Em apenas três meses, brasileiro gastou quase R$ 40 a mais de transportes no mês, mostra pequisa do PicPay
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Graziela Lavezo
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
Levantamento feito pelo PicPay mostra que os brasileiros gastaram R$ 39 ou 14% a mais com transportes entre dezembro e março. Em dezembro, o gasto médio com a categoria foi de R$ 271 ante R$ 310 em março deste ano. A alta pode ser explicada pelo aumento nos combustíveis no mesmo período. Além do gasto com abastecimento, a categoria também contempla custos com aplicativos de mobilidade, pedágio e transporte público.
Em contrapartida, o levantamento revela que os brasileiros economizaram R$ 103 (-14%) com alimentação, item de maior peso no orçamento e que abrange o consumo em bares, restaurantes e supermercados. Em dezembro, foram gastos R$ 731, já em março, R$ 628. O comportamento pode ser uma tentativa de equilibrar as contas diante da alta da inflação no período, o efeito sazonal ou uma consequência da perda do poder de compra. O quesito educação também teve corte de R$ 44 (-18%). Em dezembro, o gasto foi de R$ 246 contra R$ 202 em março.
Outros movimentos que chamaram a atenção foram os aumentos em compras, alta de R$ 24 (12%), e nas despesas com TV/Internet/Telefone, mais R$ 32 (35%). O valor despendido com compras era R$ 203 e passou a R$ 227, enquanto o de TV/Internet/Telefone era de R$ 92 e foi para R$ 125.
Os dados foram obtidos a partir da análise de mais de 760 mil contas de usuários que deram o consentimento para compartilharem suas informações bancárias via marketplace financeiro do PicPay. Foram analisados e categorizados os débitos contidos nos extratos bancários desses usuários em dezembro do ano passado e em março deste ano. O levantamento só é possível graças à expertise na coleta e análise dos dados obtida com a aquisição do Guiabolso pelo PicPay no ano passado.
Sobre o PicPay
Fundado em Vitória (ES) em 2012, o PicPay é uma empresa de tecnologia que nasceu para tornar a vida mais fácil ao reinventar a forma como as pessoas lidam com dinheiro, fazem compras e se comunicam. Em 2015, a empresa foi investida pelo grupo J&F, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Atualmente, como o maior app de pagamentos do País — com mais de 30 milhões de usuários ativos —, o PicPay busca oferecer produtos e serviços para todos os momentos do dia a dia dos clientes, combinando os benefícios de cinco frentes em uma única plataforma: social, carteira digital, marketplace financeiro, PicPay Store e Serviços Financeiros PJ.
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