas.

O ser jovial é alegre, porém não ruidoso. Nem portador das expressões temperamentais dos júbilos vulgares ou das condutas transtornadas daqueles que se comprazem em alegrar os outros, utilizando-se da extravagância e do ridículo.

A jovialidade irradia beleza e ternura, cativa sem palavras e modifica o ambiente onde se manifesta.

Gentil, comunica-se com facilidade, como uma fonte cristalina que mata a sede sem nada solicitar.

* * *

Exercitemos a jovialidade.

Não a jovialidade plástica, que tenta mudar o interno através do externo.

Desarmemo-nos em relação ao nosso próximo, não permitamos que os nossos conflitos interfiram na confiança que nele devamos depositar.

Mesmo que sejamos agredidos, conservemo-nos joviais.

Não há força do mal que resista à compaixão e ao comportamento da jovialidade.

Bem-aventurados os joviais, porque serão felizes desde hoje, assim também pelos infinitos roteiros da Imortalidade!

Redação do Momento Espírita.
Em 19.9.2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto