Brasil, 17 de Janeiro de 2019

• Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens

Lugar certo

O dia havia apenas amanhecido e o agricultor solitário já estava capinando a lavoura.

Aquele seria, como outros tantos, um dia de trabalhos árduos de sol a sol.

Ele sulcava o solo e, ao mesmo tempo, pensava na vida. Como era difícil a sua luta diária para sustentar a família.

Algumas vezes se surpreendeu questionando a Justiça Divina, que o escolhera para o trabalho duro enquanto privilegiava outros com tarefas leves e agradáveis.

O sol já ia alto quando ele, cansado, tirou o chapéu e limpou o suor que escorria pelo rosto. Apoiou o braço sobre o cabo da enxada e se deteve a olhar ao redor por alguns instantes.

Ao longe podia-se ver a rodovia que cruzava as plantações e ele avistou um ônibus que transitava por aquelas imediações.

Imediatamente pensou consigo mesmo: Vida boa deve ser a daquele motorista de ônibus. Trabalha sentado, e sem muito esforço conduz muita gente a vários destinos.

Não toma chuva nem sol e ainda de quebra deve ouvir uma musiquinha para se distrair.

De fato, o motorista trabalha sentado e não está sujeito às intempéries.

Todavia, ao ser ultrapassado por um automóvel de passeio, começou a pensar de si para consigo: Vida boa mesmo deve ser a desse executivo, dirigindo esse carrão de luxo!

Não tem patrão para lhe cobrar horários nem tem que passar dias na estrada como eu, longe de casa e da família.

No entanto, logo à frente o executivo pensava em como era difícil a sua labuta.

As preocupações com os negócios, as viagens longas, as reuniões intermináveis, o salário dos empregados no final do mês, os impostos, aplicações, investimentos e outras tantas coisas para resolver.

Mergulhado em seus pensamentos, olhou para o céu e avistou um avião que cruzava os ares, e disse como quem tinha certeza:

Vida boa é a de piloto de avião. Conhece o mundo inteiro de graça, não precisa enfrentar esse trânsito infernal e o salário é compensador.

Dentro da cabina da aeronave estava um homem a pensar nos seus próprios problemas:

Como é dura a vida que eu levo. Semanas longe da esposa, dos filhos, dos amigos. Vivo mais tempo no ar do que no solo e, para agravar, estou sempre preocupado com as centenas de pessoas que viajam sob minha responsabilidade.

Nesse instante, um ponto escuro no solo lhe chamou atenção. Observou atentamente e percebeu que era um homem trabalhando na lavoura.

Exclamou para si mesmo com certa melancolia:

Ah, como eu gostaria de estar no lugar daquele homem, trabalhando tranquilamente em meio à vegetação e ouvindo o canto dos pássaros, sem maiores preocupações!

E, ao final do dia, voltar para casa e abraçar a esposa e os filhos, jantar e repousar serenamente ao lado daqueles que tanto amo. Isso sim é que é vida boa!

Deus, que é a Inteligência Suprema do Universo, sabe qual é o melhor lugar para cada um dos Seus filhos.

Deus sabe o de que necessitamos para evoluir e que lições devemos aprender.

Por essa razão todos estamos no lugar correto, com as pessoas certas, e na profissão adequada ao nosso adiantamento.

Lembremo-nos de que, se temos problemas, temos também soluções e muitos motivos de alegria.

Por isso, façamos o melhor que esteja ao nosso alcance, pois viver é, e sempre será, um grande desafio à inteligência humana e à capacidade do homem de florescer no lugar exato em que foi plantado.

Pense nisso!

Redação do Momento Espírita.
Em 28.06.2010.

>> NOTÍCIAS DE SAÚDE