Logo
Imprimir esta página

Banco ou Fintechs: o que é melhor para as PMEs

· Odivan Carlos Cargnin

Para alguns empreendedores, solicitar um cartão de crédito/débito ou pedir um empréstimo é perder um tempo precioso que poderia ser investido nas atividades do seu dia a dia, além de ser um processo muito burocrático.

Para romper este paradigma existem as fintechs. São empresas inovadoras que se utilizam dos recursos tecnológicos para aprimorar os serviços financeiros a fim de proporcionar uma experiência melhor para os clientes. Um exemplo que a maioria conhece é o Nubank. Por meio de um aplicativo você consegue abrir sua conta, solicitar um cartão de crédito, fazer empréstimo, enfim, diversas transações financeiras podem ser realizadas com apenas alguns cliques no seu celular.

Entre os benefícios de uma fintech estão os serviços que os bancos tradicionais disponibilizam, porém com processos automatizados. Isso significa que as empresas enfrentam uma menor burocracia na hora de emitir boleto, controlar contas etc.

Além disso, com o uso da tecnologia, uma fintech proporciona uma experiência diferenciada aos clientes que precisam de serviços financeiros. Por ser um ambiente totalmente digital é possível ter mais agilidade e produtividade no seu dia a dia, sem precisar ir até uma agência física.

A cereja do bolo é que elas não cobram muitas das taxas que os bancos tradicionais cobram, como taxa de TED e cartão de crédito sem anuidade, por exemplo.

As fintechs têm desenvolvido um papel fundamental no mercado brasileiro, simplificam os serviços, diminuem a carga burocrática e estimulam os empreendedores a abrirem o seu negócio, podendo focar no que realmente importa para o seu negócio.

Mas os bancos fazem a diferença dependendo da complexidade do serviço financeiro. Talvez as fintechs não consigam entregar da mesma forma que um banco tradicional ou ainda não ofereçam o serviço demandado pelo cliente. Os bancos têm uma gama de serviços e uma experiência enorme em determinadas áreas. Eles tendem a cobrar mais caro por determinados serviços, por outro lado tem envergadura para oferecer serviços bem mais complexos aos clientes.

A diferença entre fintech e bancos digitais é a solução para o cliente.

Uma fintech oferece soluções financeiras com o uso da tecnologia. O banco digital tem o mesmo propósito, é um serviço bancário que funciona digitalmente e que não possuem atendimento físico, portanto é um tipo de fintech, uma categoria.

Para uma fintech é natural que a cultura seja moldada a esses novos tempos digitais. Para os bancos tradicionais muitas vezes é mais fácil criar um banco digital para separar das operações tradicionais. Assim é possível construir a cultura do zero, semelhante ao que as fintechs fazem e utilizando toda a experiência obtida ao longo dos anos.

Em um futuro muito próximo as fintechs e os bancos tradicionais certamente vão se encontrar, um novo formato de serviços financeiros surgirá com os melhores benefícios desses dois mundos. Por enquanto, o empreendedor precisa avaliar a complexidade das suas operações financeiras e escolher qual dos dois sistemas melhor o atende.

Para empresas menores, sem muita complexidade e sem demanda de serviços financeiros sofisticados as fintechs ou Bancos Digitais podem ser uma alternativa muito interessante, mais fáceis de utilizar e com menores custos. Para empresas maiores, com necessidade de serviços financeiros sofisticados, talvez seja melhor os bancos tradicionais. Mas ainda assim vale a pena pesquisar entre os bancos e negociar bem as taxas cobradas.

Fique de olho porque em breve teremos mais um aliado no mundo dos serviços financeiros: o Open Banking. O Banco Central do Brasil prevê implementar o Open Banking em fases, durante o ano de 2021. Com o Open Banking os bancos poderão acessar informações dos clientes em outras instituições e oferecer produtos melhores e mais baratos, aumentando a competição.

· Odivan Carlos Cargnin é Co-Fundador da Razonet Contabilidade Digital e sócio da Razonet Bank


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto