Brasil,

Contas a receber: saiba a importância para a saúde financeira da empresa

Nem todos os clientes pagam suas compras de uma vez só, não é verdade? As compras parceladas são uma solução bastante utilizada pelos clientes brasileiros.

O lucro de uma venda nem sempre é recebido, em sua totalidade, de uma só vez. Por isso, uma boa administração das contas a receber pelo seu negócio é imprescindível na hora de conservar a saúde financeira da empresa.

Quer saber como fazer isso? Então continue nos acompanhando!

FAÇA UM LEVANTAMENTO DETALHADO

O primeiro passo para ter o controle sobre suas contas (as já pagas e as que estão a receber) é fazer um levantamento detalhado das movimentações.

Anote em uma planilha todos os seus dividendos — os valores totais e de parcelas, assim como as datas de vencimento de cada fatura. Dessa forma, a empresa pode se organizar de maneira a não atrasar nenhum pagamento, o que poderia gerar multas e acréscimo de juros sobre aqueles valores.

TENHA CONTROLE DAS DÍVIDAS DE SEUS CLIENTES

Da mesma forma que é preciso saber a quais lugares sua empresa deve, é importante fazer um rastreamento eficaz dos clientes que trazem dívidas abertas com o seu negócio.

A inadimplência dos clientes é um problema sério para a vida financeira da empresa. Com um controle adequado sobre esse aspecto, fica mais prático cobrá-los ou, caso necessário, fechar novos acordos para a quitação das dívidas.

CRIE UMA POLÍTICA DE CRÉDITO EFICIENTE

Um dos passos mais importantes para a sua empresa é saber criar uma política de crédito eficiente dentro dela. Assim, o empreendimento verá seu lucro aumentar e poderá ajustar e otimizar seu capital de giro e o fluxo de caixa.

Na hora de elaborar sua política e conceder crédito aos seus clientes, é crucial estipular a concessão de prazos de vencimento proveitosos e descontos para pagamentos adiantados, assim como multas para atraso. Também deve-se ficar atento ao limite de crédito oferecido.

CONHEÇA BEM A SUA CLIENTELA

Na hora de oferecer uma atraente política de crédito, é importante ter em mente qual é o seu público-alvo, e a quais consumidores a empresa atenderá. Não tenha medo de recusar aqueles acordos com consumidores que tenham um histórico negativo de pagamento.

Lembre-se: é melhor não fazer uma venda do que completá-la e levar um calote.

IDENTIFIQUE AS CAUSAS DA INADIMPLÊNCIA DE SEUS CLIENTES

Mesmo aqueles consumidores com um bom histórico de pagamento podem, eventualmente, não quitar suas dívidas. É importante que sua empresa saiba identificar a razão pela qual o cliente está se comportando dessa forma — para, assim, saber como agir apropriadamente.

Podem ser visualizados três cenários, basicamente:

• Fraude: quando o cliente propositalmente não quita sua dívida;
  • Displicência: quando o consumidor não se organiza financeiramente e acaba não tendo o dinheiro para arcar com suas contas;
  • Dificuldade financeira: quando surge um imprevisto que atrapalha o cliente de quitar sua dívida.

É importante que seu negócio esteja aberto às negociações com a clientela, de forma a satisfazer os dois lados: tanto o consumidor, que tem a chance de não ficar com o nome sujo (ou negativado); quanto a empresa, que receberá o valor requisitado.

Em empresas que vendem a prazo (aquelas que entregam uma mercadoria e recebem seu pagamento em uma determinada data pré-estipulada), é de extrema importância saber como este processo irá funcionar.

Crie, dentro da empresa, estratégias de políticas de crédito e de cobrança eficazes para regular suas contas a receber — e com as dicas presentes neste texto!

Além disso, fazer um planejamento de tudo o que seu negócio deve pagar e receber é fundamental. Evitar a inadimplência de seus clientes e saber negociar com eles caso isso aconteça será bastante oportuno. Veja algumas dicas para diminuir a inadimplência!

Equipe Deps Tecnologia

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::