Brasil, 24 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Varejo brasileiro deve registrar alta de 1,8% em 2017, mensura Associação Comercial de SP

Já para o período de 12 meses terminados em abril de 2018, a ACSP projeta crescimento de 2,6%

O volume de vendas do varejo brasileiro deve crescer 1,8% em 2017 em relação a 2016, segundo projeção da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Assistimos a uma melhora macroeconômica concreta, que pavimenta o caminho para que o comércio e a economia cresçam de maneira consistente em 2018”, declara Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O crescimento vai acelerar nos primeiros meses do ano que vem e chegar a 2,6% no período de 12 meses terminados em abril de 2018. “Isso ocorrerá por dois motivos: um conjuntural, resultante do alongamento dos prazos de financiamento e da queda dos juros; e outro circunstancial, em decorrência da Copa do Mundo e do encerramento gradual do sinal analógico no território nacional”, diz Burti. Ele complementa que devem se destacar bens duráveis, como TVs. Mas faz uma ressalva: as eleições de 2018 podem diminuir a confiança dos empresários e dos consumidores, afetando a economia e as vendas.

A variação em 12 meses elimina reflexos do chamado efeito-calendário, como feriados e número de dias úteis.

A projeção foi elaborada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Índice Nacional de Confiança/ACSP. Contempla o varejo restrito ― sem considerar automóveis e material de construção.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::