Logo
Imprimir esta página

Sésamo Real conquista mercado nacional de derivados do gergelim

A história do crescimento do cultivo do gergelim no Brasil se mescla com a dos irmãos, Fábio e Túlio Benatti. Na Escola Superior de Agricultura - ESAL e atual UFLA, em Lavras, Minas Gerais, ao final dos anos 70, nasceu o interesse por uma alimentação natural e vegetariana, onde o gergelim se destacou por seu valor nutricional. Assim, nessa época, nascia o restaurante, Ao Nascer do Sol, e a produção caseira do Tahine, - um derivado do gergelim, e futuramente ocorreu a inauguração da empresa nominada Sésamo Real, em alusão à origem da semente oriental, Sesamun Orientale.

Dessa forma, o olhar para uma alimentação saudável e natural levou os irmãos à abertura da primeira fábrica da Sésamo Real, em São Lourenço, a Antares Alimentos LTDA, também em Minas Gerais, onde havia a venda de flocos de cereais, arroz integral, aveia, milho, gergelim e um dos seus derivados, o tahine. Atualmente a empresa já se prepara para a conquista do mercado externo com a exportação dos produtos do seu portfólio, que comporta mais de 20 diferentes itens, todos eles com os certificados de qualidade e reconhecidos como os da linha premium, quando se trata do gergelim processado.

Década de 80 marca crescimento do consumo do gergelim no Brasil

Logo em seguida, na década de 80, a utilização do gergelim cresceu no Brasil em função da chegada das redes de fast food e do aumento do consumo dos grãos em pães e em biscoitos, tornando o gergelim mais popular. Até então, o consumo do gergelim no país era restrito aos hábitos alimentares em colônias asiáticas e do Médio Oriente, como também ao interior do Nordeste do país, ali muito comum em feiras e usado como suplemento alimentar para crianças e no puerpério, como forma de diminuir os índices de desnutrição.

Ainda na década de 80 o gergelim ganhou espaço em indústrias, panificadoras, redes de alimentos, empórios, supermercados, restaurantes, e seu uso se tornou mais popular. Entretanto, o seu cultivo ainda era restrito às áreas pequenas de cultivo, onde havia a colheita manual e de subsistência familiar. Interessada no aumento da produção do gergelim e no melhoramento do manejo desta cultura no campo, a Sésamo Real procurou a Embrapa e o Instituto Agronômico de Campinas -IAC, com vistas à obtenção de tecnologia de cultivo.

De acordo com o histórico da Sésamo Real, a parceria com os produtores rurais tornou a produção familiar do gergelim no campo economicamente viável e sustentável, a partir da participação da empresa com o fomento do plantio na sua forma natural e orgânica, como também o acompanhamento da qualidade do grão desde o plantio ao seu beneficiamento para a indústria. Atualmente, dezenas de famílias são beneficiadas com o plantio de sementes orgânicas, suprindo de maneira participativa as demandas por consumo do gergelim por quem procura por produtos saudáveis, naturais e orgânicos.

Do campo à mesa

Em função do aumento por demanda de gergelim em restaurantes, panificadoras e indústrias, a Sésamo Real se preparou para atender esse mercado. A pesquisa para o melhoramento genético das sementes e o desenvolvimento dos produtos de forma diferenciada, desde o plantio no campo à adequação da produção ao cliente, com vistas às necessidades de cada um dos fabricantes do setor de alimentos, conduz a empresa ao crescimento continuado.

Maquinário e tecnologia

Para tanto, a Sésamo Real desenvolve maquinário e tecnologia adequados ao beneficiamento do gergelim. A retirada de película do deste grão sem o uso de aditivos químicos é um exemplo de solução, uma característica da empresa em seu processo produtivo, que preconiza a qualidade desde a semeadura ao produto final. Todos os produtos sofrem beneficiamento como limpeza, classificação, lavação, cozimento, descascamento, secagem, torrefação, moagem, prensagem, seleção e embalagem e são certificados a partir do Controle de Qualidade da empresa.

Por ano, a Sésamo Real processa em torno de 2,5 mil toneladas de produtos, com o diferencial da linha orgânica. Em uma década, a produção mais que dobrou, e neste cômputo, cerca de 70% do volume do faturamento da empresa é proveniente de vendas efetuadas para indústrias de pães, biscoitos e produtos de panificação. Já cerca de 30% do seu faturamento advém dos produtos de varejo, tais como, óleos, pastas - tahine -, e dos grãos tostados. Por fim, os itens mais comercializados são:

  • Gergelim descascado branco para panificação;
  • Gergelim o descascado tostado para biscoito;
  • Gergelim natural com tratamento especial para biscoitos e naturalistas;
  • Pasta de gergelim (tahine);
  • Óleo natural de gergelim;
  • Óleo torrado de gergelim;
  • Mix de gergelim branco e preto - uma criação da Sésamo Real;
  • A Linha Hot Wok, exclusiva da empresa, que atende à demanda por um mercado em franca expansão, que é o da culinária oriental.

A evolução da pesquisa do cultivo do gergelim

Todavia, o IAC, a Embrapa, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e parceiros, conduzem diferentes pesquisas com vistas ao melhoramento de técnicas de cultivo. Atualmente, o mercado externo é o maior destino da produção de grãos, e segundo a Sésamo Real, esse número deverá alcançar em torno de 82 mil toneladas em 2022. Os últimos números demonstram que as exportações brasileiras da oleaginosa somaram US$ 3,7 milhões em 2018 e US$ 25,4 milhões em 2019, o que significou um acréscimo de 596%. O gergelim, bastante plantado nos estados de Mato Grosso e Goiás, tem grande parte da sua produção destinada à região Centro-Sul, mas também às demais regiões consumidoras do país. Sésamos Real


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto