Brasil, 18 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mensagens... Oportunidades aproveitadas...

  • Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens
  • Imprimir
  • E-mail

A arte de educar requer muita dedicação e, principalmente, medidas eficientes e bem definidas.

Uma mãe interessada em bem conduzir os espíritos que Deus lhe confiou como filhos, nos dá exemplos de grande sabedoria na formação de seus caracteres.

Ela encontrou uma maneira simples e eficaz para fazê-los refletir e ter responsabilidade sobre as próprias ações.

Ao invés de ditar normas e cobrar boas maneiras sem que os filhos tenham ensejo de pensar sobre os seus atos, ela faz com que cada um veja a vida como uma grande oportunidade de crescimento.

Assim, quando um fica irritado e impaciente com alguma coisa que, segundo ele, não deu certo, ela lhe chama a atenção dizendo em linguagem própria:

"Filho, você perdeu uma excelente oportunidade de exercitar a paciência. Pessoas irritadas não conseguem raciocinar direito. Perdem o controle e são presas fáceis de confusões e brigas. Já as pessoas inteligentes sabem que a impaciência não é boa conselheira e por essa razão não nos permite solucionar os problemas com facilidade e bom senso."

Quando outro filho nega-se a emprestar seu brinquedo a um amigo, logo que a mãe tem um momento a sós com ele, faz com que perceba que perdeu uma ótima chance de ser gentil e desprendido.

Lembra-o sempre do quanto ele fica felizes quando brinca com os brinquedos diferentes dos amigos e fala sobre fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem.

Sempre que alguém deixa brinquedos e roupas espalhados pela casa, ela conclama: "filho, eis uma excelente oportunidade para você exercitar a sua capacidade de organização e ordem.

Quando um dos filhos chega atrasado para algum compromisso, ela adverte: "meu filho, você deixou escapar uma ótima oportunidade de ser disciplinado e respeitar as pessoas que marcaram hora com você."

Quando outro grita sem necessidade, ela fala sobre a importância de disciplinar o verbo tornando-o útil e agradável a quem nos ouve.

Essa mãe não se permite a superproteção fazendo a parte que cabe a cada um, nem sobrecarrega os filhos com tarefas maiores que as suas forças.

Fala sempre com voz suave e gestos moderados porque sabe que o exemplo é a melhor e a mais eficiente das pedagogias.

Ouve sempre com atenção as idéias e opiniões dos filhos para valorizá-los como seres em crescimento, despertando-lhes a auto-confiança e a auto-estima.

Se um dos filhos se decepciona com alguma coisa ou situação, a mãe entra com a sua proposta edificante dizendo que é importante aprender a tolerar e superar as frustrações, pois ninguém está livre delas na jornada terrena.

E é assim que essa mãe vai educando com paciência e perseverança e, acima de tudo, com muito amor e dedicação à arte de formar os caracteres dos espíritos confiados à sua guarda pelo grande pai de todos nós, que é Deus.

Pense nisso!

Você, como pai ou educador, está aproveitando as oportunidades que lhe são oferecidas a cada instante?

Está ensinando a disciplina no falar, no agir, nos gestos, nas atitudes mais variadas?

Será que não está perdendo as oportunidades de ensinar, pela vivência, a dignidade, a simplicidade, os valores reais da vida?

Todos nós temos missões a desempenhar na face da Terra, e uma das mais importantes é a da pater-maternidade.

Estaremos desempenhando essa missão com carinho e dedicação, ou temos deixado que as oportunidades se escoem?

Pensemos nisso!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo