Brasil, 21 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

Mensagem... Ser útil e necessário...

• Escrito ou enviado por  Redação Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens

Ser útil e necessário

Os meses se sucedem tão rapidamente que logo se transformam em anos...

Os anos se acumulam e acabam realizando os sonhos nobres de quem os acalenta, com perseverança, na intimidade.

Assim acontece com os nossos filhos, especialmente quando estão buscando uma formação profissional.

As primeiras batalhas começam na luta por conquistar uma vaga na Universidade.

Após árduos esforços, lá está ele dentro de uma sala de aula. As expectativas são grandes e as dúvidas quanto ao curso escolhido lhe rondam a alma.

Será isso mesmo que eu quero? Será que lograrei êxito? Pergunta-se com freqüência.

Enfim se adapta ao curso e segue adiante. São anos e mais anos de perseverança para conquistar a possibilidade de exercer uma profissão.

Agora outras questões lhe vêm à mente: poderei ser útil e necessário à sociedade da qual faço parte?

Valerá a pena tantos esforços, enquanto há muitos jovens desperdiçando seu tempo em coisas fúteis e sem propósitos?

Por fim aproxima-se do final do curso. Agora as preocupações são outras. É o estágio, a monografia, os preparativos para o exame final.

Ao cabo de alguns anos de esforços continuados, o diploma, enfim.

Agora uma última pergunta vem à mente: terá valido a pena?

E nós diremos que somente aqueles que perseveram até o fim obterão essa resposta.

E ela virá na utilidade que cada indivíduo der à sua profissão e na importância de ser necessário e de estar presente onde se é necessário.

É o agradecimento de uma mãe cujo filho o novo médico acaba de salvar...

O reconhecimento de alguém ao jovem farmacêutico, pelo medicamento eficaz que lhe aliviou as dores.

É o olhar de contentamento de alguém que contratou um engenheiro ou arquiteto eficiente e obteve seu lar bem construído.

São as palavras de gratidão ao analista de sistemas que conseguiu resolver com presteza os problemas de determinado empresário.

É compartilhar da vitória conquistada pelos alunos de um professor competente que não mediu esforços para ensinar com sabedoria.

É a gratidão da humanidade inteira pelas descobertas científicas promovidas por jovens cientistas conscientes de sua utilidade perante o mundo.

É a satisfação dos usuários promovido por profissionais que pensam na melhor maneira de levar conforto e segurança através da arte de desenhar.

E, assim, todos os profissionais dedicados terão uma resposta que provará que tudo valeu a pena.

Que as noites em claro foram de grande utilidade...

Que abrir mão das diversões para dedicar-se ao estudo foi uma sábia decisão.

Enfim, que todos os esforços valeram a pena pelo simples fato de que os limites superados os fizeram cada vez mais fortes e mais livres.

Você sabia?

Que perante as leis de Deus toda ocupação útil é trabalho?

E que o trabalho é alavanca de progresso para todas as criaturas?

Assim sendo, com ou sem diploma, todos podemos contribuir de forma eficiente para a evolução da humanidade e, especialmente, para nossa própria evolução.

>> NOTÍCIAS DE SAÚDE