Brasil, 22 de Junho de 2018

+ F O N T E -

CUB-DF/m² registra alta no último mês do ano

Indicador obtém valor de R$ 1.245,49 em dezembro

O Custo Unitário Básico (CUB), importante indicador da construção civil, é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscons) de todo o país. O cálculo do Distrito Federal fica por conta do Sinduscon-DF, com base em dados fornecidos por empresas do setor.

O índice pode servir como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e como indicador macroeconômico da evolução de custos no setor. Por meio dele, é possível realizar o registro das incorporações imobiliárias. O CUB é considerado, pela Receita Federal do Brasil, em Brasília, como base de cálculo para a emissão da Certidão Negativa de Debito (CND) de obras da construção civil, bem como é utilizado pela Caixa Econômica Federal e demais bancos atuantes no sistema de financiamento imobiliário.

O Sinduscon-DF reforça que, quanto mais empresas participarem, informando os dados para cálculo do resultado mensal do CUB/m², mais forte o indicador se torna, colaborando, inclusive, indiretamente, com a regulação de preços do mercado.

Em dezembro, tanto o Custo Unitário Básico quanto o Desonerado apresentaram uma variação positiva. Confira:

CUB-DF/m² de dezembro (R8-N): R$ 1.245,49 (variação positiva de 0,22%)

CUB-DF/m² desonerado de dezembro (R8-N): R$ 1.167,46 (variação positiva de 0,23%)

A metodologia usada no CUB-DF/m² Desonerado é a mesma do CUB-DF/m², com a ressalva de que o desonerado não considera a incidência dos 20% referentes à Previdência Social.

Vale ressaltar que, para se ter o valor real do metro quadrado de uma obra, além do CUB-DF/m², deve-se considerar os demais custos como, por exemplo: projetos, fundações, elevadores, instalações de ar-condicionado, impostos, taxas, entre outros.

Para obter este resultado mensal, o CUB-DF/m² inclui a avaliação de um grupo de materiais com 29 itens, além de mão de obra de servente e pedreiro; despesas administrativas referentes ao salário mais encargos sociais pagos ao engenheiro; e equipamento, representado pelo aluguel de betoneira.

O R8-N refere-se a residência multifamiliar, padrão normal. Clique aqui e confira os demais projetos-padrão do mês.

Conheça o Sinduscon-DF

O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF) é a principal entidade representativa do setor organizado no Distrito Federal. Hoje, congrega mais de 300 empresas associadas. Em 53 anos de existência, o sindicato atua em parceria com o Seconci-DF, braço social da construção civil. Já são mais de 4 milhões de atendimentos aos trabalhadores do setor, nos campos da educação, medicina, odontologia, segurança no trabalho e serviço social. Com uma representação de 3,40% do PIB do DF, a construção civil já empregou 90 mil pessoas na capital federal.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::