Brasil, 21 de Julho de 2019

• Escrito ou enviado por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Categoria: Mensagens

O segredo da vida

Toda vez que Mariana encontrava seu avô, era oportunidade para boas conversas.

A cada encontro, ela aprofundava ainda mais sua admiração pelo seu idoso avô, cheio de sabedoria.

Muitos desses diálogos se tornaram inesquecíveis, servindo de referência para seu caminhar.

Quando ela completou seus vinte anos, vendo desdobrar-se à frente todas as possibilidades de uma existência plena, rica de conquistas, perguntou:

Vovô, sob seu ponto de vista, qual o segredo para se viver bem?

O ancião refletiu um pouco e respondeu, calmamente:

Minha querida, o segredo para se ter uma boa existência está pautado em três coisas.

A primeira, para que a vida valha a pena, realmente, é ter bons sonhos. Sonhar é ter ideais, é ter o que conquistar, um objetivo a alcançar.

Quanto mais nobre for o ideal, quanto mais significativo, mais longe ele nos leva a caminhar, a crescer.

Assim, todo idealista é no fundo um grande sonhador! Um sonhador que tem o coração nas estrelas mas os pés no chão.

Isso quer dizer que sonhar só não basta, é necessário buscar realizar nossos sonhos.

E, nesse momento, se faz necessária a perseverança.

Muitas pessoas cansam, desistem, abandonam seus sonhos nas primeiras lutas.

Desistem por não estarem dispostas a pagar o preço que exige a concretização do seu ideal. Sem perseverança, não há permanência nos objetivos, e os imprevistos e dificuldades naturais de toda empreitada acabam por apagar o sonho, levando-nos a abandonar o idealizado.

Ilusão é acreditarmos que um ideal, um sonho será alcançado sem esforço, sem luta, como se tudo fosse um mar de rosas e que o planejado se concretizará, sem demora.

Por isso é muito importante a perseverança. É ela que nos mantém no rumo nos dias difíceis, quando pensamos que nada mais dará certo. É ela que nos acena, adiante, dizendo que devemos insistir e insistir.

Por fim, a terceira condição é ter coragem para nos mantermos perseguindo o ideal. Muitas vezes parecerá mais cômodo, mais conveniente buscarmos outros caminhos.

Por vezes, a vida nos oferecerá convites contrários aos nossos valores, àquilo em que nos empenhamos.

São convites sedutores, coloridos e, aparentemente, portadores de felicidade mas, que nos afastarão do caminho que perseguimos.

Nesses momentos é necessária a coragem para dizer não, para não se deixar levar por aquilo que, aparentemente, seja mais conveniente no momento, sem maiores exigências de esforço.

É necessário coragem para nos mantermos nas nossas propostas, para optar por aquilo que seja mais adequado, correto, condizente com nossos propósitos.

E também coragem para, ao nos percebermos em erro, ao nos vermos abandonando nosso sonho, voltar, retomar o caminho, recuperar o sonhado e o idealizado, não importando os anos decorridos, os dias passados, eventual tempo desprezado.

Assim minha filha, eu diria que ter bons ideais, ter perseverança e ter coragem são os grandes segredos para uma boa e proveitosa vida.

* * *

A lição calou fundo no coração da jovem que, ao longo de sua vida, mais de uma vez lembraria daquele conselho sábio.

De nossa parte, pensemos em como estão os nossos sonhos. Será que os abandonamos em alguma curva da estrada da vida ou permanecem vívidos em nós, como meta a alcançar logo mais?

Redação do Momento Espírita.
Em 27.9.2014.