Logo
Imprimir esta página

Mensagem... O que nosso filho pode fazer

O que nosso filho pode fazer

Muito se discute, na atualidade, sobre a autoestima das crianças. Como trabalhá-la, como criar filhos confiantes e conhecedores do que são capazes de fazer e de ser.

A criança não se conhece. Enquanto nós, adultos, já somos habilitados para realizar a viagem do autodescobrimento, elas ainda não têm instrumentos suficientes para isso.

São Espíritos reencarnados, trazem tendências e potencialidades. Por isso, necessitam de todo auxílio possível para se descobrirem.

Somos nós, os pais, educadores ou responsáveis, que podemos lhes proporcionar essa instrumentalização de grande importância.

Ensiná-los a perceber seus sentimentos e emoções diante de cada situação e trabalhá-los, sem medo.

Reprimir, esconder são mecanismos que trazem prejuízos enormes para seu desenvolvimento.

Os que estão mais próximos serão aqueles que poderão enxergar além da casca, além do que se vê por fora. São esses que auxiliarão cada criança a perceber-se como autor de seu próprio destino, que pode ser muito feliz.

Vejamos um exemplo: Rebeca traz para casa uma prova de matemática. Vinte e sete problemas foram respondidos corretamente, mas três não.

O que faz seu pai? Censura os três problemas errados.

Se lhe perguntarmos porque faz isso, ele dirá:

Quero que saiba o que estava errado para não cometer os mesmos erros outra vez!

A intenção é boa, mas a menina acaba por não ouvir nem um comentário sobre os vinte e sete problemas que acertou!

Esse é um comportamento comum de muitos de nós, enquanto pais e educadores.

Em coisas pequenas, nos esquecemos de focalizar os dotes excepcionais de cada criança.

Destacamos aquilo que ela não tem e quando voltamos a nossa atenção para as deficiências dela, o amor pode se perder.

* * *

Se ao nosso filho falta confiança em si mesmo, procuremos ver o que ele pode fazer, quais as suas habilidades, os seus potenciais.

Mencionemos tudo que ele consegue fazer e deixemos de focalizar o que ainda não consegue.

Seu senso de sucesso – vitória – é a chave para que acredite em si mesmo.

Isso estimula sua convicção de que tem alguma coisa a oferecer, levando-o a novos esforços.

Jamais, porém, criemos imagens falsas, distorcidas, do que ele é. Por vezes, na ânsia de sermos amados por nossos filhos, os colocamos em patamares ilusórios.

Nossos filhos não são maravilhosos em tudo. Se eles se enxergarem assim, com essa lente distorcida, terão problemas, com certeza.

O autodescobrimento, quando bem realizado, equilibra todas as percepções. Ao mesmo tempo que valoriza as potencialidades, os recursos de que a criança dispõe, refletem sobre o que pode fazer para melhorar em cada área.

Assim, atuemos com uma observação profunda, um tato repleto de amorosidade e utilizando toda nossa experiência de vida e nosso próprio autoconhecimento.

Assumimos essa responsabilidade valorosa perante o Criador. Dediquemo-nos a ela com seriedade e amor.

Redação do Momento Espírita, com base
em trecho do livro A autoestima de seu filho,
de Dorothy Corkille Briggs, ed. Martins Fontes.
Em 9.5.2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto