Brasil,

O saudável hábito de poupar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jane Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Por Juliana Daitx, consultora de Investimentos da Unicred Porto Alegre

O assunto investir nunca esteve tão em alta como nos últimos anos. Em 2022, não será diferente. Só no Brasil, a B3 registrou um salto de novos investidores indo de 500 mil, em 2019, para mais de 4 milhões em 2021. E, mesmo com este aumento significativo de investidores, ainda, a grande maioria da população não sabe a importância de poupar e está endividada. Estamos longe de ser um País com a cultura de investir, engatinhamos sobre o tema e não entendemos nada de educação financeira.

Pesquisas mostram que a principal causa de estresse e conflitos familiares está relacionada a problemas financeiros. E, em um cenário de instabilidade da economia, desemprego, inflação e taxa de juros altas, possuir uma reserva para suprir as despesas financeiras por um período, com certeza, traz noites de sono mais tranquilas. Mas, por que só pensamos nisso no dia que precisamos?

Às vezes, criamos bloqueios como: “não me sobra nada para investir”, “não sei nada sobre investimentos, por isso não invisto” ou o mais comum “agora é tarde para começar”. Contudo, dificilmente paramos para pensar como começar, que pode ser tão mais simples do que se imagina. Hoje existem várias plataformas, canais e livros que trazem dicas para começar a investir e recomendo um livro que se chama “Os segredos da mente milionária”. Este livro traz ideias de como mudar nossa forma de lidar com dinheiro e vai mais além.

Como especialista, a minha dica é: comece hoje! No seu próximo provento, comece guardando 5% da sua renda, formando sua reserva de emergência. Nos próximos meses, tente cortar alguns gastos extras e tente ir subindo este percentual. E aproveite, este é o melhor momento para começar! Fazendo um cálculo hipotético, neste cenário de alta da taxa Selic e com projeção da taxa de 11,75% ao ano até o final deste ano, ao investir apenas R$ 350,00 por mês – considerando a taxa de juros projetada – é possível chegar ao montante de R$1 milhão, em menos de 30 anos. Você já pensou nisso?

No início, parece difícil. Você poupa, poupa, poupa e parece não ver seu investimento crescer. Mas com o tempo, o efeito dos juros compostos sopra ao seu favor, basta um pouco de disciplina e resiliência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar