Logo
Imprimir esta página

Donos de imóveis usados superam os bancos no ´financiamento´ a comprador na Baixada Santista!

Pesquisa CreciSP

Baixada Santista

Abril de 2022

Imóveis residenciais usados

Venda e Locação

Destaques:

- 43,33% das vendas foram parceladas pelos proprietários

- somente 20% foram financiados por bancos públicos e privados

Vendas caíram 4,96% em Abril, segundo pesquisa com 98 imobiliárias
Locação caiu 13,96% e imóvel mais alugado custa até R$ 1.750 mensais

“Anomalia” é o adjetivo que José Augusto Viana Neto, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CreciSP), usa para definir o comportamento do mercado de imóveis usados na Baixada Santista em Abril. Pesquisa feita pelo Conselho com 98 imobiliárias e corretores de Santos e outras sete cidades da região apurou que os próprios donos dos imóveis financiaram maior volume de imóveis que foram vendidos no mês do que os bancos públicos e privados.

“Financiar, no caso, significa o parcelamento do pagamento do valor do imóvel diretamente ao comprador, às próprias custas dos proprietários, e isso configura uma anomalia no sistema imobiliário local porque o normal é que os bancos sejam os principais agentes fornecedores desse tipo de crédito”, afirma Viana Neto. “Como muitos potenciais compradores não conseguem acesso ao financiamento, por limitações de renda e exigências dos bancos, os vendedores se vêm forçados a assumir um papel que não lhes caberia”, critica.

Foram vendidos dessa forma 43,33% das casas e apartamentos que estavam em oferta em Abril nesses agentes imobiliários credenciados pelo CreciSP. A parcela das vendas feitas com dinheiro emprestado pelos bancos foi de 20% apenas, e foram vendidos com pagamento à vista 35%. A participação dos consórcios foi residual, de 1,67%.

O volume de 43,33% das vendas financiadas pelos proprietários é o maior desde Dezembro, e o de 20% de financiamento bancário, o menor nesse mesmo período. A consequência direta dessa inversão de papéis foi uma queda de 4,96% nas vendas de imóveis usados em Abril comparado a Março. O que se manteve inalterado desde o final do ano passado foi o preço médio da maioria dos imóveis vendidos – 58,62% deles custaram aos compradores até R$ 300 mil.

O presidente do CreciSP avalia que “essa constância mostra uma limitação do poder de compra da maioria dos que podem adquirir imóvel nessa região, mas também serve de guia e baliza para os proprietários que estejam pensando em vender. “O preço desejado nem sempre é o preço possível”, resume Viana Neto.

Mais apartamentos que casas

Foram vendidos na Baixada Santista em Abril mais apartamentos (57,89%) do que casas (42,11%) e mais imóveis situados em bairros de regiões nobres (47,17%) do que na periferia (28,30%) e nas regiões centrais (24,53%) das oito cidades em que o levantamento foi feito. Eles são do padrão construtivo médio (66,67%), luxo (19,44%) ou standard (13,89%).

A maioria das casas (66,67%) tem dois dormitórios, duas vagas de garagem (50% delas) e área útil variando entre 51 e 100 metros quadrados (50%).

Os apartamentos vendidos têm dois dormitórios (41,18%), um (35,29%), três (17,65%) ou são quitinetes (5,88%). A área útil varia de 51 a 100 metros quadrados (47,06%), de 101 a 200 m² (17,65%) ou até 50 m² (35,29%). Eles dispõem de uma vaga de garagem (58,82%), duas (23,53%) ou nenhuma (35,29%).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto