Logo
Imprimir esta página

Dê às pessoas o que elas querem: Como os gestores de fortunas podem oferecer exposição aos criptoativos

*Simon Zais e Daniel Kerney

O ano de 1602 foi um divisor de águas. Foi quando se lançou a Companhia Holandesa das Índias Orientais com a emissão de ações facilmente transferíveis para financiar suas várias aventuras pelo planeta.

Agora, o mundo está vivendo uma novidade similar: os ativos digitais. Independentemente das discussões sobre se o valor de um token é justo, essa nova classe de ativos é uma classe de ativos. É totalmente diferente dos que existem e guardadas as devidas proporções, sua adoção pelo setor financeiro convencional é tão inevitável quanto as ações corporativas do século 17.

Gestores financeiros com visão de futuro estão se perguntando: “quais opções tenho para oferecer se meu cliente quiser exposição a criptoativos?”. Atualmente, o mercado tem várias opções por meio de diferentes caminhos.

O primeiro e mais óbvio é a compra direta de criptomoedas. A maioria dos grandes gestores de fortunas ainda não começou a oferecer esse serviço para seus clientes por meio de carteiras de ativos digitais das próprias instituições. Mas, muitos estão explorando essa possibilidade. Tirando algumas empresas menores de nicho, a maioria dos gestores ainda estão construindo, em seus planos financeiros, posições de criptos mantidas externamente[1]. Dessa forma, mesmo perdendo participação no mercado de carteiras para outras empresas de cripto, os gestores de fortunas podem gerar um valor expressivo fornecendo informações cuidadosas e completas sobre fornecedores, além de consultoria sobre os ativos.

O próximo passo é o investimento em fundos de ativos digitais. Enquanto as muitas instituições evitam a propriedade direta de criptomoedas, oferecem fundos de criptomoedas a certos tipos de investidores. O Morgan Stanley[2], o Goldman Sachs[3] e o JP Morgan[4] anunciaram a oferta desses fundos. Todos têm gerenciamento ativo e podem não ser um substituto para os clientes que buscam exposição beta em cripto, mas para clientes que estão menos confortáveis com a perspectiva de gerenciar uma carteira. Esses fundos têm o conforto já conhecido de subscrição institucional.

Para os clientes e gestores de fortuna interessados em seguir certas estratégias de negociação, a Bolsa de Mercadorias de Chicago (o grupo CME) listou contratos futuros nas duas maiores criptomoedas: para bitcoin e ether -- essa última a criptomoeda nativa da rede blockchain Ethereum. Estratégias de contratos futuros podem ser complexas e arriscadas, mas para clientes de altíssimo patrimônio com discernimento e gestores bem-informados, esses produtos podem abrir um mundo de alavancagem e flexibilidade.

Alguns clientes podem hesitar por conta da complexidade de cada uma dessas estratégias. Outros podem ter os requisitos para investir em certos fundos ou contratos futuros. Por sorte, à medida que cresce a aceitação de ativos digitais em geral e as criptomoedas, em particular, ganham mercado, há atualmente três produtos familiares disponíveis no mercado -- independentemente da qualificação ou sofisticação.

O mais perene desses produtos para o investidor é ação de empresas do ecossistema de ativos digitais. Empresas desse grupo vão daquelas totalmente com foco em cripto, como a Coinbase, maior bolsa de moedas digitais dos Estados Unidos (EUA), a empresas com exposição ao ecossistema, como a Nvidia.

Outro produto familiar que os gestores podem oferecer a seus clientes são os fundos de índice (ETF) de ativos digitais. Esses existem e têm uma sobreposição significativa. Alguns gestores de ETFs disfarçam exposições tradicionais em tecnologia sob o marketing de criptomoedas. Os gestores podem se certificar do valor deles com uma avaliação das empresas que compõem o fundo para avaliar se há uma oportunidade.

E por fim, o produto que os investidores e gestores de fortunas estão explorando no horizonte: o ETF de bitcoin[5]. Há dois desses ETFs na bolsa brasileira, a B3. Da forma como estão surgindo, há dois tipos. Um deles é um fundo que detém o ativo, como o ETF GLD da Bolsa de Nova York (NYSE), que tem lastro em ouro físico guardado num cofre, ou como o ETF USO, que tem como referência contratos futuros de petróleo com datas de vencimento próximas. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) já aprovou um ETF de contratos futuros de bitcoin e há vários outros pedidos pendentes. Os gestores podem mostrar valor, mais uma vez, explicando as peculiaridades estruturais de cada um, como seus perfis únicos de risco se encaixam em portfólios únicos e como a exposição por meio de um ETF é diferente de ter uma criptomoeda.

Enquanto várias empresas pediram à SEC a aprovação de ETFs que mantém bitcoin, por enquanto os reguladores não autorizaram ou ainda não deram respostas a esses pedidos. Os receios da SEC sobre os mecanismos desses produtos incluindo (mas certamente não se limitado a) valuation, liquidez/resgate, volatilidade, custódia e potencial manipulação, não devem ser interpretados como dúvidas de demandas comerciais e de varejo. O interesse dos investidores e assessores por exposição a criptomoeda, combinado à popularidade dos ETFs e à demanda perene por investimentos beta baratos, proverão um vento favorável para os fluxos dos fundos, se vierem a mercado.

Os gestores de riqueza que são confrontados com demandas por cripto de clientes se encontram no início de uma trilha. Em campo estão as opções “gêmeas” de engajamento e recomendação. Exatamente como acontece com qualquer ativo emergente, da primeira e simples ação holandesa a produtos estruturados elaborados, os ativos digitais são uma oportunidade única para os gestores de fortunas capazes de prover conselho previdente. E conhecer os produtos é o primeiro e certeiro passo.

* Simon Zais e Daniel Kerney são consultores da Capco.

Sobre a Capco

A Capco, empresa o Grupo Wipro, é uma consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros. Nossos profissionais aliam pensamento inovador e conhecimento incomparável no setor para oferecer aos nossos clientes expertise em consultoria, integração de pacotes e tecnologias complexas, entrega de transformação e gestão de serviços, para o avanço de suas organizações. Com nossa abordagem eficiente e colaborativa, ajudamos nossos clientes a inovar, aumentar receitas, gerir riscos e mudanças regulatórias, reduzir custos e aprimorar métodos de controle. Somos especializados particularmente em serviços bancários, mercados de capitais, gestão de patrimônio e investimentos, finanças, seguros, risco e compliance. Nos EUA, também temos prática em consultoria no setor de energia. Atendemos nossos clientes de escritórios nos principais centros financeiros das Américas, Europa e Ásia-Pacífico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto