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Após meses difíceis, vendas dos microempreendedores e autônomos aumentam 11,98% em março

● Índice SumUp do Microempreendedor é estudo exclusivo da empresa de tecnologia em meios de pagamento sobre negócios da base da pirâmide

● Em comparação a março de 2021, no entanto, indicador caiu 14,70%; recuo se deve à alta da inflação nos últimos meses

Após dois meses difíceis, os microempreendedores e autônomos viram suas vendas em março aumentarem, aponta o Índice SumUp do Microempreendedor (ISM). De acordo com o estudo exclusivo da empresa de tecnologia, a atividade econômica do setor cresceu 11,98% em março ante fevereiro, atingindo 68,98 pontos.

No entanto, em comparação a março do ano passado, o indicador registrou uma queda de 14,70%. Dessa maneira, o ISM revela que a situação econômica em 2022 ainda impacta negativamente uma parcela grande da população.

“O cenário econômico melhorou um pouco em março. Contudo, o ISM mostra que os negócios da base da pirâmide seguem em um momento desafiador”, diz Carlos Grieco, diretor de Meios de Pagamento da SumUp.

Segundo o último levantamento do IBGE, os micro e pequenos empreendedores representam mais de 24,5 milhões de pessoas. Sua atividade, aferida pelo ISM, mostra um retrato fiel da realidade econômica do País, pois reflete as relações de consumo das classes mais pobres, que são a maioria da população brasileira.

Renan Pieri, professor da Fundação Getúlio Vargas e um dos responsáveis por formular o índice, aponta fatores sazonais para explicar o aumento do ISM entre fevereiro e março deste ano. "Março é um mês em que a economia volta a se aquecer, após dois meses mais parados. Além disso, março tem mais dias que fevereiro, o que também impacta positivamente a atividade econômica", afirma.

O professor atribui o recuo em comparação a março de 2021, sobretudo, à inflação. “A alta do combustível, por exemplo, aumenta os custos. Muitos lojistas, por sua vez, optam por não repassar a inflação ao consumidor e têm um rendimento menor."

Produzido pela SumUp, fintech de meios de pagamento para micro e pequenos empreendedores, o ISM é construído com base em dados de negócios de profissionais informais, além de MEIs e microempresas de todos os estados brasileiros e de mais de 30 ramos de atividades distintos.

Como funciona o ISM

A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da SumUp para o País, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira. O ISM é calculado a partir de um método estatístico robusto, mas simples, que permite explicar o desempenho do setor microvarejista.

O ISM considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do País e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processados pelos produtos da SumUp. O gráfico resultante permite entender o comportamento do mercado para microempreendedores no Brasil.

Sobre a SumUp  

A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros. Sua visão é criar um mundo em que os pequenos e microempreendedores possam conquistar o sucesso fazendo o que amam. A SumUp atende mais de 3,5 milhões de donos de pequenos negócios em mais de 30 mercados na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, com produtos e serviços criados sob medida para o segmento.

A fintech oferece soluções completas para seus clientes, como maquininhas de cartão, conta digital, links de pagamento, loja virtual, empréstimos e educação financeira. No Brasil, a SumUp está presente desde 2013, empregando 850 pessoas, sendo 59% mulheres e 28% LGBTQIAP+. Em março de 2021, a fintech anunciou um aporte de 225 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) na operação brasileira, a fim de expandir seus negócios e seguir empoderando microempreendedores do País.


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