Logo
Imprimir esta página

Último final de semana para fazer a declaração de IR; especialista da Messem aponta erros mais comuns

Fabiano Toigo destaca pontos como ações, previdência, imóveis e gastos com saúde; Guia Rápido ajuda contribuinte



Este é o último final de semana antes do prazo final de entrega do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF), em 31 de maio. Os contribuintes devem evitar erros na declaração que costumam ocorrer quando alguns cuidados importantes não são observados, afirma Fabiano Ramos Toigo, especialista da Messem Investimentos. Toigo lembra que a declaração preenchida corretamente pode significar uma restituição maior ou, ao menos, um pagamento menor do imposto devido. Sem contar que o preenchimento correto evita eventuais penalidades ao cair na malha fina da Receita Federal.

Um erro comum do contribuinte, segundo Toigo, é com relação a ações na Bolsa. “Ações na declaração de bens devem ser lançadas pelo custo médio de compra e não pelo seu valor em 31/12 de cada ano”, esclarece o especialista.

Outro equívoco que costuma acontecer na declaração é confundir os tipos de Previdência Privada, PGBL ou VGBL. “O PGBL é dedutível da base de cálculo do Imposto de Renda, diferentemente do VGBL. Por isso, quem tem Previdência Privada precisa ter atenção ao fazer o lançamento”, destaca.

“Se o contribuinte costuma pagar Imposto de Renda ao longo do ano (ou ter retenções em seus recebimentos) o plano de previdência que deverá optar para realizar aportes é o PGBL”, acrescenta.

Outro ponto de atenção são os imóveis, modalidade tradicional de investimento, mas que costuma causar confusão na hora de declarar o IR. “O bem deve estar na declaração pelo custo histórico de aquisição e, mesmo que o seu valor de mercado tenha mudado ao longo dos anos, o montante declarado não deve variar”, esclarece.

Toigo lembra que um esquecimento comum é não lançar, quando for o caso, os rendimentos dos dependentes. “O contribuinte deverá fazer o lançamento do dependente que tenha recebido rendimento tributável. Esse valor irá se somar aos seus rendimentos”, observa.

Excesso de despesas com saúde costumam ser detectadas pela Receita Federal, caindo na malha fina automaticamente. “Tenha sempre os comprovantes guardados com gasto elevados com Saúde, pois poderá ser necessário comprovar posteriormente para a Receita”, alerta.

Mas existem outros erros comuns que costumam gerar problemas aos contribuintes, salienta. “Digitação de valor errado, omitir dívidas, lançar dependentes indevidamente e agrupar os investimentos em apenas um bem são exemplos de equívocos que podem fazer o contribuinte cair na malha fina”, explica.

O especialista oferece algumas dicas para não errar na declaração de IR:

1) Verificar se sua variação patrimonial de um ano para outro (observar também as dívidas) é condizente com os seus rendimentos - sem esquecer dos gastos cotidianos e que não aparecem necessariamente na declaração. Caso não seja compatível, algo está errado;

2) Com a senha do gov.br, o contribuinte pode importar a declaração pré-preenchida e continuar o seu preenchimento. Isso é muito importante, já o sistema mostra tudo o que já consta declaração do ano anterior em seu nome e, assim, evita-se esquecimentos.

Mais informações podem ser obtidas pelo Guia Rápido que a Messem preparou sobre o IR 2022.

A Messem

A Messem Investimentos iniciou suas operações em 2007, na cidade gaúcha de Caxias do Sul (RS). Hoje, está presente em mais de 25 escritórios e operações em todo o Brasil. No mês de maio de 2021, em sociedade com a própria XP, foi anunciada a criação de uma corretora. A Messem terá 50,1% e a XP será dona do restante do capital. Em dezembro último, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu aval para a joint venture entre XP Inc. e a Messem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto