Logo
Imprimir esta página

Especialistas citam alguns cuidados necessários antes de realizar investimentos

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Gabriel Komatu, fundador da Komatu Gestora de Recursos, revela os passos que devem ser dados por investidores antes de comprometer o capital

Muitos investidores e empresários passam por dificuldades ao realizar seus primeiros movimentos no mercado, causando problemas financeiros que podem ser irreversíveis em alguns casos.

De acordo com Gabriel Komatu, formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e co-fundador da Komatu Gestora de Recursos, a principal razão para este cenário é a falta de conhecimento por parte dos investidores iniciantes. “A primeira recomendação é se informar antes de fazer qualquer aplicação monetária. Hoje, existem diversos conteúdos disponíveis na internet, como artigos e vídeos que ensinam desde o básico até o mais complexo. Após adquirir conhecimento no assunto, é importante tirar todas as suas dúvidas, mesmo que elas pareçam bobas, porque é importante sentir-se seguro”, pontua.

Para o administrador, o conhecimento adquirido sobre um investimento antes de uma eventual aplicação pode mitigar os riscos. “Não é aconselhável dar passos maiores do que a perna ou arriscar patrimônio em ativos que não se está familiarizado. É importante saber exatamente como o investimento irá acontecer antes de, efetivamente, começar a investir”, alerta.

Isabela Komatu, CEO e também co-fundadora da Komatu, acredita que antes de buscar o auxílio de bancos ou instituições financeiras, é necessário realizar pesquisas e uma análise detalhada para efetuar a melhor escolha. “É sempre importante checar se o banco ou a corretora está devidamente credenciado a funcionar perante os órgãos regulatórios. Em paralelo, busque uma plataforma que converse com os seus objetivos e ideais. Por exemplo, existem instituições e corretoras digitais que oferecem uma experiência extremamente moderna, enquanto outras seguem processos mais tradicionais. É válido ter em mente que não é preciso se limitar a apenas um banco ou corretora pelo resto da vida. O ideal é diversificar e caso o interessado não esteja satisfeito com a gestão, pode mudar”, relata.

Caso o investidor não tenha tempo de se aprofundar em cada uma de suas aplicações, um fundo de investimentos pode ser a melhor solução. “Nesse caso, é comum delegar a gestão para profissionais habilitados. Muitas vezes, existe mais de um fundo em sua carteira, justamente por conta de cada um deles ter um mandato único”, revela Isabela.

Gestoras de investimento, como a própria Komatu, podem auxiliar nesse tipo de situação. “Além de estarem sempre abertos a esclarecerem dúvidas, quando o investidor atua diretamente com a gestora em seus produtos e serviços, ele não será cobrado por corretagem, spreads e comissões como é feito em outras instituições financeiras. A gestora se remunera através de taxas de gestão e de performance, sempre de forma clara, objetiva e transparente. Além disso, é possível acompanhar a evolução dos investimentos da melhor forma possível”, finaliza.

Sobre Gabriel Komatu

Gabriel é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e atua no mercado financeiro há mais de sete anos. Iniciou a sua carreira como assessor de investimentos em um escritório de agentes autônomos em São Paulo e saiu do escritório para fazer um intercâmbio na França, na HEC Paris. Em 2020, começou a fazer gestão de portfólio do Clube de Investimento de Paris ao lado de sua esposa, Isabela. Em 2022, os dois fundaram a Komatu, primeira gestora de recursos da Baixada Santista. Atualmente, é diretor de Investimentos na Komatu, atuando na gestão dos produtos e serviços financeiros da gestora.

Gabriel é autodidata e conhecido por ter uma vasta compreensão do mercado financeiro e de capitais brasileiro e global. Possui uma das certificações mais relevantes do mercado financeiro brasileiro, o CGA (Certificado de Gestor Anbima) e está no caminho para se tornar CFA Charterholder (principal certificação internacional).

Sobre Isabela Konstantyner Komatu

Isabela Komatu é formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em gestão internacional também pela Fundação Getúlio Vargas (junto com programa CEMS e intercâmbio acadêmico na HEC Paris) iniciou a sua carreira no mercado de luxo. Trabalhou com marketing estratégico na Dior no Brasil e na Shiseido na França. Iniciou um clube de investimento em 2020, o qual fazia gestão de portfólio junto com o Gabriel. Em 2022, os dois fundaram a Komatu, primeira gestora de recursos da baixada santista. Isabela possui um background internacional, morou nos Estados Unidos, na Espanha, na Itália e na França. Este último residiu por 1,5 anos, onde pôde aprender a cultura e a língua francesa. Atualmente, é CEO e responsável pelas áreas de Operações, Risco e Compliance na Komatu.

Sobre a Komatu

A Komatu surgiu não apenas com o objetivo de fomentar o mercado financeiro local, mas a fim de trazer investimentos inteligentes e transparentes ao investidor de longo prazo. A empresa nasceu em plena era digital e por isso traz uma comunicação inovadora entre gestora e investidor, pautada na transparência, na informação e em princípios de governança. O time é apaixonado por transformação e inovação e entende que cada vez mais, as interações e relações são pautadas pelo dinamismo e pela tecnologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto