Brasil, 19 de Dezembro de 2018

Mensagem... Pessoas que nos surpreendem...

• Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens

Pessoas que nos surpreendem

Numa época em que ouvimos falar tanto de vazio existencial, de desassossego íntimo; numa época em que nunca houve tanta busca e tanta oferta de livros de autoajuda;

numa época em que as pessoas se mostram desalentadas e sem esperança, é de nos perguntarmos:

O que está acontecendo com esta Humanidade? O que ocorre com tanta gente, que se diz insatisfeita, que procura algo que lhe preencha a vida sem parecer encontrar?

Alguns apontarão naturalmente, de imediato, a falta de Deus nas vidas humanas. E isso é verdade.

A falta de fé, de esperança em dias melhores, da visão de um mundo à frente, que se delineia, entre as brumas de um mundo que agoniza: um mundo de corrupção, de guerras, de violência.

Um mundo que tenta, em vão, mostrar que tem força, enquanto estabelece seus últimos combates sobre a face de uma Terra, que anseia por paz, tranquilidade para todos os cidadãos.

Uma Terra de menos desigualdades sociais, de mais solidariedade. Onde bandeiras que já foram agitadas e continuam a ser carregadas pelos corações idealistas ainda mostram suas cores vivas: Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Ordem e Progresso.

Uma Terra renovada...

Contudo, ao lado desses itens de importância, algo mais sobressai: a vontade do homem de lutar e vencer, apesar de todas as circunstâncias em contrário.

São para lições dessa natureza que devemos voltar os nossos olhos.

Recordamos de Maurício Tchopi Dumbo, vinte e cinco anos de idade, deficiente visual.

Alfabetizado somente aos onze anos, ao chegar ao Brasil, graças a um financiamento do governo de Angola. O pai, soldado que lutava na guerra civil de seu país, morreu.

Maurício deixou para trás mãe e cinco irmãos e veio ao Brasil, começando do zero.

Concluiu a graduação em Direito e iniciou um curso de Pós-Graduação em Direito Processual Civil.

Ao ser suspenso o suporte financeiro, ele teria que retornar para o país de origem.

Não desistiu. Conseguiu uma bolsa em uma Universidade particular e ingressou como estagiário no Tribunal de Justiça do Paraná.

Naturalizado brasileiro, foi convocado para integrar a F u t e b o l de salão, nas Paralimpíadas do Rio 2016.

Foi eleito o melhor jogador do Brasileirão 2015 de futebol de salão para pessoas com deficiência visual.

Exemplo de superação, entre outros desafios, Maurício faz diariamente, sozinho, quatro viagens de ônibus para o deslocamento entre sua casa, o estágio e a faculdade.

Para as aulas e a atividade profissional, utiliza um programa de computador para transformar em áudio o material escrito.

Para ele, não há dias sombrios. Sua face estampa sempre um sorriso.

E continua sonhando alto. Deseja ser juiz e pretende trazer sua mãe, que trabalha como diarista em Angola, para Curitiba.

Para lhe dar uma vida melhor, afirma ele.

Maurício é um exemplo de vontade, de perseverança, de luta.

Um exemplo que nos diz que além de Deus, o que precisa o homem para viver, para espantar as suas sombras, é sonhar e com vontade perseguir a concretização dos seus sonhos.

Redação do Momento Espírita, com dados colhidos no site www.tjpr.jus.br
Em 26.5.2016.