Logo
Imprimir esta página

Fintechs aceleram identidade digital no Brasil, seguidas por bancos e varejo

Dados do unico | check, solução de identidade digital líder no mercado brasileiro; mostram que em 2021 foram mais de 209 milhões de transações autenticadas pela plataforma

Após 2021 se apresentar como um ano atípico para o comércio e as relações de consumo, uma nova dinâmica está consolidando o processo de identidade digital do brasileiro. Essencial para prevenir fraudes, as tecnologias de biometria facial demonstram um potencial ainda maior. Apenas em 2021, cerca de 209 milhões de pessoas tiveram suas identidades checadas pelo unico | check. Destes, 15% estão ligados a alguma atividade no mercado de varejo, 42% em fintechs e 23% em bancos.

A pandemia acelerou o acesso a serviços digitais, especialmente financeiros. Uma pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) aponta que em 2021 houve um aumento de 90% na abertura de contas realizadas digitalmente, em comparação com 2019. Os canais digitais respondem ainda por 9 de 10 contratos de crédito realizados ao longo do ano. O grande impulsionamento digital do setor foi possível a partir da aceleração das tecnologias de identidade digital que suportam um crescimento seguro e sustentável.

Líder do setor de identidade digital no Brasil, a unico conta que apesar de o varejo ser o setor econômico com mais volume de checagem de identidades, são os bancos, fintechs e outros atores do setor financeiro que estão se apoiando nas tecnologias de biometria para se desenvolver. “Esses setores são um motor muito importante para a economia e têm se destacado por proporcionar o acesso de cada vez mais consumidores ao mercado online de forma simples e sem burocracia. Mas exatamente pela importância do segmento, a segurança e a privacidade de dados são essenciais. É aí que entra o potencial de uma identidade digital. A lógica do unico | check é se desenvolver de maneira contínua combinando uma série de tecnologias e motores próprios e de parceiros, para garantir o ambiente de segurança necessário para o setor desenvolver todo o seu potencial“, destaca Matheus Lambertucci, gerente de grupo de produtos da unico.

A identidade digital vem cumprindo um papel importante durante a pandemia, devido à nova realidade de digitalização que amplificou os atritos relacionados ao envio e validação de documentos. O próximo passo que o sistema pretende destravar é ampliar o acesso a produtos e serviços. De acordo com Lambertucci, “a identidade digital elimina atritos importantes em um país tão burocrático. Com as informações consolidadas, qualquer pessoa pode, por uma simples selfie, provar que é quem diz ser. No futuro essa selfie poderá ser o único processo entre você e o aluguel de um carro, a aprovação de crédito, a matrícula em uma escola ou universidade, o pagamento das compras no mercado", explica.

O levantamento “Global Digital Banking Index 2021”, realizado pelo banco digital alemão N26 com base no banco de dados da pesquisa da Accenture, mostra um aumento de 73%, nos últimos três anos, de usuários brasileiros com contas 100% digitais. O estudo ainda coloca o Brasil no terceiro lugar no ranking mundial de pessoas que usam serviços financeiros digitais e são donas de contas exclusivamente digitais.

Sobre a unico

A unico é uma startup que se tornou um unicórnio em agosto de 2021. A IDTech desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, assinatura eletrônica biométrica e admissão digital. Pioneira e líder do segmento no Brasil, está presente nos maiores bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias. Em 2021, foi reconhecida entre as "100 Startups to Watch", ranking da Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para a unico, cada indivíduo é um só e isso basta para abrir possibilidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto